A institucionalização dos mestrados profissionais: dissertações da Universidade Federal de Pernambuco

Autores

  • Maria Elisângela Fagundes da Silva Viana Secretária Executiva na Universidade Federal de Pernambuco, atuação na Coordenação da Área II no Centro de Ciência Exatas e da Natureza.
  • Nadi Helena Presser Professora na Universidade Federal de Pernambuco, atuação no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação
  • Raimundo Nonato Macedos dos Santos Professor na Universidade Federal de Pernambuco, atuação no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação

Palavras-chave:

Dissertação de Mestrado, Institucionalização dos Mestrados Profissionais, Servidores públicos, Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

Caracteriza as dissertações desenvolvidas pelos servidores Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) concluintes em um dos cursos de Mestrado Profissional em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste (MGP), Ergonomia, Políticas Públicas (MPPP) e Administração (MPA), no período de 2012 a 2016, em relação às temáticas estudadas e ao locusde análise visando estimular o debate relativo à institucionalização dos mestrados profissionais. Para caracterizar as dissertações, os dados foram recuperados do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB), disponibilizados em planilhas de Excel e exportados para o softwareVantagePoint para proceder à sua análise. Os resultados apontam que, das 92 dissertações analisadas, 79 investigaram temas cujo locus de análise era a própria universidade. As categorias temáticas resultantes das análises das palavras-chave que se destacaram são: Gestão de Pessoas; Ensino, Pesquisa e Extensão; Gestão; Inclusão Social; Políticas Públicas; Teoria e Métodos; Segurança e Saúde do Trabalhador; Ação Administrativa, Contabilidade e Finanças; Universidade; e, na sequência, TICs; Ergonomia, entre outras discutidas ao longo deste artigo. A caracterização das dissertações reforça a afirmativa de que o mestrado profissional se institucionaliza de maneira conectada com seu meio social e profissional. 

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Publicado

2018-10-20

Como Citar

Viana, M. E. F. da S., Presser, N. H., & Santos, R. N. M. dos. (2018). A institucionalização dos mestrados profissionais: dissertações da Universidade Federal de Pernambuco. ÁGORA: Arquivologia Em Debate, 28(57), 379–395. Recuperado de https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/749

Edição

Seção

Artigos