Esta é uma versão desatualizada publicada em 2023-07-01. Leia a versão mais recente.

A organização dos documentos de arquivo digitais na Administração Pública Federal

Autores

Palavras-chave:

Documentos de arquivo digitais, Organização de documentos, Classificação de documentos, Sistema eletrônico de informação, Tratamento arquivístico

Resumo

O volume de documentos de arquivo da Administração Pública Federal é muito grande. Esse fenômeno foi constatado por vários diagnósticos da situação arquivística, elaborados desde a década de 1950. A incipiente organização desses documentos pode ser verificada pela ausência da aplicação de princípios e conceitos arquivísticos, principalmente o de gestão de documentos e de arquivos. Não há informações sobre a forma como os documentos estão sendo organizados no ambiente digital ou mesmo se houve uma melhora em sua organização em relação ao ambiente tradicional de acumulação.   O tema deste artigo é a organização de documentos de arquivo na Administração Pública Federal, mais especificamente os documentos digitais de arquivo. A pesquisa tem como objetivo compreender como os documentos de arquivo digitais estão sendo organizados na Administração Pública Federal. Foram identificados quatro espaços de armazenamento desses documentos: os computadores “pessoais” utilizados pelos servidores no desenvolvimento de suas atividades; os servidores de e-mails; os sistemas eletrônicos de informação; e os sistemas de negócio. A pesquisa, quanto aos seus objetivos, é do tipo descritiva. Quanto à natureza dos dados, a pesquisa é quali-quantitativa. Trata-se, portanto, de uma pesquisa bibliográfica e documental e de um levantamento de dados em relação aos procedimentos de coleta e às fontes de informação. Percebeu-se que a forma empírica e improvisada de classificação de documentos de arquivo que já existia no ambiente tradicional continua presente no ambiente digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Tarciso Barbosa de Sousa, Universidade de Brasília - Unb

Possui graduação em História pela Universidade de Brasília (1990), mestrado em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade de Brasília (1995) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professor adjunto da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Organização de Arquivos, atuando principalmente nos seguintes temas: arquivologia, organização de arquivos, gestão de documentos, formação profissional e políticas públicas de arquivo.

Link Currículo Lattes- http://lattes.cnpq.br/9941441906608746.

Amanda Nogueira, Universidade de Brasília

Graduada em História e graduanda em Arquivologia pela Universidade de Brasília.

Lillian Gomes, Universidade de Brasília

Graduanda em Arquivologia pela Universidade de Brasília.

Link Currículo Lattes - http://lattes.cnpq.br/2051471463645905.

Thays Barbosa, Universidade de Brasília

Bacharel em Biblioteconomia e graduanda em Arquivologia pela Universidade de Brasília

Referências

ARQUIVO DO ESTADO (São Paulo). Diagnóstico da situação dos arquivos do Estado de São Paulo: São Paulo: O Arquivo, 1987.

ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Cadastro nacional de arquivos federais. Brasília : Arquivo Nacional, 1990.

ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Dicionário brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005.

ARQUIVO PÚBLICO DO DISTRITO FEDERAL. Diagnóstico dos arquivos do Governo do Distrito Federal. Brasília: SEA, 1990.

COMISSÃO ESPECIAL DE PRESERVAÇÃO DO ACERVO DOCUMENTAL - CEPAD. A importância da informação e do documento na administração pública brasileira. Brasília: Funcep, 1987.

CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS - CONARQ. Legislação Arquivística Brasileira. Disponível em http://conarq.gov.br/images/coletanea/dez_2017/CONARQ_legarquivos_dezembro_2017_PDF2.pdf. Acesso em: 19 set. 2020.

GAGNON-ARGUIN, Louise; MAS, Sabine. Problématique de l’organisation et du repérage dês documents administrafs électroniques dans um contexte de gestion décentralisée dês ressources informationnelles. Archives, v. 29, n. 2, p. 47-87, 2007-2008.

SARAIVA, André. A implementação do SEI – Sistema Eletrônico de Informações. Brasília: ENAP, 2018.

SCHELLENBERG, T. R. Os problemas arquivísticos do governo brasileiro. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1960.

YEO, Geoffrey. Podemos mantenerlo todo? El futuro de La valoración em un mundo de profusión digital. Tábula, n. 23, 2020. p. 153-171.

Downloads

Publicado

2023-07-01

Versões

Como Citar

Barbosa de Sousa, R. T., Alves Nogueira, A. R., Gomes da Silva, L., & Barbosa de Farias, T. . (2023). A organização dos documentos de arquivo digitais na Administração Pública Federal. ÁGORA: Arquivologia Em Debate, 33(67), 01–18. Recuperado de https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/1010

Edição

Seção

Artigos