A organização dos documentos de arquivo digitais na Administração Pública Federal
Palavras-chave:
Documentos de arquivo digitais, Organização de documentos, Classificação de documentos, Sistema eletrônico de informação, Tratamento arquivísticoResumo
O volume de documentos de arquivo da Administração Pública Federal é muito grande. Esse fenômeno foi constatado por vários diagnósticos da situação arquivística, elaborados desde a década de 1950. A incipiente organização desses documentos pode ser verificada pela ausência da aplicação de princípios e conceitos arquivísticos, principalmente o de gestão de documentos e de arquivos. Não há informações sobre a forma como os documentos estão sendo organizados no ambiente digital ou mesmo se houve uma melhora em sua organização em relação ao ambiente tradicional de acumulação. O tema deste artigo é a organização de documentos de arquivo na Administração Pública Federal, mais especificamente os documentos digitais de arquivo. A pesquisa tem como objetivo compreender como os documentos de arquivo digitais estão sendo organizados na Administração Pública Federal. Foram identificados quatro espaços de armazenamento desses documentos: os computadores “pessoais” utilizados pelos servidores no desenvolvimento de suas atividades; os servidores de e-mails; os sistemas eletrônicos de informação; e os sistemas de negócio. A pesquisa, quanto aos seus objetivos, é do tipo descritiva. Quanto à natureza dos dados, a pesquisa é quali-quantitativa. Trata-se, portanto, de uma pesquisa bibliográfica e documental e de um levantamento de dados em relação aos procedimentos de coleta e às fontes de informação. Percebeu-se que a forma empírica e improvisada de classificação de documentos de arquivo que já existia no ambiente tradicional continua presente no ambiente digital.
Downloads
Referências
ARQUIVO DO ESTADO (São Paulo). Diagnóstico da situação dos arquivos do Estado de São Paulo: São Paulo: O Arquivo, 1987.
ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Cadastro nacional de arquivos federais. Brasília : Arquivo Nacional, 1990.
ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Dicionário brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005.
ARQUIVO PÚBLICO DO DISTRITO FEDERAL. Diagnóstico dos arquivos do Governo do Distrito Federal. Brasília: SEA, 1990.
COMISSÃO ESPECIAL DE PRESERVAÇÃO DO ACERVO DOCUMENTAL - CEPAD. A importância da informação e do documento na administração pública brasileira. Brasília: Funcep, 1987.
CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS - CONARQ. Legislação Arquivística Brasileira. Disponível em http://conarq.gov.br/images/coletanea/dez_2017/CONARQ_legarquivos_dezembro_2017_PDF2.pdf. Acesso em: 19 set. 2020.
GAGNON-ARGUIN, Louise; MAS, Sabine. Problématique de l’organisation et du repérage dês documents administrafs électroniques dans um contexte de gestion décentralisée dês ressources informationnelles. Archives, v. 29, n. 2, p. 47-87, 2007-2008.
SARAIVA, André. A implementação do SEI – Sistema Eletrônico de Informações. Brasília: ENAP, 2018.
SCHELLENBERG, T. R. Os problemas arquivísticos do governo brasileiro. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1960.
YEO, Geoffrey. Podemos mantenerlo todo? El futuro de La valoración em un mundo de profusión digital. Tábula, n. 23, 2020. p. 153-171.
Downloads
Publicado
Versões
- 2023-07-06 (2)
- 2023-07-01 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Renato Tarciso Barbosa de Sousa, Amanda Nogueira, Lillian Gomes, Thays Barbosa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o artigo submetido é original, não tendo sido encaminhado à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Declaro, ainda, que uma vez publicado na Ágora - ISSN 0103-3557, Florianópolis, Brasil , editada pelo Curso de Graduação em Arquivologia da Universidade Federal de Santa Catarina, o mesmo não será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à ÁGORA: Arquivologia em debate e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9610, de 19/02/1998).
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS, assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open access to all of it content on the principle that making research freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with increased readership and increased citation of an author's work. For more information on this approach, see the Public Knowledge Project, which has designed this system to improve the scholarly and public quality of research, and which freely distributes the journal system as well as other software to support the open access publishing of scholarly resources. The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
Ágora, ISSN 0103-3557, está licenciada sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.