Arquivo privado de João David Ferreira Lima: vida e obra

Autores

  • Silvia Rogério de Miranda Arquivista formada pela Universidade Federal de Santa Catarina
  • Eliana Maria dos Santos Bahia Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Arquivo privado, João David Ferreira Lima, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Resumo

 A investigação debruçou-se sobre a documentação do primeiro Reitor da Universidade Federal de Santa Catarina. Propõe-se o estudo e investigação do Arquivo Privado do Professor Dr. João David Ferreira Lima. Pesquisar sobre a história vivida pelo personagem principal levou a estudar seu arquivo privado com o objetivo de saber o que seus documentos contavam sobre sua vida, suas obras, seus pensamentos e ações na época da criação da UFSC (1960). Tornou-se necessário reunir os demais documentos que formam esse arquivo uma vez que as informações sobre o primeiro reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e criador da mesma, estavam em outros acervos. A conservação, a preservação da memória do patrimônio documental constitui a história da Universidade no mapeamento de seus acervos. Relevância do estudo sobre esse Arquivo Privado consiste em que seu patrimônio documental representa a memória do desenvolvimento da educação da sociedade catarinense, traça a evolução do pensamento e realizações dessa sociedade. É o legado do passado para o presente. Dar conhecimento deste legado a comunidade universitária e posteriormente, a todos que queiram conhecer, é preservar e conservar a memória patrimonial da UFSC.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Rogério de Miranda, Arquivista formada pela Universidade Federal de Santa Catarina

Arquivista formada pelo Curso de Graduação em Arquivologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Eliana Maria dos Santos Bahia, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora na Universidade Federal de Santa Catarina

Florianópolis Brasil

Referências

ALMEIDA SANTOS, João; PARRA FILHO, Domingos. Metodologia Científica. 2.ed. [s.l.] Cen-gage Learning, 2012.

BLATTMANN, Ursula; VIANNA, William Barbosa (Org.). Inovação em Escolas com Bibliotecas. Florianópolis: Dois Por Quatro, 2016, p. 199.

BRASIL. Lei n. 8.159, de 8 de janeiro de 1991. Diário Oficial da União, Brasília, DF, seção 1, 1991, p. 455.

HEYMANN, Luciana Quillet. O Lugar do Arquivo: a construção do legado de Darcy Ribeiro. Rio de Janeiro: Contra Capa/ FAPERJ, 2012.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

LOURENÇO FILHO, M.B. Introdução ao estudo da Escola Nova. São Paulo: Cia. Melhoramen-tos, 1930.

NEDEL, Letícia Borges. Um Passado Novo para uma História em Crise: Regionalismo e Folclo-ristas no Rio Grande do Sul (1948-1965). Brasília:UNB, 2005.

OLIVEIRA, Lucia Maria Velloso de. Descrição e Pesquisa: Reflexões em torno dos Arquivos Pes-soais. Rio de Janeiro: Móbile, 2012.

PORTELLI, Alessandro. História Oral e Poder. CONFERÊNCIA NO XXV SIMPÓSIO NACI-ONAL DA ANPUH. Fortaleza, CE, 13 jul. 2009. Transcrição de Luiz Henrique dos Santos Blume, a partir do arquivo em áudio.

THOMPSON, P. A voz do Passado: História Oral. Trad. Lólio Lourenço de Oliveira. Rio de Janei-ro: Paz e Terra, 1992.

Downloads

Publicado

2018-04-03

Como Citar

Miranda, S. R. de, & Bahia, E. M. dos S. (2018). Arquivo privado de João David Ferreira Lima: vida e obra. ÁGORA: Arquivologia Em Debate, 28(56), 136–145. Recuperado de https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/659

Edição

Seção

Trabalhos de Conclusão de Curso