Apresentação

Autores

  • Eliana Maria dos Santos Bahia Departamento de Ciência da Informação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis
  • Ursula Blattmann Departamento de Ciência da Informação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis

Palavras-chave:

Revista ÁGORA, Associação dos Amigos do Arquivo Público de Santa Catarina

Resumo

Editorial da revista v. 22, n. 44 de 2012

APRESENTAÇÃO

Ao comemorarmos o terceiro ano de criação do Curo de Graduação em Arquivologia da Universidade Federal de Santa Catarina, 26 de agosto de 2012, temos a satisfação de compartilhar com a comunidade da Arquivologia o lançamento do volume 22, número 44 de 2012 da revista ÁGORA. Trata-se de marco em restabelecer a pontualidade e a periodicidade do periódico e dar sequência ao fluxo editorial.  

Também celebramos o primeiro ano de vida editorial on-line, no qual percebemos cada vez mais a importância da migração da coleção completa da revista ÁGORA do meio impresso para o mundo digital.

Na presente edição os textos oriundos da reflexão teórica e práxis arquivística proporcionam leituras com as quais novos diálogos são estabelecidos. Os textos e suas autorias refletem o fazer-pensar-saber e certamente revelam as tendências do que se passa entre o ensino, a pesquisa, a extensão acadêmicos e o exercício profissional dos envolvidos com a Arquivologia: O papel instrumental dos arquivos e as qualidades profissionais do arquivista  de Heloísa Liberalli Belloto; A arquivística funcional e sua contribuição para o desenvolvimento de uma disciplina contemporânea           de Natália Bolfarini Tognoli; A preservação da memória imagética do Hospital do Câncer de Londrina: proposta de organização do arquivo fotográfico de Rosane Alvares Lunardelli e Izângela Maria Sansoni Tonello; A segurança dos arquivos universitários e a missão institucional de João Luiz Menezes; O arquivo do escritor Lima Barreto na Biblioteca Nacional – a revelação dos inéditos sobre a escravidão no Brasil       de Cristiano Mello Oliveira; A chegada e o estabelecimento da Companhia de Jesus no Brasil de Carlos Eduardo dos Reis; Mobilidade acadêmica na Universidade Federal de Santa Catarina: relato de experiência de Adriléia Moura Lima e Elizângela do Nascimento; Associação de Amigos do Arquivo Público do Estado de Santa Catarina – AAAP-SC:1985-2012 de Ana Maria Soares; as resenhas Informação para a área de saúde de Eliana Maria dos Santos Bahia, e Arquivologia e os arquivos universitários de Luciane Paula Vital.

A partir desta edição a alteração do nome da revista passa a ser ÁGORA: revista do Arquivo Público do Estado de Santa Catarina & Curso de Graduação em Arquivologia da Universidade Federal de Santa Catarina. A mudança ocorre devido ao término da Associação dos Amigos do Arquivo Público do Estado de Santa Catarina - AAAPSC, evento público realizado em 09 de agosto de 2012. Cabe destacar a importância da respectiva Associação em prol da memória arquivística e a preservação do patrimônio cultural do estado de Santa Catarina no sentido de publicar revista ÁGORA e promover o Encontro Catarinense de Arquivos registrados nos anais entre os anos de 1985-2012.

Queremos efetuar um agradecimento notório aos colegas do Arquivo Público do Estado de Santa Catarina, pela confiança na parceria realizada com o Curso de Graduação em Arquivologia da Universidade Federal de Santa Catarina. O nosso maior desejo é dar continuidade na existência da ÁGORA no sentido em ser uma das bases da Arquivologia em Santa Catarina.

Para a ininterrupção da Revista ÁGORA sabemos que fluxo de editoração envolve diversos atores, isto é, temos os autores de textos, os avaliadores, o conselho editorial, a comissão editorial, técnica e científica, os revisores, capista e principalmente os leitores partícipes de histórias de vidas. Portanto, esperamos a manifestação das leituras e submissão de textos para dar longa vida a nossa ÁGORA.

Ilha de Santa Catarina, 27 de agosto de 2012.

Eliana Maria dos Santos Bahia       e     Ursula Blattmann   bahia@cin.ufsc.br                             ursula@ced.ufsc.br

Coordenadoras do Curso de Graduação em Arquivologia da

Universidade Federal de Santa Catarina

Editoras da ÁGORA v. 22, n. 44 de 2012.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliana Maria dos Santos Bahia, Departamento de Ciência da Informação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis

Professora na UFSC

Ursula Blattmann, Departamento de Ciência da Informação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis

Professora na UFSC

Downloads

Publicado

2012-07-31

Como Citar

Bahia, E. M. dos S., & Blattmann, U. (2012). Apresentação. ÁGORA: Arquivologia Em Debate, 22(44), 3–4. Recuperado de https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/404

Edição

Seção

Apresentação