Políticas Editoriais

Foco e Escopo

ÁGORA pública artigos e  resenhas de livros nas áreas de Arquivologia, Administração de Arquivos, Arquivos digitais, Tecnologia da informação aplicada aos arquivos, Ciência da Informação, Documentação, Paleografia, Diplomática, História e Sociologia aplicada aos arquivos.

ÁGORA public articles and book reviews about archives, Archives Administration, Digital archives, Archives new technologies, Information science, Documentation, Paleographie, Diplomatic, History and Sociology aspect related to archives.

 

Políticas de Seção

Artigos

ARTIGO DE REVISÃO: Por meio da síntese de resultados de estudos originais e inéditos, quantitativos ou qualitativos, objetiva responder à pergunta específica e de relevância para a Arquivologia.

Aceitamos para publicação no máximo três (03) autores por artigos. É necessário, quando houver, indicação de conflito de interesse em caso de labotório, grupo de pesquisa.

Serão aceitos por autoria para a publicação (01) um texto por edição.

Aceitam-se artigos (no estilo ABNT NBR 6022) oriundos de pesquisas. Os mesmos serão avaliados por pelo menos dois pareceristas designados pelo editor chefe. 

A configuração da página no formato A-5 (15X21cm), texto está em espaço simples; usa uma fonte Times New Roman, tamanho 12 pontos; para citações (ABNT NBR 10520) use tamanho 10 pontos, emprega itálico em vez de sublinhado; as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos. Referências no final conforme a ABNT NBR 6023.  A quantidade de páginas pode variar de 5 a 20 páginas no formato, A-5, indicado "Dicas e normas para Autor" http://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/397 

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenha

RESENHA:  Texto crítico de livros recém-editados (últimos dois anos) na área de Arquivologia. 

A configuração da página no formato A-5 (15X21cm), texto está em espaço simples; usa uma fonte Times New Roman, tamanho 12 pontos. Sugestão: até no máximo 4 páginas.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relato de experiência

Aceitamos para publicação no máximo três (03) autores por artigos. É necessário, quando houver, indicação de conflito de interesse em caso de laboratório, grupo de pesquisa.

Serão aceitos por autoria para a publicação (01) um texto por edição. De cinco a 15 páginas com até 5 quadros, fotografias ou tabelas.

Apontar as causas e consequências da ação, atividade, serviço, tarefa, etc. Apresentar os objetivos, metodologias, delimitações.  Destacar os impactos educacionais, sociais, econômicos, políticos e ou administrativos. Apontar os resultados alcançados. Utilize o Modelo (templete) https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/397  (formato A-5, espaço simples e seguir a Norma Brasileira da ABNT NBR 6022 Artigo científico (incluir resumo e abstract).

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Palestras

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Instrumentos de pesquisa

INSTRUMENTOS DE PESQUISA: Serão publicados os instrumentos de pesquisa, por exemplo: inventário analítico, catálogo, índices, transcrições, etc. de arquivos públicos e privados.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relato de estágio

Relato de estágios realizado na área da Arquivologia.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevista

Apresenta entrevista sobre arquivos, arquivistas, documentalistas, e arquivologia.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Trabalhos de Conclusão de Curso

Artigos oriundos da Conclusão dos estudos na área da Arquivologia.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Retratação de Artigos Publicados

Retratação de artigos públicados segue

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Expediente

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Créditos

Na seção Créditos da ÁGORA: revista do Curso de Arquivologia da UFSC, ISSN 0103-3557, Florianópolis apresenta-se os créditos  (quem fez o que )  conforme  recomenda a ABNT NBR 6021:2016.

Substitui a seção Expediente!

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os Artigos submetidos ao Editor são encaminhados para a apreciação de três pareceristas integrantes do Conselho Editorial, Comissão Editorial ou convidados “ad hoc”. As Resenhas submetidas ao Editor são encaminhadas à apreciação de dois pareceristas. Neste processo, os originais são lidos inicialmente pelo Editor que, se considerar estarem de acordo com a linha editorial geral, os remeterá para os pareceristas.

Os originais submetidos para a revista ÁGORA deverão seguir, obrigatoriamente, as INSTRUÇÕES PARA AUTORES, a fim de preservar a característica acadêmica da publicação, sua padronização e seu reconhecimento entre pares. Tendo em vista sua periodicidade semestral.

Será incluído nos artigos a data de recebimento, de aceite e publicação.

