Perfil dos usuários e indicadores das pesquisas do Arquivo Público do Estado de Santa Catarina em 2011

Giovania Gloria Nunes, Flávia Sardá da Conceição, Ivan Mário da Silveira

Resumo


Apresenta o perfil dos pesquisadores e os indicadores das pesquisas realizadas no Arquivo Público do Estado de Santa Catarina – APESC no ano de 2011, de modo a contribuir com o estudo na área de arquivologia no Brasil. Comenta que o monitoramento periódico dos usuários de arquivo, da quantidade de documentos pesquisados em determinados fundos e a mensuração do grau de satisfação dos serviços oferecidos pela instituição são importantes, pois as informações coletadas, analisadas e interpretadas auxiliam no desenvolvimento das atividades das outras Supervisões do Arquivo Público e favorecem a democratização das fontes de informação para outros usuários de áreas afins. A coleta de dados foi extraída do Cadastro do Pesquisador, do Registro de Consulta e da Pesquisa de Qualidade do Atendimento. Exibe a análise dos resultados do tipo de pesquisa, da quantidade de documentos pesquisados, da tipologia documental, da unidade federativa, da profissão, da formação e da pesquisa de qualidade do atendimento. Descreve o que os pesquisadores estão pesquisando no Arquivo Público, como sendo importante para a divulgação do acervo e da instituição. Considera que as informações obtidas são importantes para o planejamento das atividades do Arquivo, principalmente no que se refere à produção de instrumentos de pesquisa, políticas de conservação e restauração dos documentos e melhoria na qualidade do atendimento.


Palavras-chave


Arquivo Público – Estudo de usuário; Estudo de uso – Acervo; Arquivo Público do Estado de Santa Catarina

Texto completo:

PDF/A

Referências


COSTA, Luciana Ferreira da; SILVA, Alan Curcino Pedreira da; RAMALHO, Francisca Arruda. Para além dos estudos de uso da informação arquivística: a questão da acessibilidade. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 39, n. 2, p.129-143, maio/ago., 2010.

FIGUEIREDO, Nice Menezes de. Estudos de uso e usuários da informação. Brasília: IBICT, 1994. 154 p.

GALVINO, Cláudio César Temóteo. Estudo de usuários do Arquivo Público Estadual Jordão Emerenciano. Recife, 2006. Disponível em: . Acesso em: 01 ago. 2012.

KURTZ, Clara Marli Scherer. O usuário do Arquivo Nacional e o seu relacionamento com os serviços oferecidos para a satisfação de suas necessidades de informação. Rio de Janeiro: UFRJ, 1990. 215 p.

SÁ, Ivone Pereira De. A face oculta da interface: serviços de informação arquivística na web centrados no usuário. 2005. 136 f. Dissertação (Mestrado) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, Rio de Janeiro, 2005. Disponível em: . Acesso em: 15 jul. 2012.

SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Administração. Diretoria da Imprensa Oficial e Editora de Santa Catarina/Arquivo Público. Arquivo Público: 50 anos preservando a história de Santa Catarina. 2 ed. rev. Florianópolis: DIOESC, 2012. 70 p.

VERGUEIRO, Waldomiro de Castro Santos. Desenvolvimento de coleções. São Paulo: Polis, APB, 1989. 96 p.

VERGUEIRO, Waldomiro de Castro Santos. Estudos de uso e de usuários como instrumentos para diminuição da incerteza bibliográfica. Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG, Belo Horizonte, v. 1, n. 17, p. 104-118, mar. 1988.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

ÁGORA: Revista do Arquivo Público do Estado de Santa Catarina & Curso de Arquivologia da Universidade Federal de Santa Catarina, ISSN 0103-3557, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil