Curtir, compartilhar e armazenar: os arquivos fotográficos em redes sociais

Autores

  • Anna Carla Almeida Mariz Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Ciências Humanas, Departamento de Estudos e Processos Arquivísticos. http://orcid.org/0000-0003-1871-0986
  • Marianna da Silva Dutra UNIRIO

Palavras-chave:

Fotografias, Redes Sociais, Arquivos Fotográficos, Arquivos Pessoais

Resumo

A fotografia pessoal, objeto antes quase sacralizado, restrito aos antigos álbuns de família impressos, encaixotados, ganhou na rede uma ferramenta de propagação e popularização, dentre outros fatores que também propiciaram sua divulgação com os recursos da internet. Com o advento das redes sociais de relacionamento, Facebook, Instagram, Twitter, Flickr entre outros, a difusão de fotografias digitais aumentou exponencialmente. Elas documentam as atividades e relações daquele que as postou, dos que ali estão representados e dos que interagiram com a postagem. Nesse sentido, o presente trabalho pretende investigar a fotografia como documento arquivístico, seu armazenamento e uso em tempos de redes sociais e as formas como essa relação se dá. A metodologia utilizada foi a pesquisa em fontes bibliográficas e documentais. Resultados indicam que, pode-se considerar essas fotografias hospedadas na internet como um novo álbum de fotografias pessoais, agora online e compartilhado. Em sua gênese, além de possuir as mesmas intenções de registro e guarda da memória de momentos especiais das fotografias analógicas, nas redes sociais, a fotografia passa a ser também agente comunicador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anna Carla Almeida Mariz, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Ciências Humanas, Departamento de Estudos e Processos Arquivísticos.

Graduada em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1988), com Especialização em Documentação e Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), Mestrado em Memória Social e Documento pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1997) e Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Professora Associada da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro desde 1991. Foi Diretora da Escola de Arquivologia de 2006 a 2017 e pertence ao núcleo de professores fundadores do Mestrado Profissional em Gestão de Documentos e Arquivos aberto em 2012. Tem experiência na área de Ciência da Informação , com ênfase em Arquivologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Internet, Correio Eletrônico, Instituições Arquivísticas Públicas, Memória, Acervos Fotográficos, Arquivos Empresariais.

http://www.unirio.br/cch/depa/professores

Marianna da Silva Dutra, UNIRIO

Bolsista de Iniciação Científica PIBIC, CNPq. Graduada em Arquivologia (UNIRIO) e História (UERJ).

Referências

ANTONIO, Vivian K. M. Estratégias de backup. 2017. Disponível em:< https://www.iif.com.br/photomag/estrategias-de-backup/ >. Acesso em: 05 ago. 2017.

ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística. Rio de Janeiro: 2005.

ARQUIVO NACIONAL. CTDE. Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do Conselho Nacional de Arquivos. Glossário de Documentos Arquivísticos Digitais. 2010. Disponível em: < http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/images/ctde/Glossario/2016_glosctde.pdf >. Acesso em: 19 dez. 2016.

BERNARDO, Danylo Santos. Evolução na Comunicação: estudos nas redes Sociais. Sub-projeto de pesquisa em Iniciação Científica. Programa de Mestrado em Comunicação. Universidade Municipal de São Caetano do Sul, USCS. São Caetano do Sul, 2011.

BRASIL. Lei 8.159, de 08 de janeiro de 1991. Dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 09 jan. 1991.

CASTELLS, M. Internet e sociedade em rede. In: MORAES, Denis de (Org.). Por uma outra comunicação: mídia, mundialização cultural e poder. Rio de Janeiro: Record, 2003. p. 255-287.

DÂMASO, Lívia. A História do Orkut, 2016. Disponível em: < http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/07/historia-do-orkut.html >. Acesso em: 19 dez. 2016.

DAQUINO, Fernando. A história das redes sociais: como tudo começou. 2012. Disponível em:

< https://www.tecmundo.com.br/redes-sociais/33036-a-historia-das-redes-sociais-como-tudo-comecou.htm >. Acesso em: 05 ago. 2017.

FILIPPI, Patrícia de; LIMA. Solange Ferraz de; CARVALHO, Vânia Carneiro de. Como tratar coleções de fotografias. 2002.

FREUND, Gisele. La Fotografía como Documento Social. Barcelona: Editorial Gustavo Gill, 1976.

KOSSOY, Borris. Realidades e Ficções na Trama Fotográfica. São Paulo: Ateliê Editorial, 1999.

LACERDA, Aline Lopes de. A fotografia nos arquivos: produção e sentido de documentos visuais. História, Ciências, Saúde-Manguinhos. Rio de Janeiro, v.19, n.1. jan./mar. 2012.

MARCONDES, Andressa Soraya Paganella. A Fotografia como Registro do Real nos Sites de Redes Sociais. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2011.

MARQUES, Rodrigo. Como guardar fotos na internet com segurança. Disponível em: < https://www.clubedafotografia.com/dicas-de-fotografia/304-como-guardar-fotos-na-internet-com-seguranca >. Acesso em: 19 dez. 2016.

MATTELART, A., MATTELART, M. História das teorias da comunicação. São Paulo: Loyola, 2000.

MAUAD, Ana Maria. Sob o Signo da Imagem: A Produção da Fotografia e o Controle dos Códigos de representação Social da Classe Dominante, no Rio de Janeiro, na Primeira Metade do Século XX. (Tese) apresentada ao curso de Mestrado em História da Universidade Federal Fluminense. Niterói – RJ – nov. 1990. Disponível em: < http://www.labhoi.uff.br/sites/default/files/dssam.pdf >. Acesso em: 20 dez. 2016.

MESQUITA, Fabíola de. Álbuns fotográficos na internet: Apropriações das redes sociais e reconfigurações da memória pessoal. Artigo parte da dissertação de mestrado na linha de pesquisa estratégias midiáticas e práticas comunicacionais do Mestrado e Doutorado em Comunicação e Linguagens. Trabalho apresentado no GT de historiografia da mídia, integrante do VIII Encontro Nacional de História da Mídia, 2011.

NOVELLINO, Marcia Olivé. Fotografias em livro didático de inglês como língua estrangeira: análise de suas funções e significados. 2007, 203 f. (Dissertação Mestrado) – Pós-Graduação em Letras -Departamento de Letras, Rio de Janeiro: PUC, 2007.

RECUERO, Raquel. Redes sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

RONDINELLI, Rosely. C. Fidedignidade e autenticidade do documento eletrônico: uma abordagem arquivística. INTEGRAR – Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus. Anais. São Paulo: Imprensa Oficial, 2002. p. 471-483.

SONTAG, Susan. Sobre Fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

ZAMBON, Michele; LOPES, Dirce Vasconcelos. A fotografia como modo de representação da identidade: Dos cartões de visita de Disdéri ao ciberespaço. Discursos Fotográficos, Londrina, v. 3, n. 3, 2007.

Downloads

Publicado

2018-04-03

Como Citar

Mariz, A. C. A., & Dutra, M. da S. (2018). Curtir, compartilhar e armazenar: os arquivos fotográficos em redes sociais. ÁGORA: Arquivologia Em Debate, 28(56), 4–17. Recuperado de https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/693

Edição

Seção

Artigos