Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word DOC. ou  OpenOffice. ODT.

    Ver modelo de submissão: https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/397

     

  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço um e meio; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

A contribuição deve ser original e inédita e não estar sob a avaliação para publicação em outra revista. O documento submetido à publicação deverá observar a Lei de Direito Autoral, n.9.610, de 19 de fevereiro de 1998. A revisão em Língua Portuguesa e Inglesa (título, resumo e palavras-chave) e o estilo, são de responsabilidade exclusiva dos autores. No processo de submissão, salienta-se a importância de preencher os metadados sobre a biografia de cada autor na plataforma. Não será publicado mais de um trabalho por autoria em cada edição. É necessário, quando houver, indicação de conflito de interesse.

Políticas de seção

São publicados artigos, relatos de experiências e resenhas.

Não serão aceitos trabalhos publicados em anais de evento.[1]

Artigos resultantes de trabalhos de conclusão de curso (graduação e pós-graduação) devem ser sinalizados no campo “comentários ao editor” no momento da submissão.

[1] A revista aceita ser parceira de eventos científicos, disponibilizando a publicação de números especiais contendo os melhores trabalhos, desde que estes não sejam publicados na íntegra nos anais. Para tanto, a revista tem uma política editorial própria. Os interessados deverão escrever para agorarevistaarquivologia@gmail.com

PROCESSO DE AVALIAÇÃO

Os documentos submetidos são avaliados preliminarmente pelo editor quanto à sua aderência ao foco, escopo e diretrizes para submissão da revista. Se a submissão atender aos critérios da política editorial, o manuscrito será encaminhado para a apreciação de até três pareceristas ad hoc, com experiência e competência profissional na temática do trabalho. Os critérios de avaliação incluem originalidade, adequação metodológica, clareza, atualidade e contribuição para a área de Arquivologia. Só será aceito o documento que obtiver duas recomendações favoráveis à sua publicação. De acordo com as avaliações dos pareceristas, o texto pode ser: aceito; aceito com correções obrigatórias; rejeitado.

No caso de rejeição, o editor dará ciência ao autor e arquivará a submissão. No caso de aceite com correções obrigatórias, o editor encaminhará aos autores as solicitações dos pareceristas com o estabelecimento do prazo para a entrega da nova versão. Os trabalhos aceitos serão encaminhados à equipe de revisão e normalização para edição de sua publicação.

Considerando a publicação em fluxo contínuo, os artigos aceitos, revisados e normalizados são publicados assim que finalizado o processo de edição e os autores comunicados.

Artigos

Síntese dos resultados de estudos originais e inéditos, de abordagem metodológica quantitativa ou qualitativa, com objetivos voltados à resposta de uma pergunta específica e aderente ao foco e escopo da revista. No mínimo um dos autores deve possuir título de doutor. Os artigos devem ter no mínimo 15 e no máximo 22 páginas, e seguir as diretrizes constantes no template para artigo.

Resenha

Texto crítico de livros publicados nos últimos dois anos e eventos do ano corrente na área de Arquivologia. As resenhas devem ter no mínimo duas e no máximo cinco páginas, e seguirem as diretrizes constantes no modelo para submissão.

Relato de experiência

Apresentação de atividades de pesquisa, ensino, extensão, produção técnica dos programas de pós-graduação profissionais, entre outros, desde que aderentes ao foco e escopo da revista. Os relatos de experiência devem ter no mínimo 10 e no máximo 14 páginas. Deve-se descrever a motivação ou contexto da atividade, serviço, tarefa ou produto, apresentar os objetivos, metodologias e delimitações. Destacar os resultados alcançados, bem como as contribuições educacionais, sociais, econômicas, políticas, administrativas etc. No aspecto formal, seguir as diretrizes constantes no modelo para submissão.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.