Arquivista e a formação continuada: análise comparativa dos países de língua portuguesa e Espanha
Palavras-chave:
Arquivística, Formação continuada, Países lusófonos, EspanhaResumo
O artigo apresenta um mapeamento dos cursos de formação continuada, lato sensu e stricto sensu, além dos cursos técnicos de curta duração, de atualização e capacitação que abordem o corpus teórico e a prática em arquivística e ciência da informação, com alguma vertente em arquivo, ministrados na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, CPLP, acrescido da Espanha. A pesquisa, de caráter informativo, identificou s ofertas dos cursos, de maneira virtual, navegando nas páginas Web das instituições promotoras, dos arquivos nacionais, das associações e dos programas de pós-graduação. A fundamentação teórica ateve-se a Souza (2011), que aponta um índice reduzido de arquivistas com formação continuada no Brasil. Observamos que de todos os países analisados, sete deles: Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste, apresentam uma situação deficitária na oferta de cursos. Por outro lado, os resultados mais satisfatórios estão no Brasil, em Portugal e na Espanha constituindo uma oportunidade para o conhecimento da comunidade dos profissionais da informação, notadamente os arquivistas, que buscam por uma formação continuada em arquivística.
Downloads
Referências
AGÊNCIA ANGOLA PRESS – ANGOP. Arquivo Nacional de Angola promove curso “Arquivos e Arquivistas”. Luanda, 11 Mar. 2016. Disponível em: http://m.portalangop.co.ao/angola/pt_pt/noticias/lazer–e–cultura/2016/2/10/Arquivo–Nacional–Angola–promove–curso–Arquivos–Arquivista,d394eba6–d330–44d7–9f5a–9915969f5058.html. Acesso em: 08 Jun. 2018.
ARQUIVO HISTÓRICO DE MOÇAMBIQUE. Cursos. Moçambique, [20--]. Disponível em: http://www.ahm.uem.mz/novo/index.php?option=com_content&view=category&id=8&Itemid=112. Acesso em: 15 Jun. 2018.
ARQUIVO HISTÓRICO DE S. TOMÉ E PRÍNCIPE. Iniciativas. São Tomé e Príncipe, [20--]. Disponível em: http://www.ahstp.org/iniciativas. Acesso em: 15 Jun.2018.
ARQUIVO NACIONAL DE CABO VERDE. Formação. Ilha de Santiago, [20--]. Disponível em: https://www.arquivonacional.cv/?page_id=847. Acesso em: 20 Jun. 2018.
ARQUIVO NACIONAL DO BRASIL. II Semana Nacional de Arquivos: Governança, memória e herança. Rio de Janeiro, 26 Mar. 2018. Disponível em: http://www.arquivonacional.gov.br/br/component/content/article.html?id=978. Acesso em: 15 Jun. 2018.
ARQUIVO PÚBLICO DE ALAGOAS. Projetos. Maceió, [20--]. Disponível em: http://www.arquivopublico.al.gov.br/projetos. Acesso em: 30 Nov. 2017.
ARQUIVO PÚBLICO DO DISTRITO FEDERAL. Capacitação e Eventos. Brasília, DF, 21 Set. 2017. Disponível em: http://www.arpdf.df.gov.br/capacitacao–e–eventos/. Acesso em: 30 Nov. 2017.
ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO. Capacitação. São Paulo, [20--]. Disponível em: http://www.arquivoestado.sp.gov.br/site/gestao/orgaos/capacitacao. Acesso em: 30 Nov. 2017.
ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. Servidores capacitados para a gestão documental. Vitória, 05 Jul. 2016. Disponível em: https://ape.es.gov.br/Not%C3%ADcia/servidores–capacitados–para–a–gestao–documental. Acesso em: 30 Nov. 2017.
ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DO MARANHÃO. Ações APEM. São Luíz, [20--]. Disponível em: http://www.cultura.ma.gov.br/apem/index.php?page=noticia_list. Acesso em: 30 Nov. 2017.
ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Eventos e Inscrições. Porto Alegre, [20--]. Disponível em: http://www.apers.rs.gov.br/portal/index.php?menu=eventos. Acesso em: 30 Nov. 2017.
ARQUIVO PÚBLICO MINEIRO. Projetos. Minas Gerais, [20--]. Disponível em: http://www.siaapm.cultura.mg.gov.br/modules/news/. Acesso em: 30 Nov. 2017.
ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE BIBLIOTECÁRIOS, ARQUIVISTAS E DOCUMENTALISTAS. Plano de Formação. Lisboa, [20--]. Disponível em: http://www.apbad.pt/Formacao/formacao.htm. Acesso em: 12 Jul. 2018.
BEYOND KNOWLEDGE. Curso de formação: Secretariado, apoio administrativo e gestão documental. Lisboa, [20--]. Disponível em: https://www.cegoc.pt/curso–formacao/secretariado–apoio–administrativo–gestao/gestao–documental–e–arquivos/. Acesso em: 10 Maio. 2018
CAMPO GRANDE NEWS. Mostra e curso do Arquivo Público Estadual abordam história do MS. Campo Grande, 30 Dez. 2016. Disponível em: https://www.campograndenews.com.br/cidades/capital/mostra–e–curso–do–arquivo–publico–estadual–abordam–historia–do–ms. Acesso em: 30 Nov. 2017.
CARDOSO, Carlos. A importância crescente da informação e suas regularidades em África. Revista de Estudos Guineenses, Soronda, n. 4, jul., p. 144–153, 1987.
CASA COMUM. INEP, Bissau. Bissau, [20--]. Disponível em: http://casacomum.org/cc/arquivos?set=e_7284. Acesso em: 13 Jul. 2018.
CASA COMUM. Projetos. Bissau, [20--]. Disponível em: http://casacomum.org/cc/projeto. Acesso em: 13 Jul. 2018.
CEITA, Nazaré. A evolução da cooperação bibliotecária em S. Tomé e Príncipe. In: ENCONTRO DE BIBLIOTECÁRIOS DE LÍNGUA PORTUGUESA. Aveiro, 1998.
CENTRO NACIONAL DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO DE MOÇAMBIQUE (CEDIMO). Cursos. Moçambique, [20--]. Disponível em: http://www.cedimo.gov.mz/. Acesso em: 18 Abr. 2018.
COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA – CPLP. Estados–Membros. Lisboa, [20--]. Disponível em: <https://www.cplp.org/id–2597.aspx>. Acesso em: 28 Jun. 2018.
CONARQ – CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS. Portfolio de cursos e oficinas. Rio de Janeiro, [20--]. Disponível em: http://conarq.arquivonacional.gov.br/component/content/article/126–portfolio/446–portfolio–de–cursos–e–oficinas.html. Acesso em: 28 Jun. 2018.
CONARQ. Associações de profissionais de Arquivologia. Rio de Janeiro, [20--]. Disponível em: <http://conarq.gov.br/index.php/links–uteis/391–associacoes–de–profissionais–de–arquivologia>. Acesso em: 13 Jun. de 2018.
CONSULTRE – CONSULTORIA E TREINAMENTO. Área de Documentos Públicos. Vila Velha, [20--]. Disponível em: https://www.consultre.com.br/categoria/area–documentos–publicos/. Acesso em: 26 Nov. 2017
CNJ – CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA. Formação e Capacitação. Brasília, [20--]. Disponível em: http://www.cnj.jus.br/formacao–e–capacitacao. Acesso em: 28 Jun. 2018.
EDUCARTIS. Cursos de Arquivo. Luanda, [20--]. Disponível em: https://www.educartis.co.ao/cursos–resultados–da–pesquisa?q=arquivo&dFR[country_iso][0]=ao&dFR[course_type][0]=Course&dFR[study_mode][0]=campus&dFR[study_mode][1]=company&dFR[study_mode][2]=half&dFR[study_mode][3]=online. Acesso em: 26 Nov. 2017.
