A Biblioteca pública de Santa Catarina como um lugar de práticas culturais - entre documentos e falas

Autores

  • Gisela Eggert Steindel Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Luciane Gonçalves Toledo

Palavras-chave:

História do Livro - Biblioteca Pública Contemporânea, Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina – Relatórios Administrativos (1980-2008), Biblioteca Pública – Representação (funcionários), Biblioteca Pública – Práticas culturais

Resumo

 

A pesquisa tratou de apreender dos funcionários da Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina sua percepção em trabalhar numa instituição pública estadual de leitura. A investigação, ancorada nos estudos culturais, constitui-se de um estudo descritivo quanti–qualitativo tendo, para os dados de pesquisa, fontes documentais, relatórios da biblioteca com corte temporal entre 1980 e 2008, aplicação de um questionário a funcionários. O exame dos relatórios mostrou a potencialidade não só histórica desse tipo de documento, produzido ao longo do tempo pelos administradores dessa biblioteca, como também se revelou uma ferramenta de gestão do passado com vista ao presente e de um olhar para o amanhã de uma instituição de leitura. A manifestação dos funcionários a respeito de trabalhar nela, evidenciou uma expressão de subjetividades e projetos de vida de cada qual. 


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gisela Eggert Steindel, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Professora do Departamento de Biblioteconomia e Gestão da Informação. Atua na graduação e pós-graduação.

Luciane Gonçalves Toledo

Bacharel em biblioteconomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Referências

AMIN, Esperidião. A vez do pequeno: uma experiência do governo. 2. ed. Florianópolis: Casa Civil, 1986.

AMIN, Esperidião. Carta dos catarinenses - Santa Catarina: um compromisso com o futuro. Florianópolis: IOESC, 1982.

CORRÊA, Carlos Humberto P. História da cultura catarinense: o estado e as idéias. Florianópolis : Ed. UFSC; co-edição Diário Catarinense, 1997. p. 19-45.

EGGERT-STEINDEL, Gisela. Dos espaços de leitura à constituição da instituição de leitura pública – conformação da biblioteca municipal de Jaraguá do Sul (SC): discursos e percursos (1937-1983). Tese. Programa de Pós-Graduação em Educação/FEUSP. São Paulo, 2005.

EGGERT-STEINDEL, Gisela; CISNE, Caroline Santos de. Relatório de pesquisa. Uma instituição de leitura no Planalto Norte Catarinense: a Sociedade Literária São Bento. Florianópolis: UDESC/ PROBIC, 2007. Disponível em:

<http://www.alquimidia.org/fcc4>. Acesso em: 18 jul. 2011.

IFLA/UNESCO. Manifesto da IFLA/ UNESCO para bibliotecas públicas. 1994. Disponível em: <http://archive.ifla.org/VII/s8/unesco/port.htm>. Acesso em: 20 abr. 2011.

KLEINUBING, Vilson; MATTOS, Fernando Marcondes de. Plano 90: metas de governo para o quadriênio 87/90. [Florianopolis ?]: [s.n.], [1986].

KLEINUBING, Vilson; REIS, Antonio Carlos Konder. Plano sim: para viver melhor em Santa Catarina. Florianópolis: [s.n.], 1990.

MACHADO, César Canto. Biblioteca Publica de Santa Catarina: 153 anos de História. Florianópolis: Insular, 2007.

MELLO, Mauro Pereira de. A biblioteca de todos nós: Biblioteca Pública de São Bernardo do Campo: 50 anos de informação e cultura. 1. ed. São Paulo: Journey Comunicações, 2008.

NÓVOA, António (Org.). Vidas de Professores. Porto: Porto Editora, 2007.

PEREIRA, M. V. A estética da professoralidade: um estudo interdisciplinar sobre a subjetividade do professor. São Paulo: PUC, 1996.

SANTA CATARINA. GOVERNADOR, 1979-1983. Plano de ação: governo do Estado de Santa Catarina. Florianópolis: [s.n.], 1979.

SANTA CATARINA. Gabinete de Planejamento e Coordenação Geral; FORTES, Otavio Franco. Política de desenvolvimento regional e urbano para Santa Catarina. Florianópolis: IOESC, [s.n.], 1981.

SANTA CATARINA. História: governadores. Governadores do estado de Santa Catarina a partir de 1983, eleitos por voto direto. 2010. Disponível em: <http://www.sc.gov.br/conteudo/santacatarina/historia/paginas/governadores.html>. Acesso em: 20 nov. 2010.

SANTA CATARINA. Santa Catarina: Estado vencedor: plano de governo. Florianópolis, SC: [s.n.], 1999.

SANTA CATARINA. Plano catarinense de desenvolvimento: SC 2015. Florianópolis: SPG, [2006].

Downloads

Publicado

2014-03-21

Como Citar

Steindel, G. E., & Toledo, L. G. (2014). A Biblioteca pública de Santa Catarina como um lugar de práticas culturais - entre documentos e falas. ÁGORA: Arquivologia Em Debate, 24(48), 122–140. Recuperado de https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/478

Edição

Seção

Artigos