Editorial

Autores

  • Ursula Blattmann Departamento de Ciência da Informação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis http://orcid.org/0000-0002-8834-0987
  • Eliana Maria dos Santos Bahia
  • Juliana Fachin

Palavras-chave:

Editorial ÁGORA

Resumo

Editorial

  

O momento histórico brasileiro passa por fatos assustadores os quais apontam certas rupturas do tecido social e coloca em questão as instituições, suas representatividades. Seja quais forem as causas e as consequências, de atos administrativos mesclados com ações políticas, repercutindo nos diferentes aspectos sociais, econômicos, educacionais e culturais

Ao registrar a memória, no caso em manter a publicação da ÁGORA, possibilita-se diferentes estudos atuais e futuros. Nossas publicações periódicas, técnicas e científicas, passam por uma fase na qual o trabalho solidário sustenta o fazer-pensar-saber de uma coletividade em prol da área do conhecimento arquivístico.

No segundo semestre de 2017 alguns eventos aqui na UFSC mostraram que estamos na Era em que cautela, prudência e bom senso, além de ser valorizados, precisam estar presentes, pois existe a má-fé, o oportunismo e o egoísmo nas entranhas do público e do privado.

Na formatura da turma de Arquivologia 2017.1, vinte e dois arquivistas, em 13 de setembro no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180299) destacamos a última cerimonia pública realizada do magnífico reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo.

Na manhã do seguinte a mídia nacional apontava a  operação “Ouvidos Moucos” da Polícia Federal realizada na Universidade Federal de Santa Catarina e uma sensação diferente permeava os corredores, salas de aula, encontros e reuniões. Uma mácula cobria a honra e os brios de uma instituição federal de ensino superior e o ápice dessa trama acontece com o suicídio do reitor afastado no shopping localizado no centro da cidade. E este infortúnio paralisou a comunidade acadêmica pelo impacto ocasionado pelos efeitos das ações e das reações. 

É necessário reflexão! Pensar! Abrir espaços para acalmar os ânimos, em buscar horizontes pautados na ética do ser e no princípio do bem comum! Entre alegrias e tragédias está a formatura do Curso de Arquivologia, documentadas em vídeos e disponibilizados no Repositório Institucional da UFSC.

A vida segue com percalços, em outubro houve a realização da 16ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão, entre os dias 19, 20 e 21 de outubro, na qual o Arquivo Central apresentou suas atividades e participa em parceria com o Núcleo de Arquivos Contemporâneos oficinas sobre conservação e preservação. Além de efetuar as comemorações alusivas ao dia do Arquivista.

No presente volume continuamos a implementar a norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas NBR 6021 Informação e documentação – Publicação periódica técnica e / ou científica – Apresentação, e alertamos aos nossos leitores para as sutis mudanças de elementos obrigatórios, entre eles o “Editorial” ao invés da tradicional “Apresentação” e os “Créditos” para registrar o “Expediente”.

Na presente edição temos dez artigos, um relato de experiência de estágio e dois Trabalhos de Conclusão de Curso: Arquivos semiativos: um estudo dos marcos teórico-conceituais na gestão de documentos por meio de um estudo metateórico, de Thiago Barros e Lorena Reis; A Interface entre a Memória Organizacional e a Gestão do Conhecimento, de Rayan Aramís de Brito Feitoza e Emeide Nóbrega Duarte; A fotografia como documento arquivístico e seu lugar nos arquivos municipais: o arquivo público da cidade de Belo Horizonte, de Suellen Alves de Melo e Ivana Denise Parrela; Fundo escola de teatro Leopoldo Fróes e a aplicabilidade das normas de descrição arquivística, de Danilo Ribas Barbiero, Rosani Beatriz Pivetta da Silva e Greta Dotto Simões; Arquivos Escolares: Um Estudo Introdutório, de Filomena Luciene Cordeiro Reis,  João Olímpio Soares dos Reis;  Esclarecimento no Medievo: O Livro e sua Transmutação, de Diego Andres Salcedo e Mariana de Souza Alves; A lei 10639 e as diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana e o problema do acesso a educação do negro, de Carlos Eduardo dos Reis; Responsabilidade ética e social do arquivista e a lei de acesso à informação, de Anna Carollyna Bulhões Moreira Silva,            Joana Coeli Ribeiro Garcia; A semiótica no marketing da informação: um estudo de caso, de Jarbas de Menezes e Luís Roberto Sousa Mendes; O homem e a sua evidência: informação, territórios, direitos, de Alzira Queiroz Gondim Tude de Sá. Os Relatos de experiências: procedimento operacional de restauração de arquivo: aplicação FILMOPLAST nos documentos da ALESC, de Fernando Bahia Dutra. E os Trabalhos de Conclusão de Curso: Planejamento estratégico aplicado em unidades de informação, de  Anna Beatriz Pacheco e Sonali Paula Molin Bedin; e, Paleografia e grafoscopia: a relevância da transcrição paleográfica e da análise grafotécnica como instrumentos de acesso à informação, de Alexandre Edmundo Eltermann Ribeiro.

Agradecemos aos colegas leitores, autores, avaliadores, e demais envolvidos a confiança em nosso trabalho.

Desejamos proveitosas leituras, reflexões e provocações com os textos publicados!

 

Florianópolis, 20 de outubro de 2017.

 

 

Ursula Blattmann, Eliana Maria dos Santos Bahia e Juliana Fachin  

 Editoras da ÁGORA: Revista do Curso de Arquivologia da UFSC

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ursula Blattmann, Departamento de Ciência da Informação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis

Professora na UFSC desde 1993 veja mais no Lattes - http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=E286489

Eliana Maria dos Santos Bahia

Professora na UFSC

Downloads

Publicado

2017-12-08

Como Citar

Blattmann, U., Bahia, E. M. dos S., & Fachin, J. (2017). Editorial. ÁGORA: Arquivologia Em Debate, 27(55), 365–367. Recuperado de https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/710

Edição

Seção

Editorial