Esclarecimento no medievo: o livro e sua transmutação

Autores

Palavras-chave:

Códice, Idade Média, Livro, Manuscrito, Transmutação.

Resumo

Este artigo efetua uma análise da trajetória e dos processos de fabricação do manuscrito medieval durante os séculos XVI a XVIII para reconhecer e revelar a importância desse período e dessas práticas para a história dos registros do conhecimento. Como procedimento metodológico utiliza a revisão bibliográfica a partir de artigos científicos e livros especializados. Analisa e descreve os processos de cópia, transcrição, ilustração e encadernação dos manuscritos, assim como a relação destes com a sociedade medieval. Conclui que o período analisado foi fundamental para estabelecer uma rica relação social e cultural entre técnicas de fabricação do manuscrito medieval e emergentes comportamentos e práticas leitoras, algumas, das quais persistem na contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana de Souza Alves, Instituto Federal de Pernambuco

Mestre em Ciência da Informação. Bibliotecária no IFPE.

Diego Andres Salcedo, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Comunicação. Coordenador do Grupo de CoPesquisa IMAGO. Professor na Graduação e Pó-sgraduação no Dep. de Ciência da Informação da UFPE.

Referências

A ILUMINURA. Praia da Claridade. 2006. Disponível em: <http://topazio1950.blogs.sapo.pt/208517.html>. Acesso em: Acesso em: 14 abr. 2017.

ALVES, Jofre de Lima Monteiro. A iluminura: página sobre iluminura, ex-líbris e arte. 2006. Disponível em: <http://iluminura.blogs.sapo.pt/2006/12/>. Acesso em: 23 abr. 2017.

BARATIN, Marc; CHRISTIAN, Jacob (Org.) O poder das bibliotecas: a memória dos livros no Ocidente. 3.ed. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2008.

BURKE, Peter. Uma história social do conhecimento: de Gutenberg a Diderot. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

CHARTIER, Roger. A aventura do livro do leitor ao navegador: conversações com Jean Lebrun. Trad. Reginaldo Carmello Corrêa de Moraes. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 1998.

ECO, Umberto. O nome da rosa. Rio de Janeiro: Record, 2003.

FEBVRE, Lucien; MARTIN, Henri-Jean. O aparecimento do livro. Lisboa: Fundação Caloust Gulbenkian, 2000.

GILSON, Étienne. O espírito da filosofia medieval. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

GOMES, João. Glossa Ordinaria: primeiro hipertexto da história? In: Oficina do historiador. 2011. Disponível em: <http://goo.gl/pYdCZA>. Acesso em: 15 abr. 2017.

KATZENSTEIN, Úrsula Ephraim. A origem do livro: da Idade da Pedra ao advento da impressão tipográfica no Ocidente. São Paulo: HUCITEC, 1986.

LABARRE, Albert. História do livro. São Paulo: Cultrix, 1981.

MÁRSICO, Maria Aparecida de Vries. O surgimento da encadernação e sua evolução através dos séculos. Disponível em: <http://goo.gl/Kc013v>. Acesso em: 23 abr. 2015.

MARTINS, Wilson. A palavra escrita: história do livro, da imprensa e da biblioteca. 3. ed. São Paulo: Ática, 2002.

MATIAS, Hoton Esteves; LIMA, Joana D’ Arc de; GÓIS, Patrícia Lafayette. Manuscritos como suporte histórico dos registros do conhecimento, da escrita à encadernação. ENCONTRO REGIONAL DE ESTUDANTES DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO, CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E GESTÃO DA INFORMAÇÃO. 14., 2011, São Luís. Anais... São Luís, 2011. Disponível em: <http://goo.gl/OaiiLF>. Acesso em: 24 abr. 2015.

MIRANDA, Adelaide et. al. A descoberta da cor na iluminura medieval com o Apocalipse do Lorvão e o Livro das Aves. 2007. Disponível em: <http://goo.gl/Ny69QY>. Acesso em: 24 abr. 2015.

OLIVEIRA, Franklin. Apresentação. In: LOYN, Henry R. (Org.). Dicionário da Idade Média. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1991.

SALCEDO, Diego A. Espelhos de papel: pelo estatuto do selo postal. Recife: EDUFPE, 2014 (no prelo).

SCHNAPP, Jeffrey. Lições de leitura: Agostinho, Proba e o detournement cristão da Antiguidade. Rio de Janeiro: UERJ, 1995.

SPALDING, Marcelo. Leitura e literatura das tábuas da lei à ascensão do romance. Cenários, Porto Alegre, v. 1, n. 3., 2011.

VERGER, Jacques. Homens e saber na Idade Média. Bauru: EDUSC, 1999.

Downloads

Publicado

2017-12-08

Como Citar

Alves, M. de S., & Salcedo, D. A. (2017). Esclarecimento no medievo: o livro e sua transmutação. ÁGORA: Arquivologia Em Debate, 27(55), 501–522. Recuperado de https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/655

Edição

Seção

Artigos