Política de gestão documental da SCGÁS: uma abordagem através de métricas

Autores

  • Miguel Rahn Ramos Universidade Federal de Santa Catarina, Graduado em Biblioteconomia e Arquivologia
  • Adilson Luiz Pinto Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Ciência da Informação

Palavras-chave:

Gestão documental, Fluxo de informação, Competências informacionais, SCGÁS

Resumo

Apresenta uma análise da Política de Gestão Documental da SCGÁS, através da mensuração dos processos de gestão, fluxos informacionais, estrutura física, tratamento técnico e as competências informacionais desejáveis aos membros da Comissão Permanente e Interdisciplinar de Gestão do Patrimônio Documental voltadas para a tomada de decisões da alta administração da empresa. Para a obtenção dos dados foi realizada uma pesquisa documental nos registros obtidos na empresa, um estudo de caso com o intuito de conhecer em vários aspectos as etapas dos processos aplicados aos documentos. Para a obtenção dos dados referentes às competências informacionais foi aplicado um questionário a 12 colaboradores da empresa, de diferentes áreas de atuação, a fim de identificar: Conhecimento, Habilidades e as Atitudes mais desejáveis aos membros que serão designados para compor a Comissão Permanente e Interdisciplinar de Gestão do Patrimônio Documental da Companhia de Gás de Santa Catarina – CPIGPD. Identificou-se que o espaço físico destinado para a guarda da documentação não esta compatível com o volume de documentos produzidos e recebidos pela empresa. Salienta-se a necessidade da produção e arquivamento dos documentos em meio eletrônico. Apresenta resultados do número de atendimentos solicitados ao Centro de Documentação e Informação, bem como as demandas de tempo para a realização dessas atividades. Identificam-se através de uma mensuração as 10 características de maior importância aos membros da CPIGPD.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miguel Rahn Ramos, Universidade Federal de Santa Catarina, Graduado em Biblioteconomia e Arquivologia

Bacharel em Biblioteconomia e Bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal de Santa Catarina

Adilson Luiz Pinto, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Ciência da Informação

Especialista em estudos métricos da informação e análise de redes sociais.

Referências

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo (SP): Paz e Terra, 1999. 698p.

CONARQ. Recomendações para a construção de arquivos. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1997.

DAVENPORT, T. H. Reengenharia de processos: como inovar na empresa através de tecnologia da informação. Rio de Janeiro: Campus, 1994.

LOPES, Luiz Carlos. Arquivópolis: uma utopia pós moderna. Ciência da informação, Brasília, v. 22, n. 1, p. 41-43, jan./abr. 1993.

Downloads

Publicado

2014-03-21

Como Citar

Ramos, M. R., & Pinto, A. L. (2014). Política de gestão documental da SCGÁS: uma abordagem através de métricas. ÁGORA: Arquivologia Em Debate, 24(48), 284–297. Recuperado de https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/482

Edição

Seção

Trabalhos de Conclusão de Curso