Responsabilidade ética e social do Arquivista e a Lei de Acesso à Informação

Autores

  • Anna Carollyna Bulhões Moreira Silva Universidade Federal do Ceará
  • Joana Coeli Ribeiro Garcia Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Atribuições do arquivista, Lei de Acesso à Informação, Responsabilidade ética e social, Universidade Federal da Paraíba

Resumo

A necessidade de democratização da informação culmina na busca por instrumentos, meios e estratégias que solucionem problemas informacionais. Se torna indispensável à reflexão em torno das atribuições do profissional que intermedeia o campo da informação, o arquivista. Presentes nesse contexto focalizam-se nesta pesquisaos arquivistas que trabalham diretamente com as informações de cunho público. Com o advento da Lei de Acesso à Informação (LAI), inúmeras especificidades surgem na realidade desse profissional. Em que aspectos a LAI incide nas atribuições do profissional arquivista das instituições públicas universitárias? Para respondê-la, adotou-se como macro-objetivo compreender que aspectos a lei e suas diretrizes interferem nas atribuições do arquivista, em especial no que diz respeito às questões de responsabilidade ética e social. Metodologicamente, a pesquisa se caracteriza como estudo de caso, por visualizar a realidade dos profissionais arquivistas da Universidade Federal da Paraíba. A coleta dos dados se deu através de entrevistas semiestruturadas, analisadas por meio do método de interpretação de sentidos. Constata-se real distanciamento do profissional arquivista no que toca à aplicabilidade da LAI, como nas possíveis mudanças das atribuições relativas ao contexto ético e social. É notória a necessidade de reavaliação sobre a importância dada aos arquivos da Universidade e aos seus profissionais arquivistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anna Carollyna Bulhões Moreira Silva, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em Gestão Pública pela Universidade Estadual da Paraíba. Bacharela em Arquivologia pela Universidade Estadual da Paraíba. Atuando nos seguintes temas: arquivo, profissional arquivista, gestão arquivística, arquivo escolar, gestão pública, responsabilidade ética e social do profissional arquivista e Legislação arquivística. Atualmente exerce a função de Técnica em Arquivo, no arquivo setorial da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Ceará.

Joana Coeli Ribeiro Garcia, Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação Universidade Federal da Paraíba

Professora Titular do Departamento de Ciência da Informação com atuação na Graduação em Biblioteconomia, em Arquivologia e no Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação, da Universidade Federal da Paraíba. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro / Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia.

Referências

ANDRADE, Andresa Léia de; ALMEIDA, Daniela Pereira dos Reis de. Capacitação em serviços de Arquivo: o arquivista frente aos desafios das tecnologias da informação e comunicação. Revista EDICIC, v.1, n. 3, p. 52-58, jul./set. 2011.

ARQUIVO NACIONAL (BRASIL), Dicionário brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro, 2005.

ASHLEY, Patricia Almeida et al. Ética e responsabilidade social nos negócios. 2.ed. São Paulo: Saraiva, 2005.

BELLOTTO, Heloísa L. Arquivos permanentes: tratamento documental. 4.ed. Rio de Janeiro: FGV, 2007.

BRASIL. Lei n. 6.546, de 4 de julho de 1978. Dispõe sobre a regulamentação das profissões de Arquivista e de Técnico de Arquivo, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF.

BRASIL. Lei n. 12.527, de 18 de novembro de 2011. Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5º, no inciso II do § 3o do art. 37 e no § 2o do art. 216 da Constituição Federal; altera a Lei no 8.112, de 11 de dezembro de 1990; revoga a Lei no 11.111, de 5 de maio de 2005, e dispositivos da Lei n. 8.159, de 8 de janeiro de 1991; e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2011.

CABRAL, Rosimere Mendes. Arquivo como fonte de difusão cultural e educativa. Acervo, Rio de Janeiro, v. 25, n. 1, p. 35-44, jan./jun. 2012.

CONTROLADORIA GERAL DA UNIÃO (CGU). Manual da Lei de Acesso à Informação para estados e municípios. Brasília, 2013.

DANTAS, Esdras R.F; GARCIA, Joana C.R. Do tradicional ao atual conceito de Responsabilidade Social da Ciência da Informação. Biblionline, João Pessoa, v. 9, n. 2, p. 3-18, 2013.

DUARTE, Zeny. Arquivo e arquivista: conceituação e perfil profissional. Revista da Faculdade de Letras: Ciência e Técnicas do Patrimônio. Porto, v. 5-6, p. 141-151, 2006/2007.

