Apresentação, v. 24, n. 48, 2014

Autores

  • Ursula Blattmann Departamento de Ciência da Informação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis
  • Juliana Fachin Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Arquivologia - Trabalho de Conclusão de Curso, Artigos científicos, Arquivologia,

Resumo

APRESENTAÇÃO

 

  

Existem momentos que precisam ser lembrados e celebrados. No dia de hoje, 21 de março de 2014, a primeira turma do Curso de Graduação em Arquivologia da Universidade Federal de Santa Catarina colou grau. Momento histórico: completa-se o ciclo da implantação de um curso. Sonho de pessoas com visão da importância do ser arquivista e da seriedade em conduzir o fazer-pensar-saber na arquivologia em território catarinense, e colaborando com sua presença e ação na Arquivologia em cenários nacionais e internacionais.

Parabenizamos a primeira turma de formandos do Curso de Graduação em Arquivologia por acreditarem na construção do Curso.  Nesse momento conseguimos atingir plenamente as duas funções mencionadas na Apresentação da Revista ÁGORA, v. 21, n.42 de 2011: a de dar continuidade à publicação, com alcance internacional , e, na presente edição, finalmente, abrimos um espaço exclusivo para os Trabalhos de Conclusão de Curso no sentido de apresentar a produção crítica realizada pelos colegas da Arquivologia.

Acompanhamos a migração da Revista ÁGORA (do meio físico para o digital), facilitado pelo ambiente das nuvens computacionais e possibilitado pelos serviços  do colega bibliotecário Diego Abadan. Ao compartilhar espaços do conhecimento arquivístico com colegas arquivistas e/ou pessoas dedicadas na área interdisciplinar (historiadores, professores, pesquisadores, restauradores, entre outros), contribuímos no sentido de publicar textos, de trocar ideias, de escrever nossa própria história com os ingredientes essenciais para o crescimento da humanidade: a preservação de sua memória, o conviver com as mudanças de técnicas, métodos, instrumentos, práticas e reflexões.

 Compreender o espaço, o tempo e os movimentos do ir e vir, das transições, mutações, tentativas, e dos acertos, erros e  aprendizado que acompanham a ação respaldada no universo da reflexão arquivística é o que possibilita ampliar horizontes acadêmicos de ensino, pesquisa e extensão.

Apresentamos à comunidade técnica e científica, a edição do volume 24, número 48, de 2014, constituída de dezesseis artigos, sendo  nove textos de professores atuantes no Curso de Arquivologia da UFSC; sete textos oriundos de Trabalhos de Conclusão de Curso, sendo seis da Arquivologia e um da Biblioteconomia; dois relatos de estágios curriculares obrigatórios do Curso de Arquivologia da UFSC e, duas resenhas.

Convidamos a todos os leitores, autores, avaliadores, editores e demais envolvidos no processo continuo do fluxo de editoração da Revista ÁGORA a participar dessa trajetória chamada Arquivologia.

Desejamos uma proveitosa leitura e muitas  reflexões!

Florianópolis, 21 de março de 2014.

Editoras da edição v. 24, n. 48 de 2014.

Ursula Blattmann e Juliana Fachin



 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ursula Blattmann, Departamento de Ciência da Informação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis

Professora na UFSC desde 1993 veja mais no Lattes - http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=E286489

Juliana Fachin, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina. Bacharel em Biblioteconomia.

Referências

ÁGORA: Revista do Arquivo Público do Estado de Santa Catarina & Curso de Arquivologia da Universidade Federal de Santa Catarina, ISSN 0103-3557, Florianópolis, v. 24, n. 48, 2014.

Downloads

Publicado

2014-03-21

Como Citar

Blattmann, U., & Fachin, J. (2014). Apresentação, v. 24, n. 48, 2014. ÁGORA: Arquivologia Em Debate, 24(48), 3–4. Recuperado de https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/496

Edição

Seção

Apresentação