Disciplina metodologia da pesquisa em arquivologia na Universidade Federal de Santa Catarina

Autores

  • Clarice Fortkamp Caldin Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Metodologia da pesquisa – Arquivologia, Arquivologia - Ensino

Resumo

A disciplina CIN 7114 – Metodologia da Pesquisa em Arquivologia é ofertada na quarta-fase do Curso de Graduação em Arquivologia da UFSC. Contempla os conceitos sócio-históricos de ciência, conhecimento, pesquisa e comunicação científica. Trata, também, dos métodos e técnicas da pesquisa social, como subsídio para a elaboração de um projeto de pesquisa na área de Arquivologia. Prepara o acadêmico para a iniciação na pesquisa científica. Apresenta reflexões sobre o ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clarice Fortkamp Caldin, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora. Bacharel em biblioteconomia Mestre e doutora em Literatura.

Referências

CASTRO, Cláudio de Moura. A prática da pesquisa. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

DEMO, Pedro. Metodologia científica em ciências sociais.3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 2009.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1993.

MAGALHÃES, Gildo. Introdução à metodologia da pesquisa: caminhos da ciência e tecnologia. São Paulo: Ática, 2005.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento. São Paulo: Hucitec, 1993.

SILVA, Edna Lúcia da; MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 3. ed. rev. atual. Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância, 2001.

UNIVERDIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Departamento de Ciência da Informação. Programa de Ensino de CIN 7114: Metodologia da Pesquisa em Arquivologia. Florianópolis, 2011.

Downloads

Publicado

2014-03-21

Como Citar

Caldin, C. F. (2014). Disciplina metodologia da pesquisa em arquivologia na Universidade Federal de Santa Catarina. ÁGORA: Arquivologia Em Debate, 24(48), 194–201. Recuperado de https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/494

Edição

Seção

Artigos