A Biblioteca pública de Santa Catarina como um lugar de práticas culturais - entre documentos e falas

Gisela Eggert Steindel, Luciane Gonçalves Toledo

Resumo


 

A pesquisa tratou de apreender dos funcionários da Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina sua percepção em trabalhar numa instituição pública estadual de leitura. A investigação, ancorada nos estudos culturais, constitui-se de um estudo descritivo quanti–qualitativo tendo, para os dados de pesquisa, fontes documentais, relatórios da biblioteca com corte temporal entre 1980 e 2008, aplicação de um questionário a funcionários. O exame dos relatórios mostrou a potencialidade não só histórica desse tipo de documento, produzido ao longo do tempo pelos administradores dessa biblioteca, como também se revelou uma ferramenta de gestão do passado com vista ao presente e de um olhar para o amanhã de uma instituição de leitura. A manifestação dos funcionários a respeito de trabalhar nela, evidenciou uma expressão de subjetividades e projetos de vida de cada qual. 



Palavras-chave


História do Livro - Biblioteca Pública Contemporânea; Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina – Relatórios Administrativos (1980-2008); Biblioteca Pública – Representação (funcionários); Biblioteca Pública – Práticas culturais

Texto completo:

PDF/A

Referências


AMIN, Esperidião. A vez do pequeno: uma experiência do governo. 2. ed. Florianópolis: Casa Civil, 1986.

AMIN, Esperidião. Carta dos catarinenses - Santa Catarina: um compromisso com o futuro. Florianópolis: IOESC, 1982.

CORRÊA, Carlos Humberto P. História da cultura catarinense: o estado e as idéias. Florianópolis : Ed. UFSC; co-edição Diário Catarinense, 1997. p. 19-45.

EGGERT-STEINDEL, Gisela. Dos espaços de leitura à constituição da instituição de leitura pública – conformação da biblioteca municipal de Jaraguá do Sul (SC): discursos e percursos (1937-1983). Tese. Programa de Pós-Graduação em Educação/FEUSP. São Paulo, 2005.

EGGERT-STEINDEL, Gisela; CISNE, Caroline Santos de. Relatório de pesquisa. Uma instituição de leitura no Planalto Norte Catarinense: a Sociedade Literária São Bento. Florianópolis: UDESC/ PROBIC, 2007. Disponível em:

. Acesso em: 18 jul. 2011.

IFLA/UNESCO. Manifesto da IFLA/ UNESCO para bibliotecas públicas. 1994. Disponível em: . Acesso em: 20 abr. 2011.

KLEINUBING, Vilson; MATTOS, Fernando Marcondes de. Plano 90: metas de governo para o quadriênio 87/90. [Florianopolis ?]: [s.n.], [1986].

KLEINUBING, Vilson; REIS, Antonio Carlos Konder. Plano sim: para viver melhor em Santa Catarina. Florianópolis: [s.n.], 1990.

MACHADO, César Canto. Biblioteca Publica de Santa Catarina: 153 anos de História. Florianópolis: Insular, 2007.

MELLO, Mauro Pereira de. A biblioteca de todos nós: Biblioteca Pública de São Bernardo do Campo: 50 anos de informação e cultura. 1. ed. São Paulo: Journey Comunicações, 2008.

NÓVOA, António (Org.). Vidas de Professores. Porto: Porto Editora, 2007.

PEREIRA, M. V. A estética da professoralidade: um estudo interdisciplinar sobre a subjetividade do professor. São Paulo: PUC, 1996.

SANTA CATARINA. GOVERNADOR, 1979-1983. Plano de ação: governo do Estado de Santa Catarina. Florianópolis: [s.n.], 1979.

SANTA CATARINA. Gabinete de Planejamento e Coordenação Geral; FORTES, Otavio Franco. Política de desenvolvimento regional e urbano para Santa Catarina. Florianópolis: IOESC, [s.n.], 1981.

SANTA CATARINA. História: governadores. Governadores do estado de Santa Catarina a partir de 1983, eleitos por voto direto. 2010. Disponível em: . Acesso em: 20 nov. 2010.

SANTA CATARINA. Santa Catarina: Estado vencedor: plano de governo. Florianópolis, SC: [s.n.], 1999.

SANTA CATARINA. Plano catarinense de desenvolvimento: SC 2015. Florianópolis: SPG, [2006].


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2014 ÁGORA ISSN 0103-3557



ÁGORA: Arquivologia em debate
Universidade Federal de Santa Catarina, ISSN 0103-3557, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Licença Creative Commons Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Apoio técnico de Lepidus Tecnologia