ÁGORA é publicada pelo Curso de Graduação em Arquivologia da Universidade Federal de Santa Catarina, disponibilizado os documentos na internet a partir de 26 de setembro de 2011.

 

Periodicidade

ÁGORA é uma publicação semestral, revisada pelos pares, abrange a área de arquivologia, iniciada em 1985.

ÁGORA, is a peer-reviewed journal, covering all areas about archives.  


ISSN 0103-3557
Start year: 1985-  
Language:
 Portuguese
Publication fee: Free of Charge 

Formato de publicação na internet em A-5, tipo do arquivo PDF/A.

Periodicidade semestral.

A configuração da página no formato A-5 (15X21cm), texto está em espaço simples; usa uma fonte Times New Roman, tamanho 12 pontos; para citações diretas (acima de 3 linhas) use tamanho 10 pontos, emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Sistema para editoração da revista Ágora

Desde 2011 a ÁGORA: Revista do Curso de Graduação em Arquivologia da Universidade Federal de Santa Catarina, ISSN 0103-3557, utiliza o Open Journal System - OJS, conhecido como Sistema Eletrônico para Editoração de Revistas - SEER, versão 2.3.7.0, instalada por Diego Abadan abadan@gmail.com, e realizada a migração das edições pelo projeto coordenado pela professora Dra. Ursula Blattmann ursula.blattmann@ufsc.br. 

Adotamos a política de licenciamento de seu conteúdo pela política do Creative Commons sob a licença: Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional

 

Referência Qualis - CAPES Brasil

Relação dos indicadores de acordo com o Qualis - CAPES (Ano base 2013 e 2015)

B1 - CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS I

Fonte: Plataforma Sucupira

 

Ética em pesquisa

A ÁGORA utiliza a ética perante os diversos processos de editoração, isto é, desde o processo de submissão dos originais pelo autor, na avaliação dos textos pelos pareceristas (avaliadores), na publicação e divulgação de cada texto e fascículo.

Espera-se que os autores dos textos (artigos de pesquisa, artigos de revisão, comunicações, relatos de experiência e resenhas) possuam uma conduta ética, observando: 

1) Pesquisa que envolva seres humanos, deve apresentar  a 'Autorização do Comitê de Ética para o Desenvolvimento da Pesquisa" em arquivo sumplementar.

2) Se o(s) autor(es) verificar(em) após a publicação do texto, algum erro significativo no que tange a dados quantitativos (percentuais, números) ou qualitativos (análise de qualquer tipo) solicita-se comunicar o editor da ÁGORA para que seja feita a retratação ou correção dos dados incorretos.

3) O(s) autor(es) deve(m) se pautar pela conduta ética em pesquisa, observando:

- Não fabricar ou falsificar dados em relação às condições da pesquisa de campo: quantidade de testes realizados; quantidade de sujeitos participantes; recursos aplicados à coleta e aos testes realizados.

- Não permitir que pesquisadores assinem a autoria do trabalho sem ter participado efetivamente da pesquisa.

- Não plagiar, ou seja, utilizar textos anteriormente publicados sem citar e referenciar a fonte original.

- Não forçar viés intencional nos procedimentos metodológicos, isto é, experimentos direcionados e que não possam contradizer o que se defende.

A ÁGORA também solicita à Comissão Editorial e aos Avaliadores que possuam uma conduta ética, observando: 

- Avaliar os textos observando a qualidade, coerencia e consistência dos conteúdos apresentados, sem levar em conta o pensamento político dos autores.

- O processo de avaliação de textos deve respeitar a confidencialidade, condição sine qua non para uma conduta ética em pesquisa.

- Os pareceres devem ser objetivos e explicativos, sem mencionar questões pessoais ou emitir comentários inadequados ou ofensivos ao(s) autor(es).

- Devem destacar texto(s) relevante(s), anteriormente publicado(s), que não tenham sido citado(s) pelo(s) autor(es).

- Devem destacar se o texto em avaliação apresenta semelhança com outro texto publicado que tenha conhecimento.

 

Taxas para submissão e publicação de textos / Fees for submission and publication of texts

A ÁGORA: Revista do Curso de Arquivologia da Universidade Federal de Santa Catarina não cobra nenhuma taxa por textos publicados e tampouco pelos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download.

A publicação é totalmente gratuita.

 

 

Creative Commons

Adotamos a política de licenciamento de seu conteúdo pela política do Creative Commons sob a licença: Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.