Apresentação, v. 25, n. 50, 2015

Ursula Blattmann, Juliana Fachin

Resumo


APRESENTAÇÃO

 

         Em junho chega-se aos 30 anos da publicação periódica cientifica ÁGORA.  Uma semente germinada na Ilha de Santa Catarina, ganha vida e desenvolve-se pelas entranhas da Arquivologia brasileira e internacional. Com honra, pertinência, dedicação e respeito ao ser humano damos continuidade ao pensamento registrado sobre fatos, pesquisas, relatos, estágios, sentimentos revelando para a sociedade as vivências de arquivistas, estudiosos (docentes, discentes e pesquisadores), e demais envolvidos com a diversidade arquivística.

         A edição do volume 25, número 50, de 2015, constituída de por dez textos e um relato de estágio em formato de artigo:  Relação conceitual entre arquivos e centros de memória, de Fernanda Monteiro Araújo; Discutindo o termo informação arquivística, de Luciane Paula Vital;  As instituições arquivísticas na sociedade da informação e a necessidade de uma gestão documental sistêmica,  de Jorge Santa Anna e Luiz Carlos Silva; Inserção profissional e contribuições teóricas do arquivista na gestão documental do poder judiciário, de Otacílio Guedes Marques e Miriam Paula Manini; História e arquivologia: alianças possíveis – um estudo de caso, de Filomena Luciene Cordeiro Reis; Os estágios na educação superior e a lei n. 11.788: um estudo de caso na área da Arquivologia, de Anna Carla Almeida Mariz e Regina Helena Sá Almeida; Obras raras e especiais: um exercício com o patrimônio cultural por meio da interdisciplinaridade no Norte de Minas; Filomena Luciene Cordeiro Reis,          João Olímpio Soares dos Reis e Roseli Aparecida Damaso Messias Garcia; Reestruturação do Arquivo Setorial CEAF – componente especializado da assistência farmacêutica 20 Gerência de Saúde, de Karine Coutinho; Mediação da Informação: uma análise das competências atitudinais requeridas do profissional de informação, de Nadi Helena Presser,           Sílvio Luiz de Paula, Raimundo Nonato Macedo dos Santos e José Renato da Silva Araújo; La producción científica de la UNAN-Managua representado en la Web of Science (2004-Septiembre 2014), de Erick Manuel Tardencilla Marenco; e  Arquivo Central da Universidade Federal de Santa Catarina: relato de estágio, de Deneide Teresinha de Carli.

Agradecemos a colaboração de todos os envolvidos nessa edição: autores, avaliadores, revisores, colaboradores, equipe do Arquivo Público de Santa Catarina. Reconhecemos publicamente o apoio de Diego Abadan por possibilitar o serviço de manutenção nas “nuvens” e implementar a atualização constante do software Open Journal Systems tornando viável o acesso à revista Ágora.

 

Desejamos leituras e reflexões proveitosas!

Florianópolis, 23 de março de 2015.

 Ursula Blattmann  e  Juliana Fachin  

Editoras da Revista Ágora


Palavras-chave


Trabalho de Conclusão de Curso; Artigos científicos; Arquivologia

Texto completo:

PDF/A

Referências


ÁGORA: Revista do Arquivo Público do Estado de Santa Catarina & Curso de Arquivologia da Universidade Federal de Santa Catarina, ISSN 0103-3557, Florianópolis, v. 25, n. 50, p. 1-233, jan./jun., 2015.


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2015 ÁGORA ISSN 0103-3557, Florianópolis



ÁGORA: Arquivologia em debate
Universidade Federal de Santa Catarina, ISSN 0103-3557, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Licença Creative Commons Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Apoio técnico de Lepidus Tecnologia