Processamento técnico e transcrição paleográfica de documentos permanentes do arquivo público do Estado de Santa Catarina

Camila Schwinden Lehmkuhl, Luiza Morgana Klueger Souza

Resumo


Este artigo descreve as atividades desenvolvidas durante o Estágio Obrigatório II, do curso de Arquivologia da Universidade Federal de Santa Catarina, realizado no Arquivo Público do Estado de Santa Catarina, que teve como objetivo compreender as atividades realizadas na Supervisão de Processamento Técnico, da Gerência de Recuperação Documental do Arquivo Público, a partir da realização das atividades de paginação, identificação, registro, etiquetagem e guarda dos documentos, e transcrição paleográfica de documentos. Essas atividades foram realizadas com o auxílio de obras técnicas da área e compreendem às atividades de processamento técnico, as quais passam os documentos de caráter permanente do Arquivo Público. Como produto final deste estágio foi elaborado um instrumento de pesquisa, a partir da atividade de descrição, com a transcrição paleográfica de um volume de documentos datados de 1890. Esse instrumento de pesquisa contém a transcrição paleográfica dos documentos em sua totalidade, de forma corrida; resumos descrevendo o conteúdo de cada documento; e um índice remissivo.

 


Palavras-chave


Arquivo Público do Estado de Santa Catarina; Processamento Técnico; Transcrição Paleográfica; Instrumento de Pesquisa; Arquivo permanente

Texto completo:

PDF/A

Referências


ARQUIVO NACIONAL. Dicionário brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005. 230p. Disponível em:. Acesso em: 22 out. 2013.

BERWANGER, Ana Regina; LEAL, João Eurípedes Franklin. Noções de paleografia e de diplomática. 4. ed. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2012.

FLEXOR, Maria Helena Ochi. Abreviaturas: manuscritos dos séculos XVI ao XIX. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2008.

SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO. Arquivo Público. Disponível em: . Acesso em: 22 out. 2013.


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2014 ÁGORA ISSN 0103-3557



ÁGORA: Arquivologia em debate
Universidade Federal de Santa Catarina, ISSN 0103-3557, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Licença Creative Commons Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Apoio técnico de Lepidus Tecnologia