FACULDADE SUL–AMERICANA – FASAM. Pós-Graduação em Gestão de Arquivos e Tecnologia da Informação. Goiás, [20--]. Disponível em: http://fasam.edu.br/curso/gestao–de–arquivos–e–tecnologia–da–informacao–2/. Acesso em: 24 Abr. 2018.
FACULDADE UNYLEYA. Cursos de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Rio de Janeiro, [20--]. Disponível em: https://wpos.com.br/pos–graduacao/ciencia–da–informacao. Acesso em: 24 Março. 2018.
FUNDAÇÃO CASA DE RUI BARBOSA – FCRB. Programa de Pós-Graduação em Memória e Acervos. Rio de Janeiro, [20--]. Disponível em: http://casaruibarbosa.gov.br/mestrado/. Acesso em: 20 Fev. 2018.
FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO. Pós-Graduação em Gestão Arquivística. São Paulo, [20--]. Disponível em: <https://www.fespsp.org.br/curso/29/gestao_arquivistica>. Acesso em: 24 Abr. 2018.
GRUPO TREINAR. Curso Administração e Gestão de Documentos e de Arquivos. São Paulo, [20--]. Disponível em: http://www.grupotreinar.com.br/treinamentos/servi%C3%A7os–administrativos/curso–administra%C3%A7%C3%A3o–e–gest%C3%A3o–de–documentos–e–de–arquivos.aspx. Acesso em: 24 Mar. 2018.
IBICT – INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Pesquisa e Pós-Graduação. Brasília, [20--]. Disponível em: http://www.ibict.br/pesquisa–e–pos–graduacao. Acesso em: 15 Jun. 2018.
IDEMP. Gestão Documental em Processos de Trabalho. Rio de Janeiro, [20--]. Disponível em: http://idemp–edu.com.br/cursos/14?gclid=CjwKCAjw4PHZBRA–EiwAAas4ZvVljnHg9Aku7_HSsclWqG_du2xlfRxnzDCa–0dfxrr0ZqgdSWm5txoC5yUQAvD_BwE. Acesso em: 24 Mar. 2018.
INFOESCOLA. Cabo Verde. Brasil, [20-- ]. Disponível em: https://www.infoescola.com/africa/cabo-verde/. Acesso em: 20 Jun. 2018.
INFOESCOLA. Guiné Equatorial. Brasil, [20--]. Disponível em: https://www.infoescola.com/africa/guine-equatorial/. Acesso em: 20 Jun. 2018.
INNOVIA. Cursos INNOVIA: Documental. Disponível em: https://www.innovia.com.br/cursos/documental. São Paulo, [20--]. Acesso em: 12 Jan. 2018.
INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR. Pós-Graduação em Ciências Documentais. Portugal, [20--]. Disponível em: http://portal2.ipt.pt/pt/cursos/pos–graduacoes/pg_–_cd/. Acesso em: 24 Mar. 2018.
KEY CORPORATE. Formação. Portugal, [20--]. Disponível em: http://www.key.pt/formacao/secretariado–gestao–documental–19–gestao–eficiente–de–documentos?pais=1. Acesso em: 12 Jun. 2018.
LIMA, Aline Rosa dos Santos. Arquivística – Formação formal e a formação continuada. In: Plano de Atividade Complementar – PAC. Curso de Arquivologia. Universidade de Brasília. Brasília, DF, jun. 2017.
LIMA, Eliseu dos Santos; PEDRAZZI, Fernanda Kieling. Formação, atuação, regulamentação e associativismo profissional do arquivista brasileiro. In: Sociais e Humanas, Santa Maria, v. 28, n. 01, jan/abr 2015, p. 27–45. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/11279. Acesso em: 13 Jun. 2018.
LUANDA BUSINESS SCHOOL – LBS. Secretariado e apoio administrativo à gestão. Angola, [20--]. Disponível em: http://lbs.co.ao/area–formacao/secretariado/. Acesso em: 26 Nov. 2017.
