TDIC como mediadora do processo de Ensino-Aprendizagem da Arquivologia

Autores

  • Fabiana Fagundes Fontana Universidade Federal de Santa Maria
  • André Zanki Cordenonsi Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Tecnologia, Ensino-Aprendizagem, Arquivologia.

Resumo

Busca-se com esta pesquisa estudar alguns softwares educacionais disponíveis na web e verificar de que forma se adequam e podem facilitar no ensino-aprendizagem da ciência arquivística, através de sua aplicabilidade nas disciplinas ofertadas atualmente no curso de arquivologia da UFSM. Visando a necessidade de renovação de estratégias metodológicas de ensino-aprendizagem do curso de arquivologia da UFSM, busca-se através da mediação tecnológica facilitar este processo, tornando-o lúdico e compatível com a atual sociedade da informação. Sendo assim, serão selecionados cinco softwares educacionais e através da análise dos mesmos verificar sua relevância e pertinência no auxílio do ensino-aprendizagem da arquivologia, elencando de que forma e em quais disciplinas podem ser utilizados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Fagundes Fontana, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda em Patrimônio Documental e arquivista formada pelo Curso de Arquivologia da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Arquivologia, atuando principalmente nos seguintes temas: digitalização, preservação digital, instrumentos arquivísticos, patrimônio cultural, patrimônio documental, gestão eletrônica de documentos arquivísticos e pesquisa em software livre no uso aplicado para a arquivologia, Tecnologias digitais aplicadas ao ensino-aprendizagem da Arquivologia.

André Zanki Cordenonsi, Universidade Federal de Santa Maria

Professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria. Atua no Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural e no Mestrado Profissional em Administração Pública, ambos da UFSM. É o atual Coordenador UAB/UFSM, atuando junto ao Núcleo de Tecnologia Educacional. Possui graduação em Informática pela Universidade Federal de Santa Maria (1996), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008).

Referências

Azevedo, Ana Maria Ponzio of; et al. Conceptual maps and game: the teaching strategies of teaching and learning of Biochemistry. In Education: Theory & Practice, Porto Alegre, v. 7, no. 1, p. 59-71, jan /. June 2004.

Centre for Learning and Performance Technologies (CALPT). Top 100 Tools for Learning 2012. 2013. Available at: <http://c4lpt.co.uk/>. Accessed on 15 July 2013.

Freire, Paulo. Pedagogy of the Oppressed. 50. ed. rev. and current. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

Kenski, Vani Moreira. Education and technology: the new pace of information. 8. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. (Collection PaPiRus Education).

MILK, Maici Duarte et al. Educational software and learning objects: A look at the combinatorics. In: Gaucho Meeting of Mathematics Education, 10, 2009 Ijuí / RS. Proceedings. Available at: Accessed on 18 November 2013.

MORAN, José Manuel; MASETTO, Mark T .; BEHRENS Marilda Aparecida. New technologies and pedagogical mediation. 19. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. (Collection PaPiRus Education).

OLIVEIRA, Lucia Maria Velloso de; OLIVEIRA, Isabel Cristina Borges. (Org.). Preservation, access, dissemination: challenges for the archival institutions in the XXI century. Rio de Janeiro: Brazilian Association of Archivists, 2013. 560P.

PEPPER, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa of Grace Camargos. Teaching in Higher Education. São Paulo: Cortez, 2002.

PRIMO, Alex. Computer-mediated interaction: communication, cyberculture, cognition. 3. ed. Porto Alegre: Sulina, 2011, 239p. (Cibercultura Collection).

Roncarelli, Doris. EaDList: a tool for choosing a Virtual Environment of Teaching and Learning. Available at: <http://www.abed.org.br/congresso2007/tc/420200743710pm.pdf>. Accessed on May 20, 2014.

SILVA, Edna Lucia's; Menezes, Estera Muszka. Research methodology and preparation of dissertation. 4. ed. rev. current. Florianópolis: UFSC, 2005 138p.

SILVA, Edna Lucia's; CAFE, Ligia; Catapan, Araci Hack. Educational objects, metadata repositories and in the information society. Ci. Inf. Brasília, 2010, vol. 39, no. 3, p. 93-104. Available in: Access: 20 July 2013.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro; BROWN, Maria Eugenia L. M. (Ed.). University pedagogy: a lesson in focus. 4. ed. Campinas, SP: Papirus, 2006. Teaching Collection: Training and pedagogical work).

VERDI, Fábio Luciano; ROTHENBERG Christian Esteve; PASQUINI Rafael; et al. New Data Center Architectures for Cloud Computing. Lawn: SBRC'10, 2010. Available at:. Accessed on: May 25, 2014.

Vesce, Gabriela E. Possolli. Educational software. Infoescola. Available at: <http://www.infoescola.com/informatica/softwares-educacionais/>. Access: 23 July 2013.

Downloads

Publicado

2015-10-20

Como Citar

Fagundes Fontana, F., & Zanki Cordenonsi, A. (2015). TDIC como mediadora do processo de Ensino-Aprendizagem da Arquivologia. ÁGORA: Arquivologia Em Debate, 25(51), 101–131. Recuperado de https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/548

Edição

Seção

Artigos