A divulgação do patrimônio documental dos arquivos universitários das IFES da região Sul do Brasil em Websites
Palavras-chave:
Patrimônio Cultural, Patrimônio Documental, Arquivologia, Websites de Instituições Arquivísticas, Arquivos UniversitáriosResumo
o artigo apresenta resultados preliminares de uma pesquisa de mestrado que vem sendo desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Profissional em Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Santa Maria (PPGPPC/UFSM). A pesquisa tem por objetivo analisar a utilização de websites na divulgação do patrimônio documental custodiado pelos setores de arquivo das universidades federais da região Sul do Brasil. A partir dos resultados obtidos na primeira fase da investigação, pode-se afirmar que os setores de arquivo estão consolidados nas universidades, uma vez que a maioria das instituições possui setores de arquivo constituídos, com arquivistas em seus quadros de pessoal para atender as demandas de gestão documental. Entretanto, mesmo com esse panorama, ainda são poucos os arquivos universitários que fazem uso de websites para disponibilizar informações sobre o setor e sobre seus acervos na internet, mesmo após quinze anos da publicação das “Diretrizes para construção de websites de instituições arquivísticas” e quatro anos da implantação da Lei de Acesso à Informação (LAI). Isso demonstra que ainda há grandes desafios na implementação de páginas web para os setores de arquivo das universidades, o que interfere na possibilidade de ampliação de acesso ao patrimônio documental dessas instituições.
Downloads
Referências
BELLOTTO, Heloísa Liberali. Arquivo: estudos e reflexões. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.
BOSO, Augisa; et al. Importância do Arquivo Universitário. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 12, n. 1, p. 123-131, jan./jun., 2007.
BRASIL. Lei nº. 6.546, de 4 de julho de 1978. Dispõe sobre a regulamentação das profissões de arquivista e de técnico de arquivo, e dá outras providências. Disponível em: < http://www. planalto .gov.br/ccivil_03/leis/1970-1979/L6546.htm>. Acesso em: 11 set. 2015.
CAMPO, Eliandra. Gestão da informação em arquivos universitários: estudo da evasão no curso de História – UDESC. 2004. Trabalho de conclusão de curso (curso de biblioteconomia – gestão da informação) Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.
CARVALHO, Wallace Pires de. Arquivos universitários de instituições públicas de ensino superior no Rio de Janeiro: estudo de caso dos arquivos da UFRJ e UNIRIO. 2012. Dissertação (programa de pós-graduação em ciência da informação) Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
DUTRA, Adelair de Mattos; PROVEDEL, Attilio; CORRÊA, Lucia Helena Miranda. Avaliação de websites de instituições arquivísticas segundo as diretrizes do CONARQ para a construção de websites. In: Congresso de Arquivologia do Mercosul, 6, 2005, Campos do Jordão. Anais... Campos do Jordão: ARQ-SP: SEDIC/PUC-SP, 2005.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
LAUX, Núbia Marta. A divulgação dos arquivos públicos através de seus websites. 2010. Trabalho de conclusão de curso (Faculdade de Biblioteconomia e Documentação) Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
LEME, Edson José Holtz. Universidade e arquivo: preservando a memória científica. In: XXIII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, Londrina, 2005. Disponível em: <http://anpuh.org /anais/wp-content/uploads/mp/pdf/ANPUH.S23.0293.pdf >. Acesso em: 20 abr. 2013.
MARIZ, Anna Carla Almeida. A informação na internet: Arquivos públicos brasileiros. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2012.
MARIZ, Anna Carla Almeida. Arquivos públicos brasileiros: análise da evolução da transferência da informação arquivística na internet. Enc. Bibli: R. Eletr. Bibliotecon. Ci. Inf., Florianópolis, n. esp., 1º sem. 2011.
MENEZES, Priscila Lopes. O processo de difusão desenvolvido pelos arquivos públicos estaduais da região Sul do Brasil. Rev. Ponto de Acesso, Salvador, v. 6, n. 3, p. 47-71, dez. 2012a.
MENEZES, João Luiz. A segurança dos arquivos universitários e a missão institucional. Rev. ÁGORA, Florianópolis, v. 22, n. 44, p. 61-87, 2012b.
MORENO, Nádina Aparecida. A informação arquivística no processo de tomada de decisão em organizações universitárias. 2006. Tese (programa de pós-graduação em ciência da informação) Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2006.
NASCIMENTO, Maiara de Arruda. Espaços informacionais virtuais: a disponibilização dos instrumentos de descrição arquivística na web. In: CONGRESSO NACIONAL DE ARQUIVOLOGIA, 5, 2012, Salvador. Anais... Salvador: AABA, 2012.
