Perspectivas do profissional de arquivo sob o olhar das obras audiovisuais
Palavras-chave:
Profissões , Arquivista; , Arquivo , Audiovisual, TelevisãoResumo
O estudo tem como objetivo investigar a representação do profissional de arquivo e seu ambiente de trabalho em obras no formato audiovisual. Caracteriza-se por um estudo descritivo de caráter qualitativo, com técnicas de análise de conteúdo, e após revisão literária e contextualização dos temas abordados, foram selecionadas cinco obras nacionais no formato série (um documentário e o restante caracterizadas como obras de ficção) lançadas entre os anos de 2018 e 2020, e disponíveis em plataformas de streaming. Os resultados apresentam a descrição e a reflexão do que é representado em cena no que se refere ao universo dos arquivos e os seus profissionais. Entre as conclusões, notou-se que nenhuma personagem representada foi caracterizada ou identificada como arquivista, seja em diálogos ou imagens. Em geral as obras transmitiram a ideia de que o próprio usuário pode localizar de forma rápida e precisa a informação que deseja, sem a orientação e o auxílio de um profissional.
Downloads
Referências
ANGELIN, P.E. Profissionalismo e profissão: teorias sociológicas e o processo de profissionalização no Brasil. REDD- Revista espaço de Diálogo e Desconexão, Araraquara, v.3, n.1, jul./dez.2010.: Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/redd/article/view/4390. Acesso em: 08 jul. 2021.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 1977.
BELLOTTO, H. L.. Arquivos permanentes: tratamento documental. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2007.
BRASIL. Lei nº 8.159, de 9 de janeiro de 1991. Dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8159.htm. Acesso em: 21 jan. 2021
COSTA, A. F.; LIMA, E. B. A representação do arquivista em obras de ficção: perspectivas do profissional sob o olhar do cinema e da televisão. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, v. 2, n. 1, p. 103-119, 2012. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/49653. Acesso em: 23 jan. 2021.
DANIEL FILHO. O circo eletrônico: fazendo TV no Brasil. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001
DINIZ, M. Os donos do saber: profissões e monopólios profissionais. Rio de Janeiro: Revan, 2001.
DUBAR, C. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
HARARI, Y. N. 21 lições para o século 21. Trad. Paulo Geiger. São Paulo, Companhia das Letras, 2018.
HARARI, Y. N. Notas sobre a pandemia e breve lições para o m mundo pós-coronavírus. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.
HASTINGS, R.; MEYER, E.. A regra é não ter regras: a Netflix e a cultura da reinvenção. Tradução Alexandre Raposo. 1. Ed. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2020.
MARQUES, A. R. M. Profissionalidades e suas refrações. Medi@ções: Revista OnLine da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, v.1, n.2 (2010). Disponível em
http://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/view/31. Acesso em: 08 jul. 2021.
MATTOS, L. Herói mutilado: Roque Santeiro e os bastidores da censura à TV na ditadura. 1º Edição. Coleção arquivos da repressão no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
MUELLER, S. P. M. Uma profissão em evolução: profissionais da informação sob a ótica de Abbott - proposta de estudo. In: BAPTISTA, Sofia Galvão; MUELLER, Suazana Pinheiro Machado. (Org.). Profissional da informação: espaço de trabalho. Brasília: Thesaurus, 2004, p. 23-54. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/1438. Acesso em: 21 jan. 2021.
RONCAGLIO, C.; MANINI, M. P. Arquivologia & cinema: um olhar arquivístico sobre narrativas fílmicas. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2016
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o artigo submetido é original, não tendo sido encaminhado à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Declaro, ainda, que uma vez publicado na Ágora - ISSN 0103-3557, Florianópolis, Brasil , editada pelo Curso de Graduação em Arquivologia da Universidade Federal de Santa Catarina, o mesmo não será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à ÁGORA: Arquivologia em debate e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9610, de 19/02/1998).
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS, assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open access to all of it content on the principle that making research freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with increased readership and increased citation of an author's work. For more information on this approach, see the Public Knowledge Project, which has designed this system to improve the scholarly and public quality of research, and which freely distributes the journal system as well as other software to support the open access publishing of scholarly resources. The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
Ágora, ISSN 0103-3557, está licenciada sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.