Apresentação

Eliana Maria dos Santos Bahia, Ursula Blattmann

Resumo


Prezado leitor,

Este é um editorial diferente. Diferente por ser um editorial de despedida da Revista ÁGORA  e de boas vindas à nova  equipe que dará continuidade a este projeto bem sucedido.

No primeiro ano de 2011,  assumíamos a Revista ÁGORA, no qual resgatamos a versão da edição impressa e passa a vivenciar sua presença no ambiente digital on-line. Nos respectivos editoriais de apresentação, v.21, n.42, e n. 43 de 2011; e no v.22, n. 44 de 2012, nós, Eliana Maria dos Santos Bahia e Ursula Blattmann, vislumbrávamos o imenso desafio e gratificante futuro para a Arquivologia catarinense e nacional.

Partimos de um sonho acalentado por um empreendedorismo na área da Arquivologia: projeto construído por algumas mãos que doaram tempo e muito empenho para viabilizar  nossa Ágora: Revista do Arquivo Público do Estado de Santa Catarina &  Curso de  Arquivologia da UFSC.

Trata-se de uma parceira com o Núcleo de Pesquisas e Estudos em Arquivos Contemporâneos e do Instituto de Pesquisas Biblion, de colegas docentes e discentes do Curso de Graduação em Arquivologia da Universidade Federal de Santa Catarina.

O fio condutor pautado na necessidade de reestruturação, adaptação e assumir mudanças gradativas para dar continuidade aos passos de outros que enriqueceram nossa história. Mudanças realizadas por uma equipe que foi se construindo e se solidificando a cada número, alterações necessárias realizadas na política dos conteúdos, de indexação e até mesmo na diagramação. Entre os frutos colhidos estão a indexação nacional e internacional nas bases de dados almejadas: Catálogo coletivo de Biblioteca na Alemanha conhecida como EZB; Google Scholar; LATINDEX (México); LivRe! (Brasil); Public  Knowledge Project PKP (Canadá);  e na coleção SUMÁRIO.ORG (Brasil).

Uma vitória compartilhada, mais uma vez, entre a equipe editorial e a Arquivologia Catarinense!

Uma nova etapa se inicia cumprido o fluxo da renovação no projeto realizado. Retiro-me do cenário para dar continuidade a formação acadêmica (doutoramento na Universidade Carlos III – Madri – Espanha), e ter a satisfação da nova equipe assumir a Revista. Esses profissionais estarão sob a coordenação da Profa. Dra. Ursula Blattmann, que assinará os Editoriais, cujo o desafio motivador é dar visibilidade, continuidade com qualidade e pontualidade na periodicidade da Revista Ágora.

Portanto, o que pode parecer um editorial de despedida, é, na verdade, um editorial que anuncia renovação e que convida você, leitor amigo, que tem nos acompanhado, a continuar desfrutando e prestigiando nossa Revista. Convidamos a enviarem seus textos originais para nossa publicação.

Não poderíamos encerrar este Editorial sem os agradecimentos à equipe de avaliadores, ao conselho editorial, a comissão editorial, técnica e científica pela grata parceria, e a todos os que estiveram conosco neste período.

Agradecimento especial a toda equipe do Arquivo Público do Estado de Santa Catarina pelo profissionalismo, apoio e parcerias realizadas.  

Desejamos uma leitura proveitosa! 

Ilha de Santa Catarina, 20 de agosto de 2012

Eliana Maria dos Santos Bahia    e   Ursula Blattmann

bahia@cin.ufsc.br                            ursula@ced.ufsc.br

Coordenadoras do Curso de Graduação em Arquivologia da

Universidade Federal de Santa Catarina

Editoras da ÁGORA, v. 22, n. 45 de 2012.


Palavras-chave


Arquivologia

Texto completo:

PDF/A

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2014 ÁGORA ISSN 0103-3557



ÁGORA: Arquivologia em debate
Universidade Federal de Santa Catarina, ISSN 0103-3557, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Licença Creative Commons Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Apoio técnico de Lepidus Tecnologia