Planejamento estratégico aplicado em unidades de informação

Anna Beatriz Pacheco, Sonali Paula Molin Bedin

Resumo


O Planejamento Estratégico se configura em uma eficaz ferramenta de gestão para as instituições. O presente trabalho se qualifica como um estudo do planejamento estratégico aplicado em unidades de informação. Caracteriza-se como uma pesquisa de caráter exploratório, qualitativa a qual a coleta de dados foi realizada com a aplicação de questionários utilizando o método de escala Likert, sendo respondida por gestores de oito unidades de informação em instituições públicas e mistas da região de Florianópolis. O objetivo do trabalho foi apresentar a aplicabilidade do Planejamento Estratégico tendo como resultados a importância que esse processo e sua implantação possuem para a unidade de informação e sua inserção na organização; indo desde atuação do profissional e a interação com sua equipe à participação ativa com os diferentes níveis organizacionais para o alcance dos objetivos e estratégias traçadas nesse processo. Ao final, foi possível evidenciar que essa ferramenta traz auxílio na tomada de decisões para o gestor, permitindo o monitoramento antecipado das ações que serão executadas juntamente com toda a instituição para o alcance das situações pretendidas.


Palavras-chave


Planejamento Estratégico; Unidade de Informação; Gestor

Texto completo:

PDF/A

Referências


ALBERGARIA, Elisa Tuler de; BAX, Marcelo Peixoto. Propriedades dos documentos arquivísticos aplicados ao prontuário eletrônico do paciente. Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, v. 14, 2013.

ALDAY, Hernan E. C. O planejamento estratégico dentro do conceito de administração estratégica. Revista da FAE, Curitiba, v. 3, n. 2, 2017.

ALMEIDA, Sonia S. de; DUARTE, Emeide N. Panorama da Atuação do Profissional Arquivista. Archeion Online, Paraíba, v. 5, n. 1, p. 77-107, 2017.

ARAÚJO, Elani R. de O.; VARÃO, Adriana L. de S. O bibliotecário como gestor de pessoas em unidades de informação. In: ENCONTRO REGIONAL DOS ESTUDANTES DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO, CIÊNCIA E GESTÃO DA INFORMAÇÃO, Teresina, 2014.

BARBETTA, Pedro Alberto. Estatística Aplicada as Ciências Sociais. 7. ed, Florianópolis: Ed. da UFSC, 2011.

BONFIM, Isabel M. et al. A Gerência de Enfermagem como Unidade de Apoio às Unidades de Negócio. Revista Administração Saúde, São Paulo, v. 16, n. 64, 2014.

BRASIL. Lei n. 8.159, de 8 de janeiro de 1991. Dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 9 jan. 1991.

CASAGRANDE, Talita. Controladoria com enfoque no Planejamento Estratégico – Um estudo de caso. 2012. 75 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Contábeis, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2012.

CARVALHO, Maria Balbina, et al. O desafio do planejamento de recursos humanos ante as novas demandas do mercado. Caderno de Graduação- Ciências Humanas e Sociais-UNIT, Sergipe, v. 2, n.1, 2014.

CAVALCANTI, Thiago Rodrigues. Dado, informação, conhecimento e inteligência. Dados estruturados e não estruturados. Dados abertos. Coleta, tratamento, armazenamento, integração e recuperação de dados. ITnerante, jul. 2015. Disponível em: .

CHAER, Galdino et al. A técnica do questionário na pesquisa educacional. Evidência, Araxá, v. 7, n. 7, p. 251-266, 2011.

COLTRO, Alex; PAZZINI, Érica Santos Francischinelli. A Função do Planejamento Estratégico Dentro de uma Organização. Revista de Ciências Gerenciais, Paraná, v. 20, n.32, 2017.

CONTRERAS, Taini Cerda. O Planejamento Estratégico e o Processo De Tomada De Decisão. 2014. 36 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração, Faculdade Cenecista de Capivari - Facecap, Capivari, 2014.

FALSARELLA, Orandi Mina; JANNUZZI, Celeste Aída Sirotheau Corrêa. Planejamento Estratégico Empresarial e Planejamento de Tecnologia de Informação e Comunicação: uma abordagem utilizando projetos. Revista Gestão e Produção, São Carlos, 2017.

FERNANDES, A. G. Balanced Scorecard aplicado à Administração Pública: uma proposta de planejamento estratégico para o Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras. 2013. 192 p. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações Públicas) -Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2013.

FERNANDES, Isac Gabriel Martins et al. Planejamento estratégico: Análise SWOT. Revista Conexão Eletrônica das Faculdades Integradas de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, v. 8, n. 01, 2015.

