Gestão de conteúdo corporativo: apontamentos teóricos e práticos

Autores

  • Marcello Peixoto Bax Universidade Federal de Minas Gerais
  • Lívia Marangon Duffes Teixeira Doutoranda em Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.
  • Luiz Gustavo Fonseca Ferreira Doutorando em Ciência da Informação, UFMG. BH/MG.

Palavras-chave:

Revisão de Literatura, Gestão de Conteúdo Corporativo, Enterprise Content Management – ECM

Resumo

A Gestão de Conteúdo Corporativo (ou ECM - Enterprise Content Management, acrônimo em língua inglesa) tem recebido das empresas mais atenção do que o olhar de poucos pesquisadores em explorar cientificamente o conceito. A lacuna entre a pesquisa acadêmica e a prática do ECM torna-se um desafio aos pesquisadores a investigarem essa área que ganha cada vez mais força fora da academia. Trata-se de um domínio de conhecimento ainda pouco pesquisado e carente de teorias, técnicas e métodos sistemáticos e rigorosos. Com vistas a suprir parte dessa carência, o artigo traz uma análise conceitual introdutória da Gestão de Conteúdo Corporativo. O objetivo visa estabelecer uma fundamentação teórica que sirva como uma introdução rigorosa e de caráter científico ao tema. Esse propósito é alcançado por meio de uma análise do campo feita sobre quatro de pilares: (1) componentes; (2) perspectivas; (3) desenvolvimento; e (4) aspectos estratégicos. A metodologia de pesquisa seguiu uma revisão bibliográfica. No levantamento da literatura, procurou-se sintetizar os conceitos-chave que, acredita-se, conformam o campo do ECM. Conclui-se que o ECM é um novo e amplo campo de investigações que oferece, aos pesquisadores da Ciência da Informação, diversos problemas a serem estudados. Contudo pesquisas explorando de forma rigorosa os conceitos da área são escassas no Brasil.

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Biografia do Autor

Marcello Peixoto Bax, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Escola de Ciência da Informação (ECI) da Universidade Federal de Minas Gerais (Nível 6 - CAPES). Doutor em Ciência da Computação pela Universidade de Montpellier II, França. Possui Diploma de Estudos Aprofundados (DEA) em Matemática e Computação e Diploma de Estudos Especializados (DESS) em Informática pela Université d'Aix Marseille II, França. Bacharel em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Tem experiência nas áreas de Ciência da Informação e da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos temas: Gestão de Conhecimento e Informação com uso de tecnologias semânticas; Sistemas de Informação em Saúde; Inteligência Artificial (ontologias) e Filosofia da Informação; Bibliotecas Digitais. Participou por dois mandatos como membro do Comitê Assessor da área de Ciências Sociais Aplicadas da Pró-Reitoria de Pesquisa da UFMG e de várias comissões e órgãos colegiados da ECI e da UFMG. Líder da Linha de Pesquisa Gestão da Informação e do Conhecimento no PPGCI da ECI/UFMG (2015-2016). Membro da Comissão de Ética em Pesquisa da UFMG - COEP (2014-2017). Membro do Conselho Editorial de várias revistas da área de Ciência da Informação. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797111U4

Lívia Marangon Duffes Teixeira, Doutoranda em Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Analista de gestão de documentos e informações na CEMIG.

Luiz Gustavo Fonseca Ferreira, Doutorando em Ciência da Informação, UFMG. BH/MG.

Doutorando em Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

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Publicado

2017-06-30

Como Citar

Bax, M. P., Teixeira, L. M. D., & Ferreira, L. G. F. (2017). Gestão de conteúdo corporativo: apontamentos teóricos e práticos. ÁGORA: Arquivologia Em Debate, 27(54), 103–125. Recuperado de https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/635

Edição

Seção

Artigos