LUBISCO, Nídia M. L.; ALVES, Fernanda M. M. Oferta formativa em Ciências de Informação: estudo comparativo aplicado aos países lusófonos. Ponto de Acesso. Salvador, v. 9, n. 1, p. 21–51, abr. 2015. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/24085/1/Oferta_formativa_Ci%C3%AAncias_de_Informa%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso em: 02 Jul. 2018.
MARTÍN–POZUELO, M. Paz. Los entornos y documentos electrónicos ¿Efecto Edison para la formación archivística. Ponto de Acesso. Salvador, v. 3, n. 1, p. 6–33, abr. 2009.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DE CABO VERDE. Cabo Verde ocupa primeiro lugar em África no ranking da escolarização de meninas. Cabo Verde, [20--]. Disponível em: https://www.minedu.gov.cv/index.php?option=com_content&view=article&id=923:cabo–verde–ocupa–primeiro–lugar–em–africa–no–ranking–da–escolarizacao–de–meninas&catid=90&Itemid=673. Acesso em: 26 Jun. 2018.
OLIVEIRA, Flávia Helena de. A formação em arquivologia nas universidades brasileiras: objetivos comuns e realidades particulares. 2014. Tese (Doutorado em Ciência da Informação). Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília, Brasília, 2014. Disponível em: http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/17966/1/2014_FlaviaHelenadeOliveira.pdf. Acesso em: 16 Jul. 2018.
ONE CURSOS – TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO. Eventos. Brasília, [20--]. Disponível em: http://www.onecursos.com.br/eventos/eventos/lista. Acesso em: 24 Março. 2018.
PREFEITURA BELO HORIZONTE. Arquivo Público. Belo Horizonte, 20 Fev. 2018. Disponível em: https://prefeitura.pbh.gov.br/fundacao–municipal–de–cultura/arquivo–publico. Acesso em: 30 Mar. 2018.
ROUSSEAU, Jean–Yves; COUTURE, Carol. Fundamentos da disciplina arquivística. Lisboa, Dom Quixote, 1998.
RUIPÉREZ, Mariano García. La formación de los archiveros en España (1983-2016). Anuario Escuela de Archivología, n. 7-8, 2016. p. 21-50.
SOUZA, Kátia Isabelli Melo de. Arquivista, visibilidade profissional: formação, associativismo e mercado de trabalho. Brasília, Starprint, 2011.
SOUZA, Terezinha Batista de; RIBEIRO, Fernanda. Os cursos de ciência da informação no Brasil e em Portugal: perspectivas diacrônicas. Informação & Informação, Londrina, v. 14, n. 1, p. 82–102, 2009. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/3149/2892. Acesso em: 10 Jul. 2018.
TALI, Maria da Conceição Vasques Araújo. Libraries in Luanda: problems and prospects. Cadernos BAD, Lisboa, n. 2, p. 29–53, 1993.
UNIVERSIDADE ABERTA. Pós-Graduação em Ciência da Informação. Lisboa, [20--]. Disponível em: https://portal.uab.pt/alv/cursos_alv/ciencias–da–informacao/. Acesso em: 18 Abr. 2018.
UNIVERSIDADE AUTÓNOMA DE LISBOA. Pós-Graduação em Ciências Documentais. Portugal, [20--]. Disponível em: http://www.universia.pt/estudos/UNIVERSIDADE –autonoma–lisboa/pos–graduaces–ciencias–documentais/st/196916. Acesso em: 18 Abr. 2018.
UNIVERSIDADE DE BEIRA INTERIOR. Ciências Documentais. Portugal, [20--]. Disponível em: https://www.ubi.pt/curso/922. Acesso em: 20 Fev. 2018.
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UnB. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Brasília, DF, [20--]. Disponível em: http://www.ppgcinf.fci.unb.br/index.php. Acesso em: 22 Fev. 2018.
