Revisitando o trajeto institucional do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo: as práticas e os usos das origens imperiais “ocultas” ao início da primeira república
Palavras-chave:
Arquivo Público, Estado do Espírito Santo, Império do Brasil,Resumo
CConsiderando a relevância da identidade de uma instituição arquivística estadual para o seu reconhecimento na administração pública, objetiva-se conhecer as origens do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo e identificar quais são os principais marcos temporais, práticas e usos para a construção dessa identidade. Como procedimento metodológico adota-se a pesquisa documental com abordagem de análise qualitativa dos dados textuais contidos na documentação legislativa do século XIX, e registros do início do século passado que se constitui no corpus da pesquisa. Os materiais são relatórios de presidentes da província enviados à assembleia legislativa e decretos executivos. Os resultados apontam que o marco atualmente reconhecido como fundador do Arquivo ocorre em um contexto pós-golpe republicano, quando há reorganização das estruturas administrativas dos estados e intenção de obliterar o Império. Conclui que, apesar dos usos restritos à elite burocrática da província, os diversos rastros informativos sobre o Arquivo evidenciam sua persistente origem imperial demonstrando que o arquivo provincial pode ser considerado, de fato, o embrião do Arquivo Público do Espírito Santo. Além disto há dados sobre a existência de arquivistas, e, práticas legadas à atualidade, nomeadamente: armazenar, acondicionar, organizar, e, controlar a documentação arquivística. Conclui, ainda, que apesar das variações de status administrativo ao longo do período estudado, a custódia ainda é preservada como uma das principais práticas institucionais do Arquivo.
Downloads
Referências
ALDABALDE, Taiguara Villela. Mediação cultural em instituições arquivísticas: o caso do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo. Tese (Doutorado em Ciência da Informação). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Brasília, Universidade de Brasília, 2015.
ALDABALDE, Taiguara Villela. A presença do arquivo nos relatórios dos presidentes de província no Brasil (1835-1889). Dissertação (Doutorado em História Social) Programa de Pós-Graduação em História Social, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.
ALDABALDE, Taiguara Villela. Arquivos e administração provincial: análise retroativa do desenvolvimento na gestão pública arquivística no Brasil Arquivo & Administração. v.10, n.1, jan./jun. 2011
BLAIR, Ann; MILLIGAN, Jennifer. Introduction. Archival Science. v.7. n.4. 2007. p.289–296.
BURKE, Peter. A Social History of Knowledge. Volume II: From the Encyclopédie to Wikipedia Peter Burke Cambridge, 2014.
BURKE, Peter. A Social History of Knowledge: from Gutenberg to Diderot. Polity Press, Cambridge, 2000.
BRASIL. Coleção de Leis do Império do Brasil – 1834. Volume 1 (Publicação Original). Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/leimp/1824-1899/lei-16-12-agosto-1834-532609-publicacaooriginal-14881-pl.html . Acesso em: 11 jun. 2019.
BRASIL. Diário Oficial da União, Seção 1, 17 mai. De 1923, página 14918. Decreto n. 9.197 de 9 de dezembro de 1911. Approva o regulamento do Archivo Nacional. Disponível em: http://legis.senado.leg.br/norma/415633/publicacao/15688252 Acesso em: 17 de jun. 2019.
ESPÍRITO SANTO (Estado). Discurso com que o exm.mo presidente da província do Espírito Santo o dr. João Lopes da Silva Couto, Fez a abertura da sessão ordinária da assembléai provincial, no dia 8 de setembro de 1838. Typographia de Josino do Nascimento Silva, rua do hospício n.66. Rio de Janeiro.1838 .
ESPÍRITO SANTO (Estado). Falla dirigida á Assembleia Legislativa da Provincia da Província do Espirito Santo na abertura da sessão ordinária do ano de 1846, pelo exmo. Vice-Presidente da mesma Província, Joaquim Marcellino da Silva Lima. Rio de Janeiro, Typ. Brasiliense de F.M. Ferreira, 1846.
ESPÍRITO SANTO (Estado). Relatorio do presidente da província do Espirito Santo, o doutor Luiz Pedreira do Coutto Ferraz, na abertura da Assembleia Legislativa Provincial no dia 23 de maio de 1847. Rio de Janeiro, Typ. do Diario de N.L. Vianna, p. 8-9, 1848.
ESPÍRITO SANTO (Estado). Relatorio do presidente da provincia do Espirito Santo, o doutor Luiz Pedreira do Coutto Ferraz, na abertura da Asembleia Legislativa Provincial no dia 1o de março de 1848. Rio de Janeiro, Typ. do Diario de N.L. Viana, 1848.
ESPÍRITO SANTO (Estado). Relatorio que o exm. senr. presidente da provincia do Espirito Santo, o doutor José Mauricio Fernandes Pereira de Barros, apresentou na abertura da Assembléa Legislativa Provincial, no dia 23 de maio de 1856. Victoria, Typ. Capitaniense de P.A. d'Azeredo, 1856.
