Mobilidade acadêmica na Universidade Federal de Santa Catarina: relato de experiência

Autores

  • Adriléia Moura Lima Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, Minas Gerais
  • Elizângela do Nascimento Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, Minas Gerais

Palavras-chave:

Mobilidade acadêmica, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Relata a experiência de participar do Projeto Mobilidade Acadêmica da Universidade Federal de Minas Gerias, de Belo Horizonte, e ir estudar um semestre em Florianópolis, na Universidade Federal de Santa Catarina. O período do intercâmbio, o qual tem duração de um semestre letivo, entre agosto  a dezembro de 2011. Coloca-nos em contato com uma cultura bem distinta da nossa realidade, na qual é necessário adequar o ritmo, o estilo dos professores, dos novos colegas.  Permeia a saudade da terra e da família, proporciona quase sempre muitas lágrimas.  Reflexões: permitiu-se sair da zona de conforto em busca de experiências novas marcadas em nossa vida acadêmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriléia Moura Lima, Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, Minas Gerais

Estudante da Universidade Federal de Minas Gerais. Intercâmbio estudantil na Universidade Federal de Santa Catarina nos Cursos de Graduação em Arquivologia e Biblioteconomia.

Elizângela do Nascimento, Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, Minas Gerais

Estudante da Universidade Federal de Minas Gerais. Intercâmbio estudantil na Universidade Federal de Santa Catarina nos Cursos de Graduação em Arquivologia e Biblioteconomia.

Referências

BRASIL. Decreto-Lei nº 1.044 de 21 de outubro de 1969, estabelecido mobilidade –acadêmica. Disponível em: < http://www.ufal.edu.br/ufal/ensino/graduacao/normas/.../decreto_lei_>. Acesso em: 20 nov.2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Programa de Mobilidade estudantil- PME. Disponível em http://prograd.ufvjm.edu.br/programa-de-mobilidade-estudantil-pme.html?start=1>. Acesso em: 20 nov.2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Universidade Federal de Minas Gerias. Pró- Reitoria de Ensino de Graduação. Edital PROGRAD. Disponível em: <http://www2.ufmg.br/prograd/prograd/Pro-Reitoria-de-Graduacao/Estudante/Mobilidade-Academica/Edital-de-inscricao-para-o-Programa-de-Bolsas-de-Mobilidade-Academica-Nacional>. Acesso em: 20 nov.2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Universidade Federal de Minas Gerais. Pró- Reitoria de Ensino de Graduação. Edital PROGRAD n. 039 de 23 de novembro de 2010 processo seletivo para bolsistas do programa andifes/santander de mobilidade acadêmica. Disponível em: <http://www.andifes.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=225&Itemid=93>. Acesso em: 20 nov.2011.

Downloads

Publicado

2012-07-31

Como Citar

Lima, A. M., & Nascimento, E. do. (2012). Mobilidade acadêmica na Universidade Federal de Santa Catarina: relato de experiência. ÁGORA: Arquivologia Em Debate, 22(44), 125–135. Recuperado de https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/403

Edição

Seção

Artigos