Acesso remoto e o tratamento documental: os sites de instituições arquivísticas e a disponibilização online de seus conjuntos documentais

Autores

Palavras-chave:

Acesso remoto. , Arranjo., CPDOC., MAST., FFHC.

Resumo

A proposta deste trabalho é analisar sites de três instituições arquivísticas (o Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, o Museu de Astronomia e Ciências Afins e a Fundação Fernando Henrique Cardoso) no intuito de observar como é realizado o acesso remoto aos conjuntos documentais custodiados nesses arquivos. Acredita-se que o acesso é a principal forma de fortalecimento do arquivo e de sua instrumentalização pela sociedade enquanto uma ferramenta da cidadania. Como método, realizou-se o levantamento de características dos sites e das bases de dados (material de apoio, interação com o usuário, direcionamento de pesquisa, formas de busca) e da metodologia arquivística adotada (métodos de arranjo e uso de normas de descrição). Por fim, percorreram-se os caminhos de pesquisa aos documentos em cada um dos sites selecionados para compreender o trajeto que o usuário segue no momento do acesso aos documentos e informações desejadas. Neste trabalho, dá-se especial atenção ao tratamento arquivístico desenvolvido em cada arquivo, destacando como arranjo, descrição e acesso estão intimamente relacionados e como potencialidades e limites surgem a partir de uma comunhão ou um descompasso entre essas funções arquivísticas, sobretudo em razão da escolha do método de arranjo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Henrique Souza de Giacomo, Universidade Federal de Campina Grande

Arquivista da Universidade Federal de Campina Grande.

Doutorando em História Social pela Universidade de São Paulo. Bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal Fluminense. Bacharel e licenciado em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Andréia de Freitas Rodrigues, Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil

Restauradora/Conservadora da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Doutora em Artes pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Bacharel em Artes e Design pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Referências

SITES

CENTRO DE PESQUISA E DOCUMENTAÇÃO DE HISTÓRIA CONTEMPOR NEA DO BRASIL. Disponível em: <http://cpdoc.fgv.br/>. Acesso em: 07 nov 2021.

FUNDAÇÃO FERNANDO HENRIQUE CARDOSO. Disponível em: <http://fundacaofhc.org.br/>. Acesso em: 08 nov 2021.

MUSEU DE ASTRONOMIA E CIÊNCIAS AFINS. Disponível em: <http://www.mast.br/>. Acesso em: 07 nov 2021.

BIBLIOGRAFIA

ANDRADE, Ricardo Sodré. Uma nova geração de instrumentos arquivísticos de referência na web: novas possibilidades para as instituições arquivísticas públicas brasileiras. 2010. 87f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação). Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2010.

BELLOTTO, Heloisa Liberalli. Arquivos permanentes: tratamento documental. 4.ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.

BELLOTTO, Heloisa Liberalli. Arquivo e sociedade: políticas e ações voltadas para a educação. In: Arquivo: estudos e reflexões. Belo Horizonte: UFMG, 2014. p.132-143.

BELLOTTO, Heloisa Liberalli. O papel instrumental dos arquivos. In: Arquivo: estudos e reflexões. Belo Horizonte: UFMG, 2014. p.179-185.

BELLOTTO, Heloisa Liberalli. Da gênese à função: o documento de arquivo como informação e testemunho. In: Arquivo: estudos e reflexões. Belo Horizonte: UFMG, 2014. p.334-335.

CAMARGO, Ana Maria de Almeida; GOULART, Silvana. Tempo e circunstância: a abordagem contextual dos arquivos pessoais: procedimentos metodológicos adotados na organização dos documentos de Fernando Henrique Cardoso. São Paulo: Instituto Fernando Henrique Cardoso, 2007.

CAMARGO, Ana Maria de Almeida. Arquivos Pessoais são Arquivos. Revista do Arquivo Público Mineiro, Belo Horizonte, n.2, p.26-39, jul-dez, 2009.

CASTRO, Renan. Arquivos pessoais, disponibilização e acesso na web: o caso do CPDOC. Revista do Arquivo. Ano II, n.4, p.1-14, mar, 2017. Disponível em: <http://www.arquivoestado.sp.gov.br/revista_do_arquivo/04/pdf/CASTRO__R_-_Arquivos_pessoais__disponibilizacao_e_acesso_na_web__o_caso_do_CPDOC.pdf>. Acesso em: 30 dez 2017.

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. Princípios de acesso aos arquivos. Acervo, Rio de Janeiro, v.25, n.2, p.166-177, jul./dez. 2012.

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. Código de ética. Disponível em: <https://www.ica.org/en/ica-code-ethics>. Acesso em: 09 nov 2018.

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. Declaração universal sobre os arquivos. Disponível em: <http://www2.iict.pt/archive/doc/ICA_2010_Universal-Declaration-on-Archives_PT_1_.pdf>. Acesso em: 09 nov 2018.

CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS. Diretrizes Gerais para a Construção de Websites de Instituições Arquivísticas. Disponível em: <http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/images/publicacoes_textos/Diretrizes_Construcao_websites.pdf>. Acesso em: 05 dez 2017.

GIACOMO, Luiz Henrique Souza de. Os sites de instituições arquivísticas e a disponibilização online de seus acervos. 2017. 62f. Monografia (Graduação em Arquivologia). Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.

HEYMANN, Luciana. Indivíduo, memória e resíduos históricos. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol.10, n.19, p.41-60, 1997.

MARIZ, Anna Carla de Almeida. A informação na internet: arquivos públicos brasileiros. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2012.

MUSEU DE ASTRONOMIA E CIÊNCIAS AFINS. Inventários dos arquivos pessoais. Disponível em: <http://site.mast.br/hotsite_acervo_arquivistico/inventarios.html>. Acesso em: 07 nov 2021.

SCHELLENBERG, Theodore. Arquivos Modernos: princípios e técnicas. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.

YEO, Geoffrey. Debates em torno da descrição. In: EASTWOOD, Terry; MACNEIL, Heather (Orgs.). Correntes atuais do pensamento arquivístico. Belo Horizonte: UFMG, 2016. p.135-169.

Downloads

Publicado

2023-02-07

Como Citar

Souza de Giacomo, L. H., & de Freitas Rodrigues, A. (2023). Acesso remoto e o tratamento documental: os sites de instituições arquivísticas e a disponibilização online de seus conjuntos documentais. ÁGORA: Arquivologia Em Debate, 33(66), 1–25. Recuperado de https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/1125

Edição

Seção

Artigos