ESPÍRITO SANTO (Estado). Relatorio que o exm. sr. barão de Itapemirim, primeiro vice-presidente da provincia do Espirito Santo, apresentou na abertura da Assembléa Legislativa Provincial, no dia 23 de maio de 1857. Victoria, Capitaniense de P.A. d'Azeredo, 1857.
ESPÍRITO SANTO (Estado). Relatorio do Presidente de Província José Fernandes da Costa Pereira Junior a Assembleia Legislativa Provincial em 23 de maio de 1863. Victória, Capitaniense de P.A. d'Azeredo, 1863.
ESPÍRITO SANTO (Estado). Relatorio lido no paço d'Assembléa Legislatica da provincia do Espírito-Santo pelo presidente, o exm. senr. doutor Francisco Ferreira Correa na sessão ordinárias do anno de 1871. Victoria, Typ. do Correio da Victoria, 1872.
ESPÍRITO SANTO (Estado). Relatorio apresentado à Assembleia Legislativa da província do Espírito-Santo em sua sessão ordinária 8 de maio de 1881 pelo presidente de província exm. sr. dr. Marcellino de Assis Tostes. Victoria, Typ.da Gazeta de Victoria, 1881.
ESPÍRITO SANTO (Estado). Relatorio com que o exm. sr. dr. Marcellino de Assis Tostes, no dia 13 de fevereiro de 1882, passou a administração da província do
Espírito-Santo ao aem. sr. tenente-coronel Alpheu Adelpho Monjardim de Andrade
e Almeida, primeiro vice-presidente. Victoria, Typ. do Horizonte, 1882.
ESPÍRITO SANTO (Estado). Relatorio apresentado á Assembléa Legislativa Provincial do Espirito-Santo na abertura da primeira sessão da 28.a legislatura em 9 de julho de 1888 pelo dr. Antonio Leite Ribeiro de Almeida, presidente da provincia. Victoria, Typ. do Espirito-Santense, 1888.
ESPÍRITO SANTO (Estado). Constituição politica do estado federado do Espirito-Santo, promulgada aos 2 de maio de 1892. Victoria : Typ. do Estado do Espirito Santo. 1892.
ESPÍRITO SANTO (Estado). Decretos da Presidência do Estado do Espírito Santo. Decreto do Presidente nº 135 18 de julho de 1908. S.I.: s.n., 1908.
ESPÍRITO SANTO (Estado). História: Arquivo Público do Estado do Espírito Santo. Disponível em: https://ape.es.gov.br/quem-somos Acesso em: 07 jun. 2019.
GRACY, David. The State Library and Archives of Texas: A History, 18351962. Austin: University of Texas Press, 2010.
LYNCH, Christian Edward Cyril. O momento oligárquico: a construção institucional da República (1889-1891) In:VISCARDI, Cláudia; ALENCAR, José Almino. (orgs.). A República revisitada: construção e consolidação do projeto republicano brasileiro. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2016. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4400267/mod_resource/content/1/Cap%20Livro%20Viscardi.pdf. Acesso em: 27 jul 2019.
POSNER, Ernst. Some Aspects of Archival Development Since the FrenchRevolution.” American Archivist. 1940, p.159‑172. Disponível em: http://americanarchivist.org/doi/pdf/10.17723/aarc.3.3.q64h3343h663402j. Acesso em: 12 jul. 2019.
SALETTO, Nara. Sobre política capixaba na Primeira República. Coleção Canaã. v.26. Vitória: Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, 2018.
VIRILIO, Paul. Cibermundo: a política do pior. Lisboa: Teorema, 2000.
YALE, Elizabeth. The History of Archives: The State of the Discipline. Johns Hopkins University Press Volume 18, 2015.
YEO, Geoffrey. Records and representations. Conference on the Philosophy of the Archive. Edinburgh: Centre for Archive and Information Studies at the University of Dundee, 2008.
TESSITORE, Viviane. História Administrativa, a “chave” para os arquivos públicos. Arquivo & História. Rio de Janeiro, n. 2, 1996.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o artigo submetido é original, não tendo sido encaminhado à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Declaro, ainda, que uma vez publicado na Ágora - ISSN 0103-3557, Florianópolis, Brasil , editada pelo Curso de Graduação em Arquivologia da Universidade Federal de Santa Catarina, o mesmo não será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à ÁGORA: Arquivologia em debate e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9610, de 19/02/1998).
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS, assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open access to all of it content on the principle that making research freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with increased readership and increased citation of an author's work. For more information on this approach, see the Public Knowledge Project, which has designed this system to improve the scholarly and public quality of research, and which freely distributes the journal system as well as other software to support the open access publishing of scholarly resources. The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
Ágora, ISSN 0103-3557, está licenciada sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.