Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista ÁGORA: Arquivologia em debate?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A “Ágora, ISSN 0103-3557” é um periódico de publicação semestral que objetiva divulgar a produção do conhecimento relacionado à área da Arquivologia, Administração de Arquivos, Arquivos digitais, Tecnologia da informação aplicada aos arquivos, Ciência da Informação, Documentação, Paleografia, Diplomática, História e Sociologia aplicada aos arquivos

Está aberta aos estudantes, pesquisadores, professores de Arquivologia e aos profissionais de áreas afins que desejam veicular as suas produções nas seguintes seções: artigo técnico-científico; artigo de revisão; artigo de opinião; resenhas e instrumentos de pesquisa.

TIPOS DE ARTIGOS ACEITOS

- ARTIGO TÉCNICO-CIENTÍFICO: São estudos resultantes de pesquisa técnico-científica apresentando dados originais de descobertas com relação a aspectos experimentais ou observacionais de característica técnico, científica e social, e inclui análise descritiva e ou inferências de dados próprios. Sua estrutura é a convencional que traz os seguintes itens: Introdução (importância do estudo, objetivos), Métodos, Resultados, Discussão e Conclusão. Segue a norma da ABNT NBR 6022. 

- ARTIGO DE REVISÃO: Por meio da síntese de resultados de estudos originais, quantitativos ou qualitativos, objetiva responder à pergunta específica e de relevância para a Arquivologia.

- ARTIGO DE OPINIÃO: Serão encomendados pelo Conselho Editorial a indivíduos de notório saber na área de Arquivologia e áreas afins,  emitindo sua opinião pessoal sobre assuntos de particular interesse.

- TCC: Trabalho de Conclusão de Curso em formato de artigo, contendo os elementos característicos de um artigo científico. TCCs submetidos para a Revista Ágora que já foram aprovados por uma banca, devem ser inéditos (não ter sido publicado em nenhum outro lugar),  deve conter em nota de rodapé (na primeira página) as seguintes informações:

 Nome dos membros da banca; Instituição afiliada; E-mail;  Indicação do Orientador responsável.

- RESENHA:  Texto crítico de livros recém-editados (últimos dois anos) na área de Arquivologia.

- INSTRUMENTOS DE PESQUISA: Serão publicados os instrumentos de pesquisa, por exemplo: inventário analítico, catálogo, índices, transcrições, etc. 

PROCESSO DE AVALIAÇÃO

• Todos os artigos submetidos serão avaliados pelo menos por dois avaliadores (double-blind review) com experiência e competência profissional na respectiva área do trabalho e que emitirão parecer fundamentado, os quais serão utilizados pelos Editores para decidir sobre a aceitação do mesmo.

Os critérios de avaliação dos artigos incluem: originalidade, contribuição para corpo de conhecimento da área, adequação metodológica, clareza e atualidade.

Os artigos aceitos para publicação poderão sofrer revisões editoriais para facilitar sua clareza e entendimento sem alterar seu conteúdo.

• O artigo submetido a publicação deverá observar a Lei de Direito Autoral, n.9.610, de 19 de fevereiro de 1998, bem como a revisão em Língua Portuguesa e Inglesa (título, resumo e palavras-chave) e o estilo, são de responsabilidade exclusiva dos autores.

Recomenda-se o uso dos procedimentos mencionados nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT: 6028 para resumos, 10520 para citações, 6023 para referências conforme recomendado na NBR 6022 (artigo científico). Ver modelo padrão em: Modelo de Artigo para Submissão a ÁGORA 

Os autores se obrigam a declarar a cessão de direitos autorais e que seu manuscrito é um trabalho original, e que não está sendo submetido, em parte ou no seu todo, à análise para publicação em outra revista.

Esta declaração será exigida no momento da submissão do artigo no Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER).

A revista ÁGORA se reserva o direito autoral. Permite citações de seus conteúdos em outros veículos de informação técnico-científica, desde que seja citada a fonte.

Os trabalhos enviados serão, preliminarmente, examinados pelo Conselho Editorial. Havendo necessidade de reformulação, serão encaminhados ao autor para as modificações necessárias, com prazo de 30 dias para devolução.

Em seguida, serão encaminhados para até três avaliadores ad hoc.

Aqueles aceitos serão agrupados na seção em que melhor se enquadrarem, no número que estiver sendo preparado ou em outro seguinte.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word . DOC ou  OpenOffice .ODT .
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço um e meio; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS

Declaro que o artigo submetido é original, não tendo sido encaminhado à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.

Declaro, ainda, que uma vez publicado na Ágora - ISSN 0103-3557, Florianópolis, Brasil , editada pelo Curso de Graduação em Arquivologia da Universidade Federal de Santa Catarina, o mesmo não será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à  ÁGORA: Arquivologia em debate e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9610, de 19/02/1998).

Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.

Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS, assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.

Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.

This journal provides open access to all of it content on the principle that making research freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with increased readership and increased citation of an author's work. For more information on this approach, see the Public Knowledge Project, which has designed this system to improve the scholarly and public quality of research, and which freely distributes the journal system as well as other software to support the open access publishing of scholarly resources. The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.


Creative Commons License Ágora, ISSN 0103-3557, está licenciada sob uma Licença Creative Commons CC BY 4.0 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.