Esclarecimento no medievo: o livro e sua transmutação

Mariana de Souza Alves, Diego Andres Salcedo

Resumo


Este artigo efetua uma análise da trajetória e dos processos de fabricação do manuscrito medieval durante os séculos XVI a XVIII para reconhecer e revelar a importância desse período e dessas práticas para a história dos registros do conhecimento. Como procedimento metodológico utiliza a revisão bibliográfica a partir de artigos científicos e livros especializados. Analisa e descreve os processos de cópia, transcrição, ilustração e encadernação dos manuscritos, assim como a relação destes com a sociedade medieval. Conclui que o período analisado foi fundamental para estabelecer uma rica relação social e cultural entre técnicas de fabricação do manuscrito medieval e emergentes comportamentos e práticas leitoras, algumas, das quais persistem na contemporaneidade.

Palavras-chave


Códice; Idade Média; Livro; Manuscrito; Transmutação.

Texto completo:

PDF/A

Referências


A ILUMINURA. Praia da Claridade. 2006. Disponível em: . Acesso em: Acesso em: 14 abr. 2017.

ALVES, Jofre de Lima Monteiro. A iluminura: página sobre iluminura, ex-líbris e arte. 2006. Disponível em: . Acesso em: 23 abr. 2017.

BARATIN, Marc; CHRISTIAN, Jacob (Org.) O poder das bibliotecas: a memória dos livros no Ocidente. 3.ed. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2008.

BURKE, Peter. Uma história social do conhecimento: de Gutenberg a Diderot. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

CHARTIER, Roger. A aventura do livro do leitor ao navegador: conversações com Jean Lebrun. Trad. Reginaldo Carmello Corrêa de Moraes. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 1998.

ECO, Umberto. O nome da rosa. Rio de Janeiro: Record, 2003.

FEBVRE, Lucien; MARTIN, Henri-Jean. O aparecimento do livro. Lisboa: Fundação Caloust Gulbenkian, 2000.

GILSON, Étienne. O espírito da filosofia medieval. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

GOMES, João. Glossa Ordinaria: primeiro hipertexto da história? In: Oficina do historiador. 2011. Disponível em: . Acesso em: 15 abr. 2017.

KATZENSTEIN, Úrsula Ephraim. A origem do livro: da Idade da Pedra ao advento da impressão tipográfica no Ocidente. São Paulo: HUCITEC, 1986.

LABARRE, Albert. História do livro. São Paulo: Cultrix, 1981.

MÁRSICO, Maria Aparecida de Vries. O surgimento da encadernação e sua evolução através dos séculos. Disponível em: . Acesso em: 23 abr. 2015.

MARTINS, Wilson. A palavra escrita: história do livro, da imprensa e da biblioteca. 3. ed. São Paulo: Ática, 2002.

MATIAS, Hoton Esteves; LIMA, Joana D’ Arc de; GÓIS, Patrícia Lafayette. Manuscritos como suporte histórico dos registros do conhecimento, da escrita à encadernação. ENCONTRO REGIONAL DE ESTUDANTES DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO, CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E GESTÃO DA INFORMAÇÃO. 14., 2011, São Luís. Anais... São Luís, 2011. Disponível em: . Acesso em: 24 abr. 2015.

MIRANDA, Adelaide et. al. A descoberta da cor na iluminura medieval com o Apocalipse do Lorvão e o Livro das Aves. 2007. Disponível em: . Acesso em: 24 abr. 2015.

OLIVEIRA, Franklin. Apresentação. In: LOYN, Henry R. (Org.). Dicionário da Idade Média. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1991.

SALCEDO, Diego A. Espelhos de papel: pelo estatuto do selo postal. Recife: EDUFPE, 2014 (no prelo).

SCHNAPP, Jeffrey. Lições de leitura: Agostinho, Proba e o detournement cristão da Antiguidade. Rio de Janeiro: UERJ, 1995.

SPALDING, Marcelo. Leitura e literatura das tábuas da lei à ascensão do romance. Cenários, Porto Alegre, v. 1, n. 3., 2011.

VERGER, Jacques. Homens e saber na Idade Média. Bauru: EDUSC, 1999.


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2017 ÁGORA ISSN 0103-3557

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

ÁGORA: Arquivologia em debate
Universidade Federal de Santa Catarina, ISSN 0103-3557, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Licença Creative Commons Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Apoio técnico de Lepidus Tecnologia