Análise arquivística do instrumento de pesquisa “Sumário Vida e Obra de Alberto Pasqualini”

Gilvane Pase Dal Ross, Augusto César Luiz Britto

Resumo


O presente trabalho tem como intuito analisar arquivisticamente o instrumento de pesquisa denominado “Sumário Vida e Obra de Alberto Pasqualini”. O referido instrumento de pesquisa foi elaborado pela esposa do titular do acervo, Suzana Pasqualini, após o falecimento do mesmo. A produção de um instrumento de pesquisa requer conhecimento especifico da área de arquivologia, planejamento, tempo e recursos materiais e financeiros para que se atinja o objetivo de propiciar o acesso às informações documentais contidas no acervo. A pesquisa foi motivada por intermédio da indagação de como foi elaborado o “Sumário Vida e Obra de Alberto Pasqualini”, já que o mesmo foi produzido de forma empírica e por alguém que não detém o conhecimento na área de arquivo. Mediante levantamento bibliográfico sobre as temáticas que perpassam esse estudo (arquivo pessoal, arranjo, descrição e instrumento de pesquisa) analisou-se o instrumento de pesquisa no sentido de verificar se o mesmo atende ou não os preceitos teóricos da arquivística caracterizando-se esta pesquisa como um estudo de caso. A pesquisa visa contribuir com área da arquivologia ao apresentar informações acerca instrumentos de pesquisa de forma que auxilie tantos estudiosos de área como profissionais no momento de elaboração dos mesmos.

Palavras-chave


Alberto Pasqualini; Arquivo Pessoal; Instrumento de Pesquisa; Descrição Documental; Escrita de si;

Texto completo:

DOC PDFA

Referências


FONTES BIBLIOGRÁFICAS

ARQUIVO NACIONAL. Dicionário brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005.

ARTIÈRES, P. Arquivar a própria vida. Estudos Históricos, Rio de Janeiro. V.11, n.21, 1998.

BARROS, T; TOGNOLI, N. As implicações dos Arquivos Pessoais: Elementos conceituais. Ponto de Acesso. Salvador, v.5, n.1, p. 66-84, 2011.

BELLOTTO, H. Arquivos Permanentes: tratamento documental. Rio de Janeiro: FGV, 2006

BRASIL. Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991.

BRITTO, A; CORRADI, A. Considerações teóricas e conceituais sobre arquivos pessoais. Revista Ponto de Acesso, Salvador. v. 11, n.3, p. 148-169, 2017.

CAMARGO, A. Arquivos Pessoais são Arquivos. Revista do Arquivo Público Mineiro, Belo Horizonte. v. 2, p. 26-39, 2009.

CAMARGO, A; GOULART, S. Tempo e circunstância: a abordagem contextual dos arquivos pessoais. São Paulo: Instituto Fernando Henrique (iFHC). 2007. 316 p.

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISDIAH: Norma Internacional para Descrição de Instituições com Acervo Arquivísticos. Rio de Janeiro, 2009.

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUVIOS. ISAD (g): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Estocolmo, 1999.

CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS. NOBRADE: Norma Brasileira de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2006.

LOPEZ, A. Como Descrever Documentos de Arquivo: Elaboração de instrumentos de pesquisa. São Paulo: Arquivo do Estado de São Paulo, 2002.

MUNDET, José. Manual de archivística. Madrid: FGSR, 1994.

NASCIMENTO, M; KONRAD, G. A nova sistemática de arranjo e descrição da UFSM: uma primeira experiência por meio do acervo Memória Acadêmica. Revista Analisando em Ciência da Informação - RACIn João Pessoa, v. 4, n. especial, p, 156-176, 2016.

PASQUALINI, S. Vida e Obra de Alberto Pasqualini. Rio de Janeiro, s/d.

RIELA, Caio. Pasqualini: vida e obra. Porto Alegre: Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, 1992.

SCHELLENBERG, T. Arquivos Modernos. Rio de Janeiro: FGV, 2006.

SILVA, C; SILVA, R. Arquivo Pessoal: Fundo documental Neusa Carson. Revista Fragmentum. Santa Maria. n. 37, p. 31-41, 2013.

FONTES DOCUMENTAIS

IVORÁ. Lei municipal nº 409/1999. Autoriza o Poder Executivo Municipal a receber em doação o Acervo Bibliográfico e Mobiliário do Senador Alberto Pasqualini e dá outras providências. Ivorá/RS, 09 de fevereiro de 1999.

RIO GRANDE DO SUL. Protocolo de Intenções de 02 de abril de 1990. Termo que firmam o Estado do Rio Grande do Sul e Suzana Pasqualini. Conselho de Desenvolvimento Cultural/RS. Porto Alegre/RS, 1990.

FONTE ORAL

Relato oral concedida a Gilvane Pase Dal Ross. Irineu Mariotto, 2019.


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2020 ÁGORA: Arquivologia em debate

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

ÁGORA: Arquivologia em debate
Universidade Federal de Santa Catarina, ISSN 0103-3557, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Licença Creative Commons Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Apoio técnico de Lepidus Tecnologia