Novidades: Cadernos de laboratório

Para que servem os arquivos da ciência? "Os arquivos são repositórios de conhecimento, de memória e de vida", destaca um trecho da narração do vídeo "Cadernos de laboratório", numa resposta à pergunta inicial. Com a participação de historiadores, arquivistas e pesquisadores da Fiocruz, o tema é abordado ao longo de pouco mais de 12 minutos. "Um ato indispensável, um produto necessário para todo o funcionamento da sociedade organizada", acrescenta outra parte do vídeo, que é um dos resultados do projeto "As ciências biomédicas e a trajetória do Instituto Oswaldo Cruz: uma análise dos arquivos institucionais e pessoais".

A concepção do curta é do historiador e diretor da Casa de Oswaldo Cruz (COC)/Fiocruz, Paulo Elian, cujo projeto foi contemplado no Edital Papes VII / Jovem Cientista - Fiocruz/CNPq, em 2014.

Com direção da cineasta Cristiana Grumbach, o vídeo apresenta depoimentos dos pesquisadores Marcelo Pelajo e Adeilton Alves Brandão, do Instituto Oswaldo Cruz (IOC); da historiadora e pesquisadora Aline Lopes de Lacerda, da COC; e da arquivista e pesquisadora Maria Celina de Mello e Silva, do Museu da Astronomia e Ciências Afins (Mast).

O vídeo apresenta ao público a visão de profissionais dedicados ao estudo e à preservação dos arquivos, dos cientistas, e o tema da Ciência Aberta, colocando em destaque a dimensão cultural da ciência.