A preservação da memória imagética do Hospital do Câncer de Londrina: proposta de organização do arquivo fotográfico

Autores

  • Rosane Alvares Lunardelli
  • Izângela Maria Sansoni Tonello

Palavras-chave:

Organização da informação imagética, Representação da Informação, Hospital do Câncer de Londrina, Arquivos de fotografias

Resumo

O arquivo de fotografias caracteriza-se, entre outros aspectos, como lugar de preservação da memória dentro do contexto de cada instituição ao qual está organicamente ligado, torna-se clara a necessidade do estabelecimento de um processo de gestão documental baseado em critérios que possibilitem de forma eficiente e eficaz, a organização e consequentemente o acesso a esses documentos imagéticos. O objetivo visa apresentar uma proposta de organização e mais especificamente de representação de fotografias relativas às instituições voltadas à área da saúde, enfatizando aquelas fotos, as quais, de algum modo, estão relacionadas ao Hospital do Câncer de Londrina. Evidenciou-se a contribuição da Linguística Textual e suas questões acerca da comunicabilidade textual. Em decorrência, critérios como coesão e coerência foram caracterizados como fundamentais à elaboração com qualidade dos resumos. Tal proposta acredita-se, possibilitará não somente uma forma de consolidar a memória da Instituição ao garantir a integridade física desses documentos e o seu acesso, como também oportunizou momentos de reflexões a respeito da importância da gestão sistematizada dos arquivos imagéticos para os diversos segmentos da sociedade contemporânea. 

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosane Alvares Lunardelli

Possui graduação em Biblioteconomia, mestrado e doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina. Professor Adjunto do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. Coordenadora de Colegiado do Curso de Arquivologia da Universidade Estadual de Londrina Pesquisadora e líder do grupo de pesquisa: Processos e produtos de análise e síntese na representação da informação em áreas básicas de atendimento à comunidade. Ministra aulas nos cursos de graduação e especialização em Arquivologia e Biblioteconomia e no Mestrado Profissional em Gestão da Informação. Atua principalmente nos seguintes temas: Ética na Ciência da Informação; Organização da Informação e do Conhecimento; Leitura Documentária, Análise Documentária; Diplomática; Incentivo à leitura; Linguagens verbais e não verbais; Elaboração formal do trabalho científico; Materiais Didáticos no  Ensino a Distância

 

Izângela Maria Sansoni Tonello

Graduação em Arquivologia, Mestrado em Gestão da Informação e do Conhecimento pela Universidade estadual de Londrina. Docente do Depto. de Ciência da Informação da UEL, atualmente é coordenadora de estágio do curso de Arquivologia. atua nos temas: Análise Documentária, Gestão de Arquivos e Etica.

Referências

BEAUGRANDE, R. A. de; DRESSLER, W. U. Introduction to Text Linguistics. London, New York, Logman, 1981.

BOCCATO, V. R. C.; FUJITA, M. S. L. Discutindo a Análise Documental de Fotografias: uma síntese bibliográfica. Cadernos de Biblioteconomia Arquivística e Documentação. Lisboa, n. 02, p. 84-100, 2006.

BURKE, P. Testemunha ocular: história e imagem. Bauru: EDUSC, 2004.

COSTA VAL, M. da G. Redação e textualidade. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

DIAS, E. W.; NAVES, M. M. L. Análise de assunto: teoria e prática. Brasília: Thesaurus, 2007.

FÁVERO, L. L. Coesão e coerência textuais. 7. ed. São Paulo: Editora Ática, 1999.

GARDIN, J. C. Les analyses de discours. Neuchâtel: Delachaux ET Niestlè, 1974.

GUIMARÃES, J.A.C. ; MILANI, S. de O. ; PINHO, F. A. . Aspectos éticos em organização e representação do conhecimento (ORC): uma análise preliminar de valores e problemas a partir da literatura internacional da área.. Encontros Bibli, v. 13, p. 124-135, 2008.

