Os tipos documentais e as atribuições, funções e atividades da área de relações com investidores das companhias abertas no Brasil
Palavras-chave:
Tipos documentais, Relações com Investidores, Produção documentalResumo
As companhias abertas listadas na bolsa de valores B3 são importantes para a economia brasileira. Portanto, faz-se necessário sistematizar a área de Relações com Investidores que é uma função presente nestas empresas e identificar os principais tipos documentais da área visando obter maior eficiência e eficácia na gestão documental. Partindo deste pressuposto, tem-se como problema de pesquisa a seguinte questão: Quais as atribuições, funções e atividades da área de relações com investidores e como se configura sua tipologia documental? O objetivo deste trabalho foi sistematizar a produção documental da área (função) de RI das companhias de capital aberto negociadas na bolsa de valores B3, com base no estudo das atribuições, da função de RI e de suas subfunções e atividades e identificar a tipologia documental da área. A metodologia, caracteriza-se como pesquisa bibliográfica e pesquisa documental com uma abordagem qualitativa, descritiva e exploratória. Como resultados, a identificação das funções, atribuições, atividades e tipos documentais contribui para um melhor desempenho da área de RI e para os arquivistas que trabalham com esses documentos e suas relações. Concluímos que o tipo documental consiste em uma ferramenta que auxilia o arquivista a diferenciar de maneira imediata as atribuições, funções e atividades do órgão produtor, contribuindo para a elaboração de instrumentos essenciais para uma boa gestão documental, como por exemplo, o plano de classificação e a tabela de temporalidade.
Downloads
Referências
BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Arquivo: estudos e reflexões. Belo Horizonte: UFMG, 2014.
BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Arquivos permanentes: tratamento documental. FGV Editora, 2004.
BELLOTTO, Heloisa Liberalli. Diplomática e tipologia documental em arquivos: tratamento documental. 2. ed. Brasília, DF: Briquet de Lemos/Livros, 2008.
BERNARDES, Ieda Pimenta; DELATORRE, Hilda. Gestão documental aplicada. São Paulo: Arquivo Público do Estado de São Paulo, 2008.
BETHLEM, A. Os conceitos de política e estratégia. Revista de Administração de Empresas. Rio de Janeiro, v. 21, n. 1, p. 7-15, 1981.
BM&FBOVESPA. Perfil e histórico. 2017. Disponível em: <http://ri.bmfbovespa.com.br/static/ptb/perfil-historico.asp?idioma=ptb>. Acesso em: 27 jun. 2017.
BM&FBOVESPA. Valor de mercado das empresas listadas. 24 maio 2018. Disponível em: <http://www.bmfbovespa.com.br/pt_br/servicos/market-data/consultas/mercado-a-vista/valor-de-mercado-das-empresas-listadas/bolsa-de-valores/>. Acesso em: 24 maio 2018.
BRADESCO. Relações com investidores. 2018. Disponível em: <https://www.bradescori.com.br/> Acesso em: 12 mar. 2018.
BRASIL. Lei n. 6.404 15 de dezembro 1976. Dispõe sobre as Sociedades por Ações. Diário Oficial da União, Brasília, DF. 17 dez. 1976.
BRASIL. Lei n. 6.385 de 7 dezembro 1976. Dispõe sobre o mercado de valores mobiliários e cria a Comissão de Valores Mobiliários. Diário Oficial da União, Brasília, DF. 09 dez. 1976.
BRASIL. Decreto-Lei n. 2.627, de 26 setembro 1940. Dispõe sobre as sociedades por ações. Diário Oficial da União, Brasília, DF. 01 out. 1940.
CAMARGO, Ana Maria de Almeida; BELLOTTO, Heloisa Liberalli. Dicionário de Terminologia Arquivística. 3. ed. São Paulo: Associação de Arquivistas de São Paulo, 2012.
CASAS, P. B.. Uma análise da padronização na produção documental da secretaria de uma escola de idiomas na cidade de Marília/SP. 2015. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Arquivologia) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2015.
COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS. Instrução CVM 480. 2009. Disponível em: <http://www.cvm.gov.br/legislacao/instrucoes/inst480.html>. Acesso em: 08 mar. 2016.
COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS. História do mercado de capitais. 2016. Disponível em:<http://www.investidor.gov.br/menu/Menu_Academico/O_Mercado_de_valores_mobiliarios_brasileiro/Historia_Mercado-Capitais.html>. Acesso em: 25 out. 2016.
DURATEX. Relações com investidores. 2018. Disponível em: <http://www.duratex.com.br/ri> Acesso em: 12 mar. 2018.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário Aurélio da língua portuguesa. 4. ed. Curitiba: Positivo, 2009.
FIBRIA. Relações com investidores. 2018. Disponível em: <http://fibria.infoinvest.com.br/> Acesso em: 12 mar. 2018.
INSTITUTO BRASILEIRO DE RELAÇÕES COM INVESTIDORES. Relações com investidores: da pequena empresa ao mercado de capitais. Rio de Janeiro: IBRI, 2014.
MAHONEY, William F. Manual do RI: princípios e melhores práticas de relações com investidores. Rio de Janeiro: IMF, 2007.
MENDO CARMONA, Concepción. Consideraciones sobre el metodo en archivistica. Documenta & Instrumenta, v. 1, p. 35-46, 2004.
NASCIMENTO, N. M. do. Tipos documentais e fluxos de informação como subsídios para o processo decisório em ambientes organizacionais. 2014. 191 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Faculdade de Filosofia e Ciências. Universidade Estadual Paulista, Marília, 2014.
PAZIN-VITORIANO, M. C. de C.. Obrigação, controle e memória: aspectos legais, técnicos e culturais da produção documental de organizações privadas. 2011. 356 f. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.
PRICEWATERHOUSECOOPERS. A abertura de capital no Brasil: o processo e o papel do profissional de relações com investidores. [S.l.]: PwC, 2014.
RODRIGUES, Ana Célia. Identificação arquivística: subsídios para a construção teórica da metodologia na perspectiva da tradição brasileira. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 12., 2011, Brasília, DF. Anais... Brasília, DF: UnB, 2011.
RODRIGUES, Ana Celia. Diplomática e arquivística: diálogos para a construção do método de identificação da tipologia documental. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 17., 2016, Salvador. Anais... Salvador: UFBA, 2016. p. 849-861.
SILVA, De Plácido e. Vocabulário jurídico. Rio de Janeiro: Cia. Editora Forense, 2010.
SOARES, Geraldo; ALMEIDA, Jennifer; VERGILI, Rodney. Comunicação no mercado financeiro. São Paulo: Saraiva, 2010.
TREIGER, José Marcos. Relações com investidores: a arte de se comunicar com o mercado e de atrair investidores. Rio de Janeiro, Campus, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o artigo submetido é original, não tendo sido encaminhado à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Declaro, ainda, que uma vez publicado na Ágora - ISSN 0103-3557, Florianópolis, Brasil , editada pelo Curso de Graduação em Arquivologia da Universidade Federal de Santa Catarina, o mesmo não será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à ÁGORA: Arquivologia em debate e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9610, de 19/02/1998).
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS, assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open access to all of it content on the principle that making research freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with increased readership and increased citation of an author's work. For more information on this approach, see the Public Knowledge Project, which has designed this system to improve the scholarly and public quality of research, and which freely distributes the journal system as well as other software to support the open access publishing of scholarly resources. The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
Ágora, ISSN 0103-3557, está licenciada sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.