Apresentação

Eliana Maria dos Santos Bahia, Ursula Blattmann

Resumo


Editorial da revista v. 22, n. 44 de 2012

APRESENTAÇÃO

Ao comemorarmos o terceiro ano de criação do Curo de Graduação em Arquivologia da Universidade Federal de Santa Catarina, 26 de agosto de 2012, temos a satisfação de compartilhar com a comunidade da Arquivologia o lançamento do volume 22, número 44 de 2012 da revista ÁGORA. Trata-se de marco em restabelecer a pontualidade e a periodicidade do periódico e dar sequência ao fluxo editorial.  

Também celebramos o primeiro ano de vida editorial on-line, no qual percebemos cada vez mais a importância da migração da coleção completa da revista ÁGORA do meio impresso para o mundo digital.

Na presente edição os textos oriundos da reflexão teórica e práxis arquivística proporcionam leituras com as quais novos diálogos são estabelecidos. Os textos e suas autorias refletem o fazer-pensar-saber e certamente revelam as tendências do que se passa entre o ensino, a pesquisa, a extensão acadêmicos e o exercício profissional dos envolvidos com a Arquivologia: O papel instrumental dos arquivos e as qualidades profissionais do arquivista  de Heloísa Liberalli Belloto; A arquivística funcional e sua contribuição para o desenvolvimento de uma disciplina contemporânea           de Natália Bolfarini Tognoli; A preservação da memória imagética do Hospital do Câncer de Londrina: proposta de organização do arquivo fotográfico de Rosane Alvares Lunardelli e Izângela Maria Sansoni Tonello; A segurança dos arquivos universitários e a missão institucional de João Luiz Menezes; O arquivo do escritor Lima Barreto na Biblioteca Nacional – a revelação dos inéditos sobre a escravidão no Brasil       de Cristiano Mello Oliveira; A chegada e o estabelecimento da Companhia de Jesus no Brasil de Carlos Eduardo dos Reis; Mobilidade acadêmica na Universidade Federal de Santa Catarina: relato de experiência de Adriléia Moura Lima e Elizângela do Nascimento; Associação de Amigos do Arquivo Público do Estado de Santa Catarina – AAAP-SC:1985-2012 de Ana Maria Soares; as resenhas Informação para a área de saúde de Eliana Maria dos Santos Bahia, e Arquivologia e os arquivos universitários de Luciane Paula Vital.

A partir desta edição a alteração do nome da revista passa a ser ÁGORA: revista do Arquivo Público do Estado de Santa Catarina & Curso de Graduação em Arquivologia da Universidade Federal de Santa Catarina. A mudança ocorre devido ao término da Associação dos Amigos do Arquivo Público do Estado de Santa Catarina - AAAPSC, evento público realizado em 09 de agosto de 2012. Cabe destacar a importância da respectiva Associação em prol da memória arquivística e a preservação do patrimônio cultural do estado de Santa Catarina no sentido de publicar revista ÁGORA e promover o Encontro Catarinense de Arquivos registrados nos anais entre os anos de 1985-2012.

Queremos efetuar um agradecimento notório aos colegas do Arquivo Público do Estado de Santa Catarina, pela confiança na parceria realizada com o Curso de Graduação em Arquivologia da Universidade Federal de Santa Catarina. O nosso maior desejo é dar continuidade na existência da ÁGORA no sentido em ser uma das bases da Arquivologia em Santa Catarina.

Para a ininterrupção da Revista ÁGORA sabemos que fluxo de editoração envolve diversos atores, isto é, temos os autores de textos, os avaliadores, o conselho editorial, a comissão editorial, técnica e científica, os revisores, capista e principalmente os leitores partícipes de histórias de vidas. Portanto, esperamos a manifestação das leituras e submissão de textos para dar longa vida a nossa ÁGORA.

Ilha de Santa Catarina, 27 de agosto de 2012.

Eliana Maria dos Santos Bahia       e     Ursula Blattmann   bahia@cin.ufsc.br                             ursula@ced.ufsc.br

Coordenadoras do Curso de Graduação em Arquivologia da

Universidade Federal de Santa Catarina

Editoras da ÁGORA v. 22, n. 44 de 2012.


Palavras-chave


Revista ÁGORA; Associação dos Amigos do Arquivo Público de Santa Catarina

Texto completo:

PDF/A

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2014 ÁGORA ISSN 0103-3557



ÁGORA: Arquivologia em debate
Universidade Federal de Santa Catarina, ISSN 0103-3557, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Licença Creative Commons Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Apoio técnico de Lepidus Tecnologia