FREIXO, Aurora L.; SILVA, Rubens R. G. Gestão documental e acesso aos conteúdos informacionais: a (des) organização estrutural dos serviços de arquivo na Administração Estadual da Bahia. 2005.

GARCIA, Joana C. R. Responsabilidade social com a ciência. DataGramaZero: revista de ciência da informação v. 8 n. 2, abr. 2007.

GOMES, R. Análise e interpretação de dados de pesquisa qualitativa. In: MINAYO. C.S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28.ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

JARDIM, José Maria. A implantação da Lei de Acesso à Informação pública e à gestão da informação arquivística governamental. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 9, n. 2, p. 382-405, 2013.

JARDIM, José Maria. A Lei de Acesso à Informação pública: dimensões político-informacionais. Tendências da pesquisa brasileira em ciência da informação, v. 5, n. 1. 2012.

JIMERSON, Randall C. Archives for all: Professional Responsibility and Social justice. The American Archivist, v. 70, p. 252-281, 2007.

LIMA, João Carlos Bernardo de. Política de Informação arquivística na Universidade Federal Rural do Semi-Árido: a Lei de Acesso à Informação. João Pessoa: UFPB, 2015, 141f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graducação em Ciência da Informação, Departamento de Ciência da Informação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.

LIMA, Márcia H. T. F; COSTA, Ubirajara C. Efeitos da Lei de Acesso à Informação: empregabilidade de arquivistas no setor público federal. Archeion Online, João Pessoa, v.2, n.2, p.106-126, jul./dez. 2014.

LOPES, Luís Carlos. A nova arquivística na modernização administrativa. Brasília: Projecto Editorial, 2.ed., 2009.

MARTINS, Paula Ligia. Acesso à Informação: um direto fundamental e instrumental. Acervo, Rio de Janeiro, v. 24, n. 1, p. 233-244, jan/jun 2011.

MAY, Tim. Pesquisa social: questões, métodos e processos. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.

MINAYO. Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28. ed. Petrópolis. RJ: Vozes, 2009.

MORIGI, Valdir J.; VIEGA, Alexandre. Esfera Pública Informacional: os arquivos na construção da cidadania. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v.17, n.2, p.31-39, maio/ago. 2007.

MORIN, Edgar. O método 6: ética. Trad: Juremir Machado da Silva. 3. ed. Porto Alegre: Sulina, 2007.

NEAZOR, Mary. Recordkeeping Professional Ethics and their Application. Archivaria: The Journal of the Association of Canadian Archivists, Canadá, v. 64, p. 47-87, Fall, 2007.

ROCHA, Isadora M.M.; KONRAD, Glaucia V.R. A conduta do arquivista frente à Lei de Acesso à Informação. Informação arquivística, Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, p. 103-123, jul./dez., 2013.

SACRAMENTO, A.R.S; PINHO, J.A.G. Transparência na Administração pública: o que mudou depois da Lei de Responsabilidade fiscal? Um estudo exploratório em seis municípios da região metropolitana de Salvador. Revista de contabilidade da UFBA, v.1, n.1, 2007.

SANTA ANNA, Jorge. O arquivista como moderno profissional da informação: análise de competências à luz da literatura e da formação curricular. RDBCI: Revista Digital Biblioteconomia e Ciência da Informação. Campinas, SP, v.15 n.2 p. 289-307 maio/ago. 2017.

SILVA, Sérgio C. A. A preservação da informação arquivística governamental nas políticas públicas do Brasil. Rio de Janeiro: AAB/FAPERJ, 2008.

SOARES, Ana Paula Alves. O valor da informação arquivística na sociedade do conhecimento: a linha tênue entre o estado e o cidadão. ÁGORA, Florianópolis, v. 23, n. 47, p. 79-98, 2013.

SOUZA, Kátia I. M. Arquivista, visibilidade profissional: formação, associativismo e mercado de trabalho. Brasília: Starprint, 2011.

TARGINO, Maria das Graças; GARCIA, Joana C.R. Responsabilidade ética e social na produção de artigos científicos. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 13, n. 1, p. 33-54, jan./abr. 2008.

VALLS, Alvaro L. M. O que é ética. Ed. Brasiliense: 1994.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Downloads

Publicado

2017-12-08

Como Citar

Silva, A. C. B. M., & Garcia, J. C. R. (2017). Responsabilidade ética e social do Arquivista e a Lei de Acesso à Informação. ÁGORA: Arquivologia Em Debate, 27(55), 539–565. Recuperado de https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/672

Edição

Seção

Artigos