Patrimônio cultural, patrimônio documental: o fundo Promoart do CNFCP/IPHAN

Autores

  • Miriane da Costa Peregrino UERJ

Palavras-chave:

Artesanato Tradicional, Patrimônio Documental, Patrimônio Imaterial, Documento Eletrônico

Resumo

O patrimônio documental é uma das categorias do patrimônio cultural, mas é uma categoria transversal a todas as demais e isto é evidenciado quando lidamos com a fixação, através de registros documentais, do patrimônio imaterial seja arquivístico, bibliográfico e/ou museológico. O presente artigo baseia-se em atividades desenvolvidas no CNFCP/IPHAN em convênio com a Unesco, para estudo e proposta de organização do Fundo Programa de Promoção do Artesanato de Tradição Cultural (Promoart), no projeto “Difusão e Ampliação da Política de Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial”, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miriane da Costa Peregrino, UERJ

Mestre e especialista em Literatura Brasileira pela UERJ. Consultora Unesco no CNFCP/Iphan (2012).

Referências

ARQUIVO NACIONAL. Dicionário brasileiro de terminologia arquivística. Publicações Técnicas: n. 51, Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005.

ARQUIVO NACIONAL. Identificação de documentos em arquivos públicos. Publicações técnicas 37. Rio de Janeiro, 1985.

BELLOTTO, Heloisa Liberalli. Arquivos permanentes. Tratamento documental. Segunda edição revista e ampliada. Rio de Janeiro: FGV, 2004.

CADERNOS DE PESQUISA E DOCUMENTAÇÃO DO IPHAN. Programa de Gestão Documental do IPHAN, n. 5, Rio de Janeiro: COPEDOC, 2008.

CNFCP/IPHAN. Relatório de Atividades. 2009. Rio de Janeiro, 2009. Disponível em: .

CONSELHO NACIONAL DE ARQUINOS (Brasil). Classificação, temporalidade e destinação de documentos de arquivo relativos à atividades-meio da administração pública. Rio de Janeiro: CONARQ, 2001.

CONSELHO NACIONAL DE ARQUINOS. NOBRADE – Norma Brasileira de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: CONARQ, 2006.

CONSELHO NACIONAL DE ARQUINOS. e-ARQ Brasil: Modelo de requisitos para sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos. Rio de Janeiro: CONARQ, 2006.

COUTURE, Carol; ROUSSEAU, Jean-Yves. Os fundamentos da disciplina arquivística. Lisboa: Dom Quixote, 1998.

DUCHEIN, Michel. O respeito aos fundos em arquivística: princípios teóricos e problemas práticos. Arquivo e Administração. Rio de Janeiro, v.10-14, n.1, p. 14-33, abr. 1982, ago. 1986.

DURANTI, Luciana. The InterPARES Project. Vancouver: Unv. Of British Columbia, 2000.

JARDIM, J. M. Prefácio. In: MELLO, Maria Lúcia H. L. de. O Arquivo Histórico e Institucional da Fundação Casa de Rui Barbosa. Rio de Janeiro: FCRB, 1997.

LOPEZ, A. P. Ancona. Como descrever documentos de arquivo: elaboração de instrumentos de pesquisa. São Paulo: Arquivo do Estado, 2002.

MINISTÉRIO DA CULTURA (Brasil). Metas do Plano Nacional de Cultura. 2011.

PEREGRINO, Miriane. Cenário de conflitos: disputas no campo da cultura (1970-1979), Cadernos de Iniciação Científica. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 2009.

PEREGRINO, Miriane . Planejamento Anual de Atividades: Programa de Especialização em Patrimônio do IPHAN. Rio de Janeiro: PEP/IPHAN, 2010.

PEREGRINO, Miriane . SPHAN/Pró-Memória: abertura política e novos rumos para a preservação do patrimônio nacional. Revista Confluências Culturais, v. 1, n. 1, Joinville/SC, setembro de 2012. p. 85-100. Disponível em: <http://periodicos.univille.br/index.php/RCC/article/view/357/ 239>. Acesso em: 28 out. 2013.

RONDINELLI, Rosely Curi. Gerenciamento arquivístico de documentos eletrônicos: uma abordagem teórica da diplomática arquivística contemporânea. Rio de Janeiro: FGV, 2002.

UNESCO. Recomendação sobre a salvaguarda da cultura tradicional e popular. 1989.

UNESCO. Programa Memória do Mundo: Diretrizes para salvaguarda do patrimônio documental. 2002.

UNESCO. Guidelines for the preservation of digital heritage. 2003.

UNESCO. Carta para a Preservação do Patrimônio Digital da UNESCO. 2005.

Downloads

Publicado

2013-12-20

Como Citar

Peregrino, M. da C. (2013). Patrimônio cultural, patrimônio documental: o fundo Promoart do CNFCP/IPHAN. ÁGORA: Arquivologia Em Debate, 23(47), 57–78. Recuperado de https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/444

Edição

Seção

Artigos