Fundo escola de Teatro Leopoldo Fróes e a aplicabilidade das normas de descrição arquivística

Autores

  • Danilo Ribas Barbiero Universidade Federal de Santa Maria
  • Rosani Beatriz Pivetta da Silva Universidade Federal de Santa Maria
  • Greta Dotto Simões Universidade Federal do Rio Grande

Palavras-chave:

Arquivos Privados, Normas, Descrição, Instrumento de Pesquisa

Resumo

Este artigo contém a aplicação e a análise de duas normas de descrição arquivística no acervo documental da Escola de Teatro Leopoldo Fróes (ETLF). O fundo institucional integra o arquivo da Casa de Memória Edmundo Cardoso (CMEC), localizada em Santa Maria, RS. As normas aplicadas foram: Norma Internacional de Registro de Autoridade Arquivística para Entidades Coletivas, Pessoas e Famílias - ISAAR (CPF) ea Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE). Os três Instrumentos de Pesquisa (IPs)resultantes desta ação foram: Registro de Autoridade Arquivística da Escola de Teatro Leopoldo Fróes, Descrição do fundo Escola de Teatro Leopoldo Fróes e Descrição das peças teatrais encenadas pela Escola de Teatro Leopoldo Fróes. A implementação das normas de descrição no conjunto documental permitiu demonstrar a sua utilidade na prática arquivística. O estudo também possibilita a produção de mais instrumentos de descrição e de pesquisa na CMEC, assim como em outras instituições custodiadoras de acervos arquivísticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danilo Ribas Barbiero, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Adjunto no Curso de Graduação em Arquivologia (UFSM) e na Pós-Graduação Gestão em Arquivos (UFSM/UAB). Lotado no Departamento de Documentação (UFSM)

Rosani Beatriz Pivetta da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Adjunto no Departamento de Documentação (UFSM)

Greta Dotto Simões, Universidade Federal do Rio Grande

Arquivista na Universidade Federal do Rio Grande

Referências

ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Acervo: Revista do Arquivo Nacional. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2007.

ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005.

ASSOCIAÇÃO DOS ARQUIVISTAS BRASILEIROS – NÚCLEO REGIONAL DE SÃO PAULO. Dicionário de Terminologia Arquivística. São Paulo: Secretaria Estadual de Cultura, 1996.

RECORDS IN CONTEXT: O Modelo Relacional aplicado à Descrição Arquivística? Notícia BAD: Jornal da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, Portugal, 21 mar. 2017. Disponível em:<https://www.bad.pt/noticia/2017/03/21/records-in-context-o-modelo-relacional-aplicado-a-descricao-arquivistica/>. Acesso em: 8 set. 2017.

BELLOTO, Heloísa Liberalli. Arquivos Permanentes: Tratamento documental. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004.

BELLOTO, Heloísa Liberalli. Arquivos permanentes: Tratamento documental. 4. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.

BRASIL. Lei n. 8.159 de 08 de janeiro de 1991. Dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8159.htm>. Acesso em: 07 de jul. 2017.

CAETANO, L. M. D. O papel do Software Educativo na Aprendizagem da Matemática: um estudo de caso no primeiro ciclo do Ensino Básico. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade dos Açores, 2012.

CAMPOS, J. F. G. Preservando a memória da ciência brasileira: os arquivos pessoais de professores e pesquisadores da Universidade de São Paulo. 2014. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

CASTANHO, Denise Molon, et al. Uma política de arranjo documental para a Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria: UFSM, CCSH, Departamento de Documentação, Curso de Arquivologia, 2001.

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISAAR (CPF): Norma Internacional de Registro de Autoridade Arquivística para Entidades Coletivas, Pessoas e Famílias: Segunda Edição. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2004.

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISAD(G): Norma Geral Internacional De Descrição Arquivística. Adotada pelo Comitê de Normas de Descrição, Estocolmo, Suécia, 19-22 de setembro de 1999. 2. ed. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISDF: Norma Internacional para Descrição de Funções. Tradução de Vitor Manoel Marques da Fonseca. 1. ed. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2008.

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISDIAH: Norma internacional para descrição de instituições com acervo arquivístico/Conselho Internacional de Arquivos; tradução de Vitor Manoel Marques da Fonseca. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2009.

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. Records in context - Portuguese. International Council on Archives, França, 2017.

FOX, Michel. Por que precisamos de normas. Acervo: Revista do Arquivo Nacional, Rio de Janeiro, v.20, n.1-2, p. 23-30, jan./dez., 2007.

KICH, Tassiara Jaqueline Fanck. Usuários e pesquisas do Arquivo da Casa de Memória Edmundo Cardoso. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquivologia) – Centro de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS. 2007.

LOPEZ, André Porto Ancona. Como descrever documentos de arquivo: Elaboração de instrumentos de pesquisa. São Paulo: Arquivo do Estado, Imprensa Oficial, 2002.

OLIVEIRA, ngela Aparecida de; RODRIGUES, Alécia Silva; RODRIGUES, Alex Silva; SOUSA; Ana Paula de Moura. Princípios da descrição arquivística: do suporte convencional ao eletrônico. Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, p 38-51, ago/dez. 2006.

SCHELLENBERG, Theodore Roosevelt. Arquivos Modernos Princípios e Técnicas. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2006.

TOGNOLI, N. B. A Arquivística pós-moderna: perspectivas de renovação a partir da redefinição de princípios e conceitos arquivísticos. LUNARDELLI, R. S. A.; ARAUJO, N. C.; VIGNOLI, R. G. (Org.). Arquivologia: saberes docentes e discentes. Londrina: Eduel, 2013.

Downloads

Publicado

2017-12-08

Como Citar

Barbiero, D. R., Pivetta da Silva, R. B., & Simões, G. D. (2017). Fundo escola de Teatro Leopoldo Fróes e a aplicabilidade das normas de descrição arquivística. ÁGORA: Arquivologia Em Debate, 27(55), 447–474. Recuperado de https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/670

Edição

Seção

Artigos