OHIRA, Maria Lourdes Blatt; SCHENKEL, Marília Beatriz de Castro; SILVEIRA, Celoi da. Critérios para avaliação de conteúdos dos sites dos arquivos públicos estaduais do Brasil. 2003. Disponível em: <http://www.udesc.br/arquivos/id_submenu /619/artigo_simposio_internacional.pdf>. Acesso em: 10 mar. 2013.
OLIVEIRA, Louise Anunciação Fonseca de; MATOS, Maria Teresa Navarro de Britto. Websites de instituições arquivísticas nacionais de tradição ibérica: práticas participativas na Web 2.0. In: IV SEMINÁRIO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO SECIN, Londrina, 2011. Disponível em: . Acesso em: 10 mar. 2013.
PORTELLA, Viviane Portella de; PEREZ, Carlos Blaya. Práticas comunicacionais: difusão no Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul nos diferentes meios de comunicação online. Rev. Em Questão, Porto Alegre, v. 18, n. 1, p. 197-212, jan./jun. 2012.
POZZEBON, Flávia. Difusão de informação e acessibilidade de arquivos: um estudo dos sítios dos arquivos públicos da região Sul do Brasil. 2011. Monografia (curso de pós-graduação lato-sensu gestão em arquivos) Universidade Federal de Santa Maria, São João do Polêsine, 2011.
RUSSEAU, Jean-Yves; COUTURE, Carol. Os fundamentos da disciplina arquivística. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1994.
SÁ, Ivone Pereira de. A face oculta da interface: serviços de informação arquivística na web centradas no usuário. 2005. Dissertação (programa de pós-graduação em saúde pública Sérgio Arouca) Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2005.
SÁ, Ivone Pereira de; SANTOS, Paula Xavier dos. A face oculta da interface: serviços de informação arquivística na web centradas no usuário. 2004. Disponível em: Acesso em: 10 mar. 2013.
SANTOS, Vilma Moreira dos. Arquivos universitários e arquivos em universidades: alguns aspectos da administração de arquivos nas universidades brasileiras. R. Esc. Biblioteconomia UFMG. BH, v. 23, n. 1, p. 78-84, jan./jun. 1994.
SANTOS, Ana Maria dos. Sistemas de gestão documental nas instituições de ensino superior da região Sul e Sudeste do Brasil: análise das informações disponíveis nos sites. 2010. Trabalho de conclusão de curso (curso de biblioteconomia – gestão da informação) Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.
SANTOS, Andrea Gonçalves dos; et al. Proposta para desenvolvimento de um website para o arquivo geral da FURG. In: IX MOSTRA DA PRODUÇÃO UNIVERSITÁRIA: 13º SEMINÁRIO DE EXTENSÃO, Rio Grande, 2010.
SEFFRIN, Cássia; et al. Gestão de documentos em arquivos universitários: estudo de caso no arquivo central da FAED –UDESC. 2003. Disponível em: <http://www.udesc.br/ arquivos/id_submenu/619/faed_congresso.pdf>. Acesso em: 21 ago. 2013.
SILVA, Edna Lúcia da; MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4. ed. rev. atual. Florianópolis, UFSC, 2005. Disponível em: <https://projetos.inf.ufsc.br/arquivos/Metodologia_de_pesquisa_e_elaboracao_de_teses_e_dissertacoes_4ed.pdf >. Acesso em: 17 maio 2015.
SILVA, Renato Motta Rodrigues da. Arquivos universitários: o processo de construção de políticas arquivísticas e redes de cooperação entre as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) do Brasil. In: CONGRESSO NACIONAL DE ARQUIVOLOGIA, 5, 2012, Salvador. Anais... Salvador: AABA, 2012.
SOUZA, Katia Isabelli Melo de Souza. Arquivista, visibilidade profissional: formação, associativismo e mercado de trabalho. Brasília: Starprint, 2011.
STROHSCHOEN, Cristina. gestão arquivística em universidades comunitárias. In: VIII COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO UNIVERSITÁRIA NA AMÉRICA DO SUL. UFSC, 2008. Disponível em: . Acesso em: 21 ago. 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o artigo submetido é original, não tendo sido encaminhado à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Declaro, ainda, que uma vez publicado na Ágora - ISSN 0103-3557, Florianópolis, Brasil , editada pelo Curso de Graduação em Arquivologia da Universidade Federal de Santa Catarina, o mesmo não será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à ÁGORA: Arquivologia em debate e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9610, de 19/02/1998).
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS, assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open access to all of it content on the principle that making research freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with increased readership and increased citation of an author's work. For more information on this approach, see the Public Knowledge Project, which has designed this system to improve the scholarly and public quality of research, and which freely distributes the journal system as well as other software to support the open access publishing of scholarly resources. The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
Ágora, ISSN 0103-3557, está licenciada sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.