Apresentação
Palavras-chave:
Arquivologia, ÁGORAResumo
Dar continuidade a trajetórias iniciadas requer conhecer a importância da história e escolher alternativas para o novo tempo da informação instantânea na tela do computador.
Aceitar desafios, viabilizar sonhos e repensar a Arquivologia, foram verbos que fizeram parte do cotidiano desta Comissão Editorial, que se dispôs, a retomar o trabalho de publicação da ÁGORA, revista da Associação de Amigos do Arquivo Público do Estado de Santa Catarina e a contar com a parceria do Curso de Graduação em Arquivologia da Universidade Federal de Santa Catarina.
Nós, da Comissão Editorial, resolvemos dividir o trabalho com profissionais que formaram o Conselho Consultivo, colaborando, assim, para ampliar o circulo dos envolvidos no trabalho enquanto editores, autores, avaliadores, leitores que compõem essa revista.
Esta edição tem, portanto, dupla função: a de dar continuidade à publicação da ÁGORA, e a de apresentar a produção crítica realizada pelos colegas da Arquivologia; o que reflete, através dos artigos aqui publicados, características de um curso ímpar e híbrido que se configura pela possibilidade de ir e vir, de transitar pelas teorias existentes na contemporaneidade, de apresentar caminhos alternativos no intuito de provocar reflexões, propor diálogos entre a prática e os referenciais teóricos.
Apresentamos à comunidade técnico e científica, o número 42 constituído de um conjunto de sete textos que passaram por uma seleção durante o retorno das atividades de migração da revista (do impresso ao digital) realizado no primeiro semestre de 2011. E o lançamento da ÁGORA no II Seminário de Arquivologia, no Auditório da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina, dia 26 de setembro de 2011.
Os textos recebidos para a edição são de colegas envolvidos com a Arquivologia: Tabela de temporalidade da UFSC em formato eletrônico: otimizando o sistema, de Eliana Maria dos Santos Bahia e Ezmir Dippe Elias; Cultura e cidade: o problema da preservação do patrimônio urbano, de Carlos Eduardo dos Reis; La formación del archivólogo en los estudios de postgrado en Venezuela, de Ana Virginia Tovar Alvarado; Arquivometria de Adilson Luiz Pinto; Gestão da produção documental no Poder Judiciário do Estado do Amazonas, de Erzenildo de Oliveira Freitas; Empreendedor no ambiente da informação, de José Francisco Bernardes e Ursula Blattmann; e, Mapeamento dos arquivos escolares: história, memória e preservação de documentos de Eva Cristina Leite da Silva.
O nosso especial agradecimento ao Diego Abadan em oferecer apoio logístico (hospedagem no servidor) e as bolsistas Leolíbia Luana Linden e Dayane Francielle Balthazar da Cunha pela digitalização, entrada de metadados, conferencia visual, e, a Luiza Helena Goulart da Silva pela capa. Sabemos que para chegar longe precisamos caminhar juntos!
Desejamos uma proveitosa leitura!
Editoras
Ursula Blattmann e Eliana Maria dos Santos Bahia
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o artigo submetido é original, não tendo sido encaminhado à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Declaro, ainda, que uma vez publicado na Ágora - ISSN 0103-3557, Florianópolis, Brasil , editada pelo Curso de Graduação em Arquivologia da Universidade Federal de Santa Catarina, o mesmo não será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à ÁGORA: Arquivologia em debate e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9610, de 19/02/1998).
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS, assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open access to all of it content on the principle that making research freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with increased readership and increased citation of an author's work. For more information on this approach, see the Public Knowledge Project, which has designed this system to improve the scholarly and public quality of research, and which freely distributes the journal system as well as other software to support the open access publishing of scholarly resources. The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
Ágora, ISSN 0103-3557, está licenciada sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.