Ciência de Dados na Graduação em Arquivologia

Autores

Palavras-chave:

Ciência de Dados, Arquivologia, Arquivista, Arquivista de dados, Aprendizagem baseada em problemas

Resumo

Esta pesquisa apresenta um relato de experiência sobre ofertas da disciplina Ciência de Dados na graduação em Arquivologia. Tem como objetivos discutir a importância da disciplina Ciência de Dados para a formação do arquivista, e apresentar uma proposta de disciplina relatando procedimentos pedagógicos adotados em experiências de ofertas de turmas. Possui abordagem qualitativa, natureza aplicada, objetivo exploratório-descritivo, com relato de experiência realizado por observação participante e pesquisa documental. Como resultado, apresenta uma proposta de ementa da disciplina Ciência de Dados, bem como os objetivos, conteúdo, metodologia e bibliografia. Apresenta também a experiência de aplicação da metodologia de ensino-aprendizagem PBL, caracterizada pelo uso de problemas da vida real para estimular o desenvolvimento do pensamento crítico e das habilidades de solução de problemas. Conclui-se que a disciplina Ciência de Dados, modelada para a formação do arquivista, tem grande potencial de contribuição para a sua formação, possibilitando a compreensão de aplicações em outras áreas do conhecimento por meio da integração com alunos de outros cursos, além de fomentar motivação e engajamento do aluno no curso de graduação em Arquivologia.

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Biografia do Autor

Henrique Monteiro Cristovão, Univesidade Federal do Espírito Santo, UFES

Doutor em Ciência da Informação na Universidade de Brasília (UnB) com estágio de pesquisa (Doutorado Sanduíche) no Institute for Human & Machine Cognition (IHMC/EUA). Mestre em Informática na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Bacharel em Matemática Aplicada e Computacional na UFES. Professor Adjunto na UFES no Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) e no Departamento de Arquivologia. Líder do grupo de pesquisa Organização e Recuperação de Conhecimento em Rede (NetKOR), registrado no CNPq. Participa do grupo de pesquisa Observatório da Informação Arquivística Digital. Temas de pesquisa atuais: Organização, representação e recuperação de informação e conhecimento em rede; Interoperabilidade, metadados, ontologias e dados ligados na Web semântica; Ciência de Dados pelo viés da Ciência da Informação com ênfase em processos de análise de redes, descoberta e visualização de conhecimento.

Luciana Itida Ferrari, Univesidade Federal do Espírito Santo, UFES

Doutora em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ) com estágio de pesquisa (Doutorado Sanduíche) no Instituto Gulbenkian de Ciência, em Portugal. Mestre em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Professora Adjunta na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), no Departamento de Arquivologia. Coordena o grupo de pesquisa Observatório da Informação Arquivística Digital e é integrante do grupo de pesquisa Ged/A - Documentos Digitais: Gestão, Curadoria Digital, Preservação, Acesso e Transparência Ativa registrado no CNPq. Temas de pesquisa atuais: Tecnologia da Informação aplicada à Arquivologia, incluindo SIGAD e RDC-Arq; Ciência de Dados, incluindo mineração de dados, inteligência artificial, business intelligence e visualização de resultados; Tecnologias Educacionais.

Margarete Farias de Moraes, Univesidade Federal do Espírito Santo, UFES

Doutora em Educação pela UFES. Mestre em História das Ciências da Saúde pela COC/FIOCRUZ. Bacharel em Arquivologia pela UNIRIO, Licenciatura e Bacharel em História pela UERJ. Estágio pós doutoral pelo Programa de Pós Graduação em Difusão do Conhecimento na UFBA. Professora e pesquisadora do Departamento de Arquivologia da UFES e do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da UFES. Experiência em docência e organização de centros de documentação e gestão de documentos e informações em instituições de saúde, com ênfase no planejamento e gestão arquivísticos. Membro do grupo de pesquisa Observatório da Informação Arquivística Digital. Tenho como campos de investigação a história, a educação e o gerenciamento e tecnologias da informação na área de saúde.

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Publicado

2022-11-01

Como Citar

Monteiro Cristovão, H., Itida Ferrari, L., & Farias de Moraes, M. (2022). Ciência de Dados na Graduação em Arquivologia. ÁGORA: Arquivologia Em Debate, 32(65), 1–21. Recuperado de https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/1141

Edição

Seção

Relato de experiência