Apresentação da Revista Ágora, v. 23, n. 47 de 2013

Ursula Blattmann, Juliana Fachin

Resumo


APRESENTAÇÃO

 

A edição de nossa revista ÁGORA é o resultado de diversas histórias de nossos colaboradores. Acompanhamos com entusiasmo, dedicação e carinho o encaminhamento dos originais, sua leitura em primeira mão e a escolha de avaliadores. Cada texto requer considerações e fortalece a rede de relações no vivenciar a teia global.

O recebimento das avaliações, o encaminhamento a cada autor e por vezes co-autores das críticas e sugestões, o trâmite dos textos proporcionam o aprendizado e amplia a compreensão na área da arquivologia. Por fim, a revisão dos textos, a diagramação e a verificação das citações e das referências possibilitam a conversação entre autores, textos consagrados, clássicos publicados em outros idiomas e novas fontes de informação incorporadas para ampliar horizontes e olhares.

O pensar-fazer-saber requer o trabalho de leitura criteriosa, a organização técnica e científica, cuidados com encaminhamentos entre as correpondências efetuadas e principalmente respeitando as diferenças de cada qual (autor – avaliador – editor – revisor – bibliotecário – indexador – diagramador – leitor) envolvido nesse grande tear. Ao finalizar uma edição eis a alegria em tornar público os originais. Agradecemos a todos pela paciência e persistência durante a trajetória pois vale a pena cada movimento.

A edição volume 23, número 47 de 2013 apresenta os artigos: O documento e seus agenciamentos institucionais: a construção do tombamento patrimonial da casa de Prudente de Moraes, de Maira Cristina Grigoleto e Eduardo Ismael Murguia; Documentos audiovisuais são arquivos? Reflexões a partir de conceitos clássicos e contemporâneos, de Luiz Antonio Santana da Silva e Telma Campanha de Carvalho Madio; Patrimônio cultural, patrimônio documental: o fundo Promoart do CNFCP/IPHAN, de Miriane da Costa Peregrino; O valor da informação arquivística na sociedade do conhecimento: a linha tênue entre o estado e o cidadão, de Ana Paula Alves Soares; O fluxo de informação nas instituições hospitalares e a gestão de documentos, de Marli Batista Fidelis, Josival Soares Ferreira, e Maria José Cordeiro de Lima; O discurso médico sobre a morte em atestados de óbito, de Fernanda Kieling Pedrazzi; Escritas de Si e Memória Social: O Arquivo Pessoal de Coriolano Benício, de João Paulo Borges da Silveira; A produção documental orgânica em pequenas empresas do setor varejista de Marília / São Paulo, de Mariana Lousada; O documento histórico como fonte de preservação da memória, de Deneide Teresinha de Carli; Preservação de Acervos Micrográficos: Um Enfoque no Laboratório de Reprografia da Universidade Federal de Santa Maria, de Camila Anibale Perlin, Carlos Blaya Perez; e a resenha Pela mudança da lei de direito autoral brasileira, de Viviany Cardoso Jacob.

Reconhecemos publicamente os esforços dos colegas do Arquivo Público do Estado de Santa Catarina e do Curso de Graduação em Arquivologia da Universidade Federal de Santa Catarina pelo apoio e cooperação no sentido do trabalho colaborativo entre nossas duas instituições em dar continuidade a revista ÁGORA. Em especial agradecemos ao Diego Abadan por hospedar nossa revista no Sistema de Periódicos em Nuvens (http://periodicos.emnuvens.com.br/ ) e realizar a manutenção do respectivo sistema. Na presente edição tivemos a colaboração do bibliotecário e mestrando no Programa de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina Orestes Trevisol Neto em efetuar a revisão das citações e referências bibliográficas e Viviany Cardoso Jacob na diagramação.

Desejamos leituras proveitosas e um próspero 2014!

 Ilha de Santa Catarina, 20 de dezembro de 2013.

 

Ursula Blattmann                 Juliana Fachin

ursula.blattmann@ufsc.br - julianafachin@gmail.com

Editora Chefe                      Editora Assistente

 Universidade Federal de Santa Catarina

Editoras da ÁGORA, v. 23, n. 47 de 2013.

 


Palavras-chave


Arquivologia

Texto completo:

PDF/A

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2014 ÁGORA ISSN 0103-3557



ÁGORA: Arquivologia em debate
Universidade Federal de Santa Catarina, ISSN 0103-3557, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Licença Creative Commons Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Apoio técnico de Lepidus Tecnologia