Segurança de acervo em arquivos históricos

Eliana Maria dos Santos Bahia, João Luiz Menezes

Resumo


Apresenta o Projeto de Extensão desenvolvido no Laboratório de Conservação e Preservação de Documentos – LABCON da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Visa analisar os principais agentes de segurança e os riscos a que está exposto em Segurança de  Acervo  em Arquivo Histórico, no sentido de estabelecer uma Política de Segurança, Preservação e Conservação do gerenciamento destes documentos. Analisa-se também a interação, aliada à Política Documental, por meio de literatura, facilitando as avaliações do acervo  no presente Arquivo. Relatam-se resultados alcançados no tratamento do acervo, realizado no primeiro semestre de  2012, com a participação dos alunos do Curso de  Arquivologia da Universidade Federal de Santa Catarina nas ações, aulas práticas/teóricas de preservação, conservação, transcrição paleográfica e política de  segurança em acervo.  Reflexão aponta a importância do arquivista curador para acervos, a fim de adquirir conhecimento técnico referente à área de preservação, conservação e segurança, de modo a propiciar meios para gerenciamento do acervo sob sua custódia.

Palavras-chave


Política de segurança de acervo; Política de Preservação; Conservação; Transcrição paleográfica

Texto completo:

PDF/A

Referências


ARQUIVO NACIONAL. Gestão de documentos : conceitos e procedimentos básicos. Rio de Janeiro, 1995. (Publicação Técnicas, 47).

BARRÀN, A. C. de, et al. Gestíon de documentos del sector público desde uma perspectiva archivística. 2004. Disponível em:

CABRAL, Maria Luisa. Amanhã é sempre longe: crônicas de P&C. Lisboa: Gabinete de Estudos, 2005.

CHAGAS, Magda Teixeira; BAHIA, Eliana Maria dos Santos. Desenvolvimento, conservação e recuperação das coleções. Florianópolis :CIN/CED/UFSC, 2010.

FARGE, Arlette. O sabor do Arquivo.São Paulo : USP, 2009. p.59-60.

FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL. (Brasil). Diretrizes de Preservação na Fundação Biblioteca Nacional [on line]. 2006, p.1. Disponível em:

MACNEIL, H. Trusting records: legal, historical and diplomatic perspectives. Dordrecht: Kluwer Academic, 2000.

OLIVEIRA, Lucia Maria Velloso de. Descrição e pesquisa: reflexões em torno dos arquivos pessoais. Rio de Janeiro : Móbile, 2012.

SPINELLI JÚNIOR, Jayme. Guia de preservação e segurança da Biblioteca Nacional Brasil [on line]. 2009. 126.f. Dissertação (Mestrado em Bens Culturais e Projetos Sociais) - Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2009, p.55. Disponível . Acesso em: 15 maio 2012.


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2014 ÁGORA ISSN 0103-3557



ÁGORA: Arquivologia em debate
Universidade Federal de Santa Catarina, ISSN 0103-3557, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Licença Creative Commons Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Apoio técnico de Lepidus Tecnologia