UNIVERSIDADE DE COIMBRA. Curso de Especialização em Ciências Documentais. Portugal, [20--]. Disponível em: https://www.uc.pt/fluc/dfci/cursos/ciencias_documentais. Acesso em: 22 Abr. 2018.
UNIVERSIDADE DE ÉVORA. Doutoramento em Ciências da Informação e da Documentação. Portugal, [20--]. Disponível em: <http://www.ecs.uevora.pt/ensino/doutoramentos/curso/(codigo)/267>. Acesso em: 20 Fev. 2018.
UNIVERSIDADE DE LISBOA. Mestrado em Ciências da Documentação e Informação. Lisboa, [20--]. Disponível em: http://www.letras.ulisboa.pt/pt/cursos/mestrados–2–ciclo/ciencias–da–documentacao–e–informacao. Acesso em: 24 Março. 2018.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – USP. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. São Paulo, [20--]. Disponível em: http://www3.eca.usp.br/pos/ppgci. Acesso em: 22 Fev. 2018.
UNIVERSIDADE DO ALGARVE. Pós-Graduação em Ciências Documentais. Portugal, [20--]. Disponível em: https://fchs.ualg.pt/pt/curso/1788. Acesso em: 22 Abr. 2018.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC. Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação. Santa Catarina, [20--]. Disponível em: http://www.faed.udesc.br/?id=660. Acesso em: 18 Fev. 2018.
UNIVERSIDADE DO PORTO. Mestrado em Ciência da Informação. Portugal, [20--]. Disponível em: https://sigarra.up.pt/flup/pt/web_page.Inicial. Acesso em: 20 Fev. 2018.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA – UEL. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Paraná, [20--]. Disponível em: https://sigarra.up.pt/flup/pt/cur_geral.cur_view?pv_ano_lectivo=2018&pv_origem=CUR&pv_tipo_cur_sigla=M&pv_curso_id=737. Acesso em: 18 Fev. 2018.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. São Paulo, [20--]. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/#!/pos–graduacao/mestrado–e–doutorado/ciencia–da–informacao/apresentacao/. Acesso em: 22 Fev. 2018.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA – UFBA. Programa de Pós-Graduação em Ciências da Informação. Bahia, [20--]. Disponível em: https://ppgci.ufba.br/. Acesso em: 13 jan. 2018.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA – UFPB. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Paraíba, [20--]. Disponível em: http://www.ccsa.ufpb.br/ppgci. Acesso em: 13 jan. 2018.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS – UFMG. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento. Minas Gerais, [20--]. Disponível em: http://ppggoc.eci.ufmg.br/. Acesso em: 23 fev. 2018.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS – UFMG. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Minas Gerais, [20--]. Disponível em: http://ppgci.eci.ufmg.br/. Acesso em: 23 fev. 2018.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS – UFMG. Pós-Graduação em Gestão Estratégica da Informação. Minas Gerais, [20--]. Disponível em: http://niteg.eci.ufmg.br/gestao–estrategica–da–informacao/. Acesso em: 24 abr. 2018.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS – UFPEL. Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural. Rio Grande do Sul, [20--]. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/ppgmp/apresentacao/. Acesso em: 24 abr. 2018.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO – UFPE. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Pernambuco, [20--]. Disponível em: https://www.ufpe.br/ppgci. Acesso em: 13 jan. 2018.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – UFSC. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Santa Catarina, [20--]. Disponível em: http://pgcin.paginas.ufsc.br/. Acesso em: 18 fev. 2018.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA – UFSM. Pós-Graduação em Gestão em Arquivos. Rio Grande do Sul, [20--]. Disponível em: https://ead08.proj.ufsm.br/moodle2_UAB/course/view.php?id=758. Acesso em: 24 abr. 2018.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS – UFSCar. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. São Paulo, [20--]. Disponível em: http://www.ppgci.ufscar.br/sobre–o–programa. Acesso em: 20 fev. 2018.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ – UFC. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Ceará, [20--]. Disponível em: http://www.ppgci.ufc.br/pagina–exemplo/. Acesso em: 13 jan. 2018.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – UNIRIO. Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Arquivos. Rio de Janeiro, [20--]. Disponível em: http://www.unirio.br/ppgarq. Acesso em: 18 Fev. 2018.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO – UFRJ. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Rio de Janeiro, [20--]. Disponível em: http://www.ppgci.ufrj.br/pt/. Acesso em: 18 fev. 2018.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE – FURG. Pós-Graduação em Arquivos Permanentes. Rio Grande do Sul, [20--]. Disponível em: http://www.arquivospermanentes.furg.br/. Acesso em: 24 mar. 2018.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE – FURG. Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação e Conhecimento. Rio Grande do Sul, [20--]. Disponível em: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/programa/apresentacao.jsf?lc=pt_BR&id=9196. Acesso em: 15 Jan. 2018.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – UFRN. Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação e do Conhecimento. Disponível em: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/programa/portal.jsf?id=9196. Acesso em: 22 Abr. 2018.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO SERGIPE – UFS. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Sergipe, [20--]. Disponível em: http://ppgci.ufs.br/pagina/20818–mestrado–profissional–em–gestao–da–informacao–e–do–conhecimento–curso–de–pos–graduacao–stricto–sensu. Acesso em: 15 jan. 2018.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE – UFF. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Rio de Janeiro, [20--]. Disponível em: http://www.ci.uff.br/ppgci/. Acesso em: 20 Fev. 2018.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE – UFF. Pós-Graduação em Planejamento, Organização e Direção de Arquivos. Rio de Janeiro, [20--]. Disponível em: http://www.uff.br/?q=planejamento–organizacao–e–direcao–de–arquivos. Acesso em: 24 Abr. 2018.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE – UFF. Apresentação lato sensu. Rio de Janeiro, [20--]. Disponível em: http://www.uff.br/?q=apresentacao-lato-sensu. Acesso em: 24 Abr. 2018.
UNIVERSIDADE FERNANDO PESSOA. Doutoramento em Ciências da Informação. Portugal, [20--]. Disponível em: https://www.ufp.pt/inicio/estudar-e-investigar/doutoramentos/ciencias-da-informacao/. Acesso em: 20 Fev. 2018.
UNIVERSIDADE LUSÓFONA DE HUMANIDADES E TECNOLOGIAS. Ciências Documentais – Pós-Graduação em Arquivos. Portugal, [20--]. Disponível em: https://www.educaedu.com.pt/pos–graduacao–em–especializacao–em–ciencias–documentais––pos–graduacao–23487.html. Acesso em: 18 Abr. 2018.
VANTAGEM+ CONSULTORES DE FORMAÇÃO. Cursos de Arquivo. Portugal, [20--]. Disponível em: https://www.vantagem.com/pt/pesquisa/ARQUIVO/. Acesso em: 26 Nov. 2017.
VITORINO, Elizete Vieira; DA SILVA, Armando Malheiro. A formação de profissionais da informação em Portugal e Espanha: um contexto necessário para compreender a competência em informação. Cadernos BAD, n. 1, p. 137–156, 2016.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o artigo submetido é original, não tendo sido encaminhado à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Declaro, ainda, que uma vez publicado na Ágora - ISSN 0103-3557, Florianópolis, Brasil , editada pelo Curso de Graduação em Arquivologia da Universidade Federal de Santa Catarina, o mesmo não será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à ÁGORA: Arquivologia em debate e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9610, de 19/02/1998).
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS, assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open access to all of it content on the principle that making research freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with increased readership and increased citation of an author's work. For more information on this approach, see the Public Knowledge Project, which has designed this system to improve the scholarly and public quality of research, and which freely distributes the journal system as well as other software to support the open access publishing of scholarly resources. The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
Ágora, ISSN 0103-3557, está licenciada sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.