Perfil dos usuários e indicadores das pesquisas do Arquivo Público do Estado de Santa Catarina em 2011
Palavras-chave:
Arquivo Público – Estudo de usuário, Estudo de uso – Acervo, Arquivo Público do Estado de Santa CatarinaResumo
Apresenta o perfil dos pesquisadores e os indicadores das pesquisas realizadas no Arquivo Público do Estado de Santa Catarina – APESC no ano de 2011, de modo a contribuir com o estudo na área de arquivologia no Brasil. Comenta que o monitoramento periódico dos usuários de arquivo, da quantidade de documentos pesquisados em determinados fundos e a mensuração do grau de satisfação dos serviços oferecidos pela instituição são importantes, pois as informações coletadas, analisadas e interpretadas auxiliam no desenvolvimento das atividades das outras Supervisões do Arquivo Público e favorecem a democratização das fontes de informação para outros usuários de áreas afins. A coleta de dados foi extraída do Cadastro do Pesquisador, do Registro de Consulta e da Pesquisa de Qualidade do Atendimento. Exibe a análise dos resultados do tipo de pesquisa, da quantidade de documentos pesquisados, da tipologia documental, da unidade federativa, da profissão, da formação e da pesquisa de qualidade do atendimento. Descreve o que os pesquisadores estão pesquisando no Arquivo Público, como sendo importante para a divulgação do acervo e da instituição. Considera que as informações obtidas são importantes para o planejamento das atividades do Arquivo, principalmente no que se refere à produção de instrumentos de pesquisa, políticas de conservação e restauração dos documentos e melhoria na qualidade do atendimento.
Downloads
Referências
COSTA, Luciana Ferreira da; SILVA, Alan Curcino Pedreira da; RAMALHO, Francisca Arruda. Para além dos estudos de uso da informação arquivística: a questão da acessibilidade. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 39, n. 2, p.129-143, maio/ago., 2010.
FIGUEIREDO, Nice Menezes de. Estudos de uso e usuários da informação. Brasília: IBICT, 1994. 154 p.
GALVINO, Cláudio César Temóteo. Estudo de usuários do Arquivo Público Estadual Jordão Emerenciano. Recife, 2006. Disponível em: <http://rabci.org/rabci/sites/default/files/EstUsuApeje.pdf>. Acesso em: 01 ago. 2012.
KURTZ, Clara Marli Scherer. O usuário do Arquivo Nacional e o seu relacionamento com os serviços oferecidos para a satisfação de suas necessidades de informação. Rio de Janeiro: UFRJ, 1990. 215 p.
SÁ, Ivone Pereira De. A face oculta da interface: serviços de informação arquivística na web centrados no usuário. 2005. 136 f. Dissertação (Mestrado) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, Rio de Janeiro, 2005. Disponível em: . Acesso em: 15 jul. 2012.
SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Administração. Diretoria da Imprensa Oficial e Editora de Santa Catarina/Arquivo Público. Arquivo Público: 50 anos preservando a história de Santa Catarina. 2 ed. rev. Florianópolis: DIOESC, 2012. 70 p.
VERGUEIRO, Waldomiro de Castro Santos. Desenvolvimento de coleções. São Paulo: Polis, APB, 1989. 96 p.
VERGUEIRO, Waldomiro de Castro Santos. Estudos de uso e de usuários como instrumentos para diminuição da incerteza bibliográfica. Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG, Belo Horizonte, v. 1, n. 17, p. 104-118, mar. 1988.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o artigo submetido é original, não tendo sido encaminhado à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Declaro, ainda, que uma vez publicado na Ágora - ISSN 0103-3557, Florianópolis, Brasil , editada pelo Curso de Graduação em Arquivologia da Universidade Federal de Santa Catarina, o mesmo não será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à ÁGORA: Arquivologia em debate e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9610, de 19/02/1998).
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS, assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open access to all of it content on the principle that making research freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with increased readership and increased citation of an author's work. For more information on this approach, see the Public Knowledge Project, which has designed this system to improve the scholarly and public quality of research, and which freely distributes the journal system as well as other software to support the open access publishing of scholarly resources. The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
Ágora, ISSN 0103-3557, está licenciada sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.