Estudo de usos e usuários acadêmicos de História no Arquivo Público Mineiro

Autores

Palavras-chave:

Estudos de usuários. Arquivo Público Mineiro. Fontes documentais. Produção historiográfica mineira. Sistema Integrado de Acesso do Arquivo Público Mineiro.

Resumo

Este estudo descritivo e exploratório tem o propósito de analisar as relações entre a pesquisa histórica e a utilização das fontes documentais provenientes do Arquivo Público Mineiro (APM). Exploramos o perfil de uso dos usuários acadêmicos, externos, presenciais e remotos, cujas teses são oriundas do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da UFMG, a partir da produção historiográfica mineira, entre os anos de 2002 e 2017. Aplicamos questionários, por e-mail, junto a 32 usuários ao longo dos anos de 2020 e 2021. O perfil desses usuários é de professores universitários, que exercem atividade profissional em universidades públicas ou institutos federais do país, com formação, em sua maioria, no ensino superior e na pós-graduação na área de História. Constatou-se preferência pelo acesso presencial, embora o acesso remoto também seja utilizado pelo Sistema Integrado de Acesso do Arquivo Público Mineiro (SIAAPM), que se considerou uma experiência de difusão do acervo do Arquivo. Encontrou-se predomínio de consultas aos fundos públicos, principalmente, Secretaria de Governo da Capitania e Câmara Municipal de Ouro Preto, além da coleção Casa dos Contos. A maior parte das teses é sobre o período colonial, que tratam de temas variados, voltados para a história regional, em grande parte seguindo a linha da história social. Conclui-se que os usos podem estar relacionados à disponibilização dos acervos, principalmente, no caso da documentação microfilmada e digitalizada, podendo influenciar nas escolhas dos temas das pesquisas.

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Biografia do Autor

Ana Paula Ribeiro Lobato, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em História, com habilitação em bacharelado e licenciatura, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2007), graduação em Arquivologia, com habilitação em bacharelado, pela Universidade Federal de Minas Gerais (2017) e mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2021). Tem experiência profissional no planejamento e administração de projetos culturais, auxílio na montagem de exposições, gestão documental e organização de arquivos permanentes. Tem interesse em pesquisas nas seguintes temáticas: arquivos permanentes, estudos de usuários, difusão e acesso

Ivana Parrela, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (1990), especialização em Organização de Arquivos pela Universidade de São Paulo (1991), mestrado (2002) e doutorado (2009) em História pela Universidade Federal de Minas Gerais. É professora associada de Arquivologia do Departamento de Teoria e Gestão da Informação da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiências profissionais nas áreas de Arquivologia e História, trabalhando principalmente com os seguintes temas: memória e história institucional, ações educativas em arquivos, política de acesso e difusão em arquivos e história das instituições arquivísticas. Líder do grupo de pesquisa Arquivos, Educação e Práticas de Memória: diálogos transversais.

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Publicado

2022-04-11

Como Citar

Lobato, A. P. R. ., & Parrela, I. . (2022). Estudo de usos e usuários acadêmicos de História no Arquivo Público Mineiro. ÁGORA: Arquivologia Em Debate, 32(64), 1–22. Recuperado de https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/1065

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Artigos