FIOREZI, Juliane Neves. A Utilização do Planejamento Estratégico na Gestão de Projetos Cultura. 2013. 69 f. Tese (Doutorado) - Curso de Gestão e Produção Cultural, Universidade Tuiuti do ParanÁ, Curitiba, 2013.

FREIRE, Geanfrancesco Ranieri DA et al. Gestão da informação e do conhecimento, segurança da informação e normalização: diferentes perspectivas para unidades de informação. Revista Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, v. 3, n. 2, 2014.

GIL, A. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GUERRA, Elaine Linhares de Assis. Manual Pesquisa Qualitativa. Grupo Anima Educação. 2014.

JUNIOR, Severino D. da S.; COSTA, Francisco J. Mensuração e Escalas de Verificação: uma Análise Comparativa das Escalas de Likert e Phrase Completion. PMKT – Revista Brasileira de Pesquisas de Marketing, Opinião e Mídia, São Paulo, v. 15, p. 1-16, 2014.

KICH, Juliane I. Di F.; PEREIRA, Maurício F. Planejamento estratégico: os pressupostos básicos para uma implantação eficaz. São Paulo: Atlas, 2011.

KUPINSKI, Jéssica Brovedan. Planejamento Estratégico: Um estudo aplicado em uma Cooperativa de Agricultura Familiar do Extremo Sul de Santa Catarina. 2015.62 p. Trabalho de Conclusão de Curso de Ciências Contábeis. Universidade do Extremo Sul Catarinense –UNESC. Criciúma –SC. 2016.

LUNA, Roger A., et al. A utilização do planejamento estratégico como ferramenta de gestão das micro e pequenas empresas na região metropolitana de Fortaleza. CONNEXIO, Rio Grande do Norte, v. 4, 2014.

MARTINS, Fabiana. Planejamento estratégico e a controladoria, unificação de propostas para controle e acompanhamento: um estudo de caso. 85f. TCC(Graduação)- Curso de Ciências Contábeis, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2013.

MINTZBERG, Henry. Ascensão e Queda do Planejamento Estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2004.

MOREIRA, Rogélio; MARCHETI, Tânia C. I. Estratégia e empreendedorismo ferramentas de gestão. TRANSVERSAL-Revista Anual do IEDA Instituto Educacional de Assis, São Paulo, 2017.

OLIVEIRA, D. P. R. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e práticas. 31 ed. São Paulo: Atlas, 2013.

PEREIRA, Mauricio Fernandes. Planejamento estratégico: teorias, modelos e processos. São Paulo: Atlas, 2010.

PEREIRA, Felipe C. de A. et al., Memória para a ciência da informação: um trabalho interdisciplinar, p. 1256-1267. In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas, n.4 v.2. São Paulo: Blucher, 2016.

PERES, Rodrigo Silva. Ferramentas Web 2.0 em Unidades de Informação: aspectos de divulgação e melhora contínua. 2017. 73 f. TCC (Graduação) - Curso de Biblioteconomia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.

PONTES, Everton P. de. Análise do desempenho dos sistemas de informação nos processos administrativos da Universidade Estadual da Paraíba – Campus CG, sob a ótica dos seus usuários. 2013. 28 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.

SILVA, Sonia Maria Ferreira da; DUARTE, Zeny. A fotografia em unidades de informação: valor informativo e permanente. Revista Ponto de Acesso, v. 10, n. 3, p. 147-159, 2016.

SILVA, Rodrigo P. da; CUSTÓDIO, Luciana S. Comprometimento organizacional e estratégias de gestão de pessoas: uma análise das experiências em organizações públicas brasileiras. 2014. In: Congresso CONSAD de Gestão Pública, 2014.

SORDI, José Osvaldo de. Administração da informação: fundamentos e práticas para uma nova gestão do conhecimento. São Paulo: Saraiva, 2008.

SOUZA, Jefferson L. da S. Implementação do planejamento estratégico situacional – PES – no setor público: diagnóstico do perfil organizacional da defensoria pública do estado do Rio Grande do Norte. 2015. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.

TRINDADE JÚNIOR, Francisco Ulisses da. Planejamento das Licitações: O Planejamento das Licitações Públicas como Fator de Eficiência. Brasília, 2009.


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2017 ÁGORA ISSN 0103-3557

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

ÁGORA: Arquivologia em debate
Universidade Federal de Santa Catarina, ISSN 0103-3557, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Licença Creative Commons Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Apoio técnico de Lepidus Tecnologia