Arquivo público: preservação e acesso ao acervo da Justiça do Trabalho de Londrina

Autores

  • Leticia Gorri Molina Universidade Estadual de Londrina
  • Giuliano Carlos de Araújo Arquivo da Justiça do Trabalho - Londrina - Paraná
  • Juliana Cardoso dos Santos Universidade Estadual de Londrina - Paraná

Palavras-chave:

Arquivo Público, Lei de Acesso à Informação, Justiça do Trabalho, Memória

Resumo

O trabalho analisa o acesso, a disponibilização e a preservação do acervo judicial e administrativo no arquivo da Justiça do Trabalho de Londrina no Paraná. O objetivo geral oi identificar como o sistema de Arquivos da instituição está estruturado, proporcionando acesso aos acervos judiciais trabalhistas, além de preservar a documentação de valor histórico. Como objetivos específicos, o relato dos avanços obtidos na acessibilidade dos acervos judiciais trabalhistas com a estruturação do Arquivo, a caracterização da Seção de Arquivos como espaço de preservação da memória jus-laboral e a identificação dos principais pontos a serem melhorados quanto aos meios de solicitação de documentos e o prazo para atendimento destas solicitações.O trabalho proposto foi de caráter descritivo e exploratório de natureza qualitativa, utilizando do método de pesquisa ‘Estudo de Caso Único’. Como resultados, considera que o direito de procurar, receber e disseminar informação impõe uma obrigação positiva ao Estado de assegurar o acesso à informação. Demonstra que a preservação dos documentos judiciais garante o acesso e a disponibilização dos acervos da Justiça do Trabalho para a pesquisa histórica e de memória, devido ao fato desses arquivos representarem uma parte importante do patrimônio histórico, cultural, social e econômico de conquista dos trabalhadores brasileiros no âmbito do direito trabalhista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leticia Gorri Molina, Universidade Estadual de Londrina

Docente dos cursos de Arquivologia e Biblioteconomia, e do programa de pós-graduação em Ciência da Informação, do departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. Doutora em Ciência da Informação pela UNESP/Marília. Coordenadora do grupo de pesquisa Estudos de Memória em Instituições, cadastrado no CNPq.

Giuliano Carlos de Araújo, Arquivo da Justiça do Trabalho - Londrina - Paraná

Servidor do Arquivo da Justiça do Trabalho, Londrina - PR. Especialista em Gestão de Arquivos e Tecnologias Aplicadas pela Universidade Estadual de Londrina

Juliana Cardoso dos Santos, Universidade Estadual de Londrina - Paraná

Docente do departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. Doutoranda do programa de pós-graduação em Ciência da Informação da UNESP/Marília.

Referências

ARQUIVO NACIONAL. Dicionário brasileiro de terminologia Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005.

BELLOTO, H. Arquivos permanentes: tratamento documental. São Paulo: FGV, 2004.

BOBBIO, N. Dicionário de política. 7. ed. Brasília: UNB, 1995.

BONAVIDES, P. Curso de Direito Constitucional. 20. ed. São Paulo: Malheiros, 2007.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. 27. ed. São Paulo: Saraiva, 1991.

BRASIL. Decreto lei n. 8.159 de 08 de janeiro de 1991 – Dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, D.F., 8 jan. 1991.

BRASIL. Decreto lei n. 12.527 de 18 de novembro de 2011. – Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5o, no inciso II do § 3o do art. 37 e no § 2o do art. 216 da Constituição Federal; e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, D.F., 18 nov. 2011.

BRASIL. Tribunal Regional do Trabalho da Nona Região. Disponível em: <http://www.trt9.jus.br/internet_base/pagina_geral.do?secao=42&pagina=INICIAL>. Acesso em: 10 out. 2015.

CHAGAS, M. Cultura, patrimônio e memória. Porto Alegre: Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências e Letras, n. 31, jan./jun., p.15-29, 2002.

CÔRTES, M. R. P. A. Arquivo público e informação: acesso à informação nos arquivos públicos estaduais do Brasil. Belo Horizonte, 1996. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Escola de Biblioteconomia da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, 1996.

COUTURE, C.; ROUSSEAU, J. Y. Os Fundamentos da disciplina Arquivística. Lisboa: Dom Quixote, 1998.

DOTTI, R. A. Proteção da vida privada e liberdade de informação: possibilidades e limites. São Paulo: Ed. Revista dos Tribunais, 1980. 299p.

GEMIGNANI, T. A. A. Apreservação da memória da justiça do trabalho no Brasil: da menoridade à emancipação. Revista do Tribunal Superior do Trabalho, Porto Alegre, RS, v. 76, n. 1, p. 129-144, jan./mar. 2010.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

JARDIM, J. M. A invenção da memória nos arquivos públicos.Ciência da Informação, v. 25, n. 2, 1995.

LE GOFF, J. História e memória.5. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2003.

LUNARDELLI, R. S. A.; MOLINA, L. G.; TONELLO, I. M. S. A constituição da memória dos procedimentos em saúde no contexto do prontuário eletrônico do paciente. Informação e Informação, Londrina, v. 19, n. 3, p. 107 - 124, set./dez., 2014.

MARINHO JUNIOR, I. B.; SILVA, J. G. Arquivos e informação: uma parceria promissora. Arquivo & Informação, Rio de Janeiro v. 1, n. 1, jan./jun., p. 15-32, 1998.

MENDEL, T. Liberdade de informação: um estudo de direito comparado. 2. ed. Brasília: UNESCO, 2009.

NORA, P. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo, n. 10, 1993. p. 07-28.

OLIVEIRA, M. M. de. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis: Vozes, 2007. 182p.

PRATS, L. Antropología y patrimônio.Barcelona: Ariel, 2004.

SCHELLENBERG, T. R. Arquivos modernos:princípios e técnicas. 6. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2006.

SCHMIDT, B. B. Trabalho, justiça e direitos no Brasil: pesquisa histórica e preservação das fontes. São Leopoldo: Oikos, 2010.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007. 304 p.

SMIT, J. W. Arquivologia/biblioteconomia: interfaces da Ciência da Informação. Informação & Informação, Londrina, v. 8, n. 1, jun./dez. 2003.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1990.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5.ed. São Paulo: Bookman, 2015.

Downloads

Publicado

2016-12-09

Como Citar

Molina, L. G., Araújo, G. C. de, & Santos, J. C. dos. (2016). Arquivo público: preservação e acesso ao acervo da Justiça do Trabalho de Londrina. ÁGORA: Arquivologia Em Debate, 26(53), 108–140. Recuperado de https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/605

Edição

Seção

Artigos