KOBASHI, N. Y. Resumos documentários: uma proposta metodológica. Revista de Biblioteconomia de Brasília, v. 21, n. 2, p. 201-210, jul./dez. 1997.

KOCH, I. G. V. As tramas do texto. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.

KOCH, I. G. V. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2002.

KOCH, I. G. V. Introdução à Linguística Textual: trajetória e grandes temas. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

KOCH, I. G. V.; TRAVAGLIA, L. C. Texto e coerência. 6. ed. São Paulo: Cortez, 1999.

KOSSOY, B. Fotografia e memória: reconstituição por meio da fotografia. In: Etienne Samain (org.), O Fotográfico. São Paulo. 2005.

KUBRUSLY, C. A. O que é fotografia. 4. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1991.

LANCASTER, F. W. Indexação e resumos: teoria e prática. 2. ed. rev. atual. Brasília: Briquet de Lemos, 2004.

LE GOFF, J. História e memória. 5. ed. Campinas: Editora da UNICAMP, 2003.

MAIMONE, G. D.; TÁLAMO, M. de F. G. M. Tratamento informacional de imagens artístico-pictórias no contexto da Ciência da Informação. Datagramazero – Rev. Ciênc. Informação, n. 2, v. 9, abr. 2008. Disponível em: <http://dgz.org.br/abr08/Art_ 0 2.htm>. Acesso em: 28 de nov. 2008.

MAIMONE, G.D.; GRACIOSO, L. de S. Representação temática de imagens: perspectivas metodológicas. Inf. Londrina, v. 12, n. 1, jan./jul., 2007.

MANINI, M. P. A fotografia como registro e como documento de arquivo. In: BARTALLO, L.; MORENO, N. A. (orgs.). Gestão em Arquivologia: abordagens múltiplas. Londrina: EDUEL, 2008, p. 119-183.

MANINI, M. P. Análise Documentária de fotografias: um referencial de leitura de imagens fotográficas para fins documentários. 2002. 231 f. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.

MARCONDES, C. H. Representação e economia da informação. Ci. Inf., Brasília, v. 30, n. 1, p. 61-70, jan./abr., 2001.

MARTELETO, R. M.; LARA, Marilda Lopes Ginez de. (org.). A dimensão epistemológica da Ciência da Informação e suas interfaces técnicas, políticas e institucionais nos processos de produção, acesso e disseminação da informação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2008. p. 67-85.

NOVELLINO, M. S. F. Instrumentos e metodologias de representação da informação. Inf. Londrina, v. 1, n. 2, p. 37-45, jul./dez., 1996.

OLIVEIRA, M. de. Origens e evolução da ciência da informação. In: ________. (Coord.). Ciência da informação e biblioteconomia: novos conteúdos e espaços de atuação. Belo Horizonte: UFMG, 2005. p. 9-28.

PEREIRA, E. C.; BUFREM, L. S. Princípios de organização e representação de conceitos em Linguagens Documentárias. Enc. BIBLI: Revista eletrônica de Bibli. Ci. Inform., Florianópolis, n. 20, 2005, p. 21-37.

RABAÇA, C. Alberto; BARBOSA, G. G. Dicionário de comunicação. São Paulo: Ática, 1987.

SONTAG, S. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

VILELA, M.; KOCH, I. V. Gramática da Língua Portuguesa. Coimbra: Livraria Almedina, 2001.

ZAFALON, Z. R. Saussure e a representação da informação como um dos modos de comunicação para e com os usuários de instituições de patrimônio cultural. In: BOCCATO, V. R. C.; GRACIOSO, L. de S. Estudos de linguagem em Ciência da Informação, Campinas, 2011, p. 157-171.

Downloads

Publicado

2012-07-31

Como Citar

Lunardelli, R. A., & Tonello, I. M. S. (2012). A preservação da memória imagética do Hospital do Câncer de Londrina: proposta de organização do arquivo fotográfico. ÁGORA: Arquivologia Em Debate, 22(44), 37–60. Recuperado de https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/376

Edição

Seção

Artigos