Sobre a Revista

A revista Ágora: Arquivologia em debate é uma revista de acesso aberto, voltada à publicação de artigos, relatos de experiência e resenhas da área de Arquivologia, em fluxo contínuo, com fechamento semestral das edições. Seu escopo abrange a gestão de arquivos, arquivos digitais, tecnologia da informação aplicada aos arquivos, atuação profissional, ciência da informação aplicada aos arquivos, ciência de dados aplicada a arquivos, informação arquivística, patrimônio documental e arquivístico, conservação e restauração de documentos, paleografia, diplomática, história e sociologia na interface dos arquivos, tendências e perspectivas da área.

Histórico

O primeiro número da Revista Ágora: Arquivologia em debate foi publicado em 1985, a partir de uma iniciativa da Associação de Amigos do Arquivo Público do Estado de Santa Catarina. Em 2011, o Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina assumiu a responsabilidade do processo editorial e da publicação da revista em formato digital.

Periodicidade

A Ágora, a partir de 2021, publica em fluxo contínuo, com fechamento semestral das edições nos dias 01 de janeiro e 01 de julho.

Sistema para editoração da revista Ágora

Open Journal System (OJS), versão 3.1.

Responsabilidade técnica: Lepidus Tecnologia (Diego Abadan abadan@gmail.com)

Arquivamento: Sistema LOCKSS e Em nuvens.

Adotamos a política de licenciamento de seu conteúdo pela política do Creative Commons sob a licença: Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional

Referência Qualis - CAPES Brasil

Relação dos indicadores de acordo com o Qualis - CAPES (Ano base 2013 e 2016)

COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO B1

Ética em pesquisa

A revista adota os princípios éticos da publicação científica em todo o processo de editoração. Da mesma forma, espera-se que os autores obedeçam à conduta ética, observando:

1) Pesquisa que envolva seres humanos, deve apresentar a 'Autorização do Comitê de Ética para o Desenvolvimento da Pesquisa’ em arquivo suplementar;

2) Ser honesto na descrição da pesquisa quanto à tipologia, amostragem, coleta e procedimentos técnicos realizados;

3) Não permitir autoria de quem não tenha participado efetivamente do trabalho;

4) Não plagiar, ou seja, não fazer uso de trechos, frases, expressões e outros dados pertencentes à publicação anterior sem citar e referenciar a fonte original.

5) Se após a publicação verificar erro significativo no tocante aos dados quantitativos ou qualitativos, comunicar ao editor para que se efetue a retratação ou correção do documento.

Denúncia de Plágio e má conduta

A Ágora: Arquivologia em debate segue as diretrizes do Committee on Publication Ethics: COPE.

Caso tenha identificado textos com plágio ou má conduta ética e científica, envie um e-mail para: agorarevistaarquivologia@gmail.com, indicando qual material ou autor é objeto da denúncia.

Taxas para submissão e publicação de textos / Fees for submission and publication of texts

A Ágora: Arquivologia em debate não cobra nenhuma taxa por textos publicados e tampouco pelos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download.

A publicação é totalmente gratuita.

Política de Acesso Livre

Esta  revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo. Licenciamento de seu conteúdo pela política: Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.