Segurança de acervo em arquivos históricos

Autores

  • Eliana Maria dos Santos Bahia Departamento de Ciência da Informação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis
  • João Luiz Menezes Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Política de segurança de acervo, Política de Preservação, Conservação, Transcrição paleográfica

Resumo

Apresenta o Projeto de Extensão desenvolvido no Laboratório de Conservação e Preservação de Documentos – LABCON da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Visa analisar os principais agentes de segurança e os riscos a que está exposto em Segurança de  Acervo  em Arquivo Histórico, no sentido de estabelecer uma Política de Segurança, Preservação e Conservação do gerenciamento destes documentos. Analisa-se também a interação, aliada à Política Documental, por meio de literatura, facilitando as avaliações do acervo  no presente Arquivo. Relatam-se resultados alcançados no tratamento do acervo, realizado no primeiro semestre de  2012, com a participação dos alunos do Curso de  Arquivologia da Universidade Federal de Santa Catarina nas ações, aulas práticas/teóricas de preservação, conservação, transcrição paleográfica e política de  segurança em acervo.  Reflexão aponta a importância do arquivista curador para acervos, a fim de adquirir conhecimento técnico referente à área de preservação, conservação e segurança, de modo a propiciar meios para gerenciamento do acervo sob sua custódia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliana Maria dos Santos Bahia, Departamento de Ciência da Informação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis

Professora no Curso de Graduação em Arquivologia

da Universidade Federal de Santa Catarina

João Luiz Menezes, Universidade Federal de Goiás

Doutorando na Universidade de Salamanca – Espanha

Arquivista na Universidade Federal de Goiás

Referências

ARQUIVO NACIONAL. Gestão de documentos : conceitos e procedimentos básicos. Rio de Janeiro, 1995. (Publicação Técnicas, 47).

BARRÀN, A. C. de, et al. Gestíon de documentos del sector público desde uma perspectiva archivística. 2004. Disponível em: <http://www.irmt.org/dowanloadlist/education.html. Acesso em: 10 maio 2012.

CABRAL, Maria Luisa. Amanhã é sempre longe: crônicas de P&C. Lisboa: Gabinete de Estudos, 2005.

CHAGAS, Magda Teixeira; BAHIA, Eliana Maria dos Santos. Desenvolvimento, conservação e recuperação das coleções. Florianópolis :CIN/CED/UFSC, 2010.

FARGE, Arlette. O sabor do Arquivo.São Paulo : USP, 2009. p.59-60.

FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL. (Brasil). Diretrizes de Preservação na Fundação Biblioteca Nacional [on line]. 2006, p.1. Disponível em: <http://www.bn.br/portal/arquivos/pdf/Diretrizes.pdf>

MACNEIL, H. Trusting records: legal, historical and diplomatic perspectives. Dordrecht: Kluwer Academic, 2000.

OLIVEIRA, Lucia Maria Velloso de. Descrição e pesquisa: reflexões em torno dos arquivos pessoais. Rio de Janeiro : Móbile, 2012.

SPINELLI JÚNIOR, Jayme. Guia de preservação e segurança da Biblioteca Nacional Brasil [on line]. 2009. 126.f. Dissertação (Mestrado em Bens Culturais e Projetos Sociais) - Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2009, p.55. Disponível <http://virtualbib.fgv.br/dspace/handle/10438/2703.> . Acesso em: 15 maio 2012.

Downloads

Publicado

2012-09-14

Como Citar

Bahia, E. M. dos S., & Menezes, J. L. (2012). Segurança de acervo em arquivos históricos. ÁGORA: Arquivologia Em Debate, 22(45), 31–45. Recuperado de https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/419

Edição

Seção

Artigos