História e Arquivologia: interdisciplinaridade a partir da prática

Cezar Karpinski

Resumo


Trata-se de discussão sobre interdisciplinaridade a partir da prática de pesquisa e trabalho com documentos de arquivo permante. O objetivo principal é apontar alguns pontos de convergência entre História e Arquivologia por meio das fontes históricas, sua preservação e conservação em arquivos públicos. Objetiva-se também relatar uma experiência de organização de acervo a partir do olhar de um historiador que se aproxima da arquivologia pela necessidade de compreender e instituir ferramentas específicas para preservar e disponibilizar informações históricas .

Palavras-chave


História; Arquivologia; Interdisciplinaridade; Arquivos Históricos

Texto completo:

PDF/A

Referências


KARPINSKI, C. Navegação, cataratas e hidrelétricas: discursos e representações sobre o rio Iguaçu (Paraná, 1853-1969). 2011. 375f. Tese (Doutorado em História)–Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011.

NORA, Pierre. Entre história e memória: a problemática dos lugares. Revista Projeto História. São Paulo, n.10, p.7-28. jul. 1993.

NÚCLEO DE DOCUMENTAÇÃO E PESQUISA DO OESTE DO PARANÁ – CEPEDAL. Histórico. Marechal Cândido Rondon, [20?]. Disponível em: . Acesso em: 26 ago. 2015.

NÚCLEO DE DOCUMENTAÇÃO E PESQUISA DO OESTE DO PARANÁ – CEPEDAL. Relatório anual de atividades no acervo do CEPEDAL. Marechal Cândido Rondon, 2012. 45p. Mimeografado.

RICOEUR, P. A memória, a história e o esquecimento. Campinas: Editora da Unicamp, 2007.


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2015 ÁGORA ISSN 0103-3557



ÁGORA: Arquivologia em debate
Universidade Federal de Santa Catarina, ISSN 0103-3557, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Licença Creative Commons Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Apoio técnico de Lepidus Tecnologia