A semiótica no marketing da informação: um estudo de caso

Autores

  • Jarbas de Menezes Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais
  • Luís Roberto Sousa Mendes Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

Palavras-chave:

Semiótica, Marketing da informação, Embalagem de produtos

Resumo

O estudo procura avaliar a utilização da Semiótica enquanto ciência auxiliar ao Marketing da Informação. Assim, o objetivo da pesquisa foi conscientizar a respeito dos conceitos da Semiótica, das análises geradas por ela, das práticas que podem levá-la a ser utilizada como ferramenta de Marketing da Informação, e avaliar a eficácia da Semiótica aplicada ao desenvolvimento de embalagens cartonadas de leite. Estudo qualitativo, para o qual foi utilizada a técnica de grupo focal. Foram elaboradas duas embalagens diferentes seguindo cada uma delas um dos dois caminhos criativos predominantes no mercado brasileiro de leite e, posteriormente, foram submetidas a dois grupos, com faixa etária diferente, sendo o Grupo 1 (G1) constituído de 10 donas de casa com faixa etária entre 40 e 60 anos, e o Grupo 2 (G2) constituído também por 10 indivíduos, sendo a maioria estudantes universitários, com faixa etária entre 19 e 40 anos. Para a condução de ambos os grupos utilizou-se um questionário semiestruturado que continha questões que ao serem respondidas subsidiavam a análise cromática, icônica das embalagens utilizadas. Após a coleta, foi utilizado o método de interpretação de sentidos para análise dos dados. Observou-se que houve uma relação muito forte entre o manifestado em ambos os grupos e o estudo Análise Semiótica das Embalagens UHT. Por fim, acredita-se que a Semiótica é uma ferramenta eficaz quando aplicada de maneira auxiliar ao Marketing da Informação.

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Biografia do Autor

Jarbas de Menezes, Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais

ossui graduação em Administração pelo Centro Universitário de Patos de Minas (2006), especialização em Gestão Comercial pela Fundação Getúlio Vargas (2008) e Mestrado em Administração pela Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais (2013). Atualmente é professor presencial e coordenador do curso de Gestão de Marketing EAD do Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM. Tem experiência como gerente de marketing em grandes empresas e consultor na área de Administração, com ênfase em mercado e estratégia.

Curriculo Lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4273365Z9

Luís Roberto Sousa Mendes, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

Doutor em Filosofia Política (Antonianum, Itália). Departamento de Ciências da Informação na Universidade Federal de Santa Catarina. 

Endereço para acessar o Curriculum LATTES: http://lattes.cnpq.br/0534924880484717

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Publicado

2017-12-08

Como Citar

Menezes, J. de, & Mendes, L. R. S. (2017). A semiótica no marketing da informação: um estudo de caso. ÁGORA: Arquivologia Em Debate, 27(55), 566–596. Recuperado de https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/709

Edição

Seção

Artigos