A organização dos documentos de arquivo digitais na Administração Pública Federal

Autores

Palavras-chave:

Documentos de arquivo digitais, Organização de documentos, Classificação de documentos, Sistema eletrônico de informação, Tratamento arquivístico

Resumo

O volume de documentos de arquivo da Administração Pública Federal é muito grande. Esse fenômeno foi constatado por vários diagnósticos da situação arquivística, elaborados desde a década de 1950. A incipiente organização desses documentos pode ser verificada pela ausência da aplicação de princípios e conceitos arquivísticos, principalmente o de gestão de documentos e de arquivos. Não há informações sobre a forma como os documentos estão sendo organizados no ambiente digital ou mesmo se houve uma melhora em sua organização em relação ao ambiente tradicional de acumulação.   O tema deste artigo é a organização de documentos de arquivo na Administração Pública Federal, mais especificamente os documentos digitais de arquivo. A pesquisa tem como objetivo compreender como os documentos de arquivo digitais estão sendo organizados na Administração Pública Federal. Foram identificados quatro espaços de armazenamento desses documentos: os computadores “pessoais” utilizados pelos servidores no desenvolvimento de suas atividades; os servidores de e-mails; os sistemas eletrônicos de informação; e os sistemas de negócio. A pesquisa, quanto aos seus objetivos, é do tipo descritiva. Quanto à natureza dos dados, a pesquisa é quali-quantitativa. Trata-se, portanto, de uma pesquisa bibliográfica e documental e de um levantamento de dados em relação aos procedimentos de coleta e às fontes de informação. Percebeu-se que a forma empírica e improvisada de classificação de documentos de arquivo que já existia no ambiente tradicional continua presente no ambiente digital.

Downloads

Biografia do Autor

Renato Tarciso Barbosa de Sousa, Universidade de Brasília - Unb

Possui graduação em História pela Universidade de Brasília (1990), mestrado em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade de Brasília (1995) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professor adjunto da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Organização de Arquivos, atuando principalmente nos seguintes temas: arquivologia, organização de arquivos, gestão de documentos, formação profissional e políticas públicas de arquivo.

Link Currículo Lattes- http://lattes.cnpq.br/9941441906608746.

Amanda Nogueira, Universidade de Brasília

Graduada em História e graduanda em Arquivologia pela Universidade de Brasília.

Lillian Gomes, Universidade de Brasília

Graduanda em Arquivologia pela Universidade de Brasília.

Link Currículo Lattes - http://lattes.cnpq.br/2051471463645905.

Thays Barbosa, Universidade de Brasília

Bacharel em Biblioteconomia e graduanda em Arquivologia pela Universidade de Brasília

Referências

ARQUIVO DO ESTADO (São Paulo). Diagnóstico da situação dos arquivos do Estado de São Paulo: São Paulo: O Arquivo, 1987.

ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Cadastro nacional de arquivos federais. Brasília : Arquivo Nacional, 1990.

ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Dicionário brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005.

ARQUIVO PÚBLICO DO DISTRITO FEDERAL. Diagnóstico dos arquivos do Governo do Distrito Federal. Brasília: SEA, 1990.

COMISSÃO ESPECIAL DE PRESERVAÇÃO DO ACERVO DOCUMENTAL - CEPAD. A importância da informação e do documento na administração pública brasileira. Brasília: Funcep, 1987.

CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS - CONARQ. Legislação Arquivística Brasileira. Disponível em http://conarq.gov.br/images/coletanea/dez_2017/CONARQ_legarquivos_dezembro_2017_PDF2.pdf. Acesso em: 19 set. 2020.

GAGNON-ARGUIN, Louise; MAS, Sabine. Problématique de l’organisation et du repérage dês documents administrafs électroniques dans um contexte de gestion décentralisée dês ressources informationnelles. Archives, v. 29, n. 2, p. 47-87, 2007-2008.

SARAIVA, André. A implementação do SEI – Sistema Eletrônico de Informações. Brasília: ENAP, 2018.

SCHELLENBERG, T. R. Os problemas arquivísticos do governo brasileiro. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1960.

YEO, Geoffrey. Podemos mantenerlo todo? El futuro de La valoración em un mundo de profusión digital. Tábula, n. 23, 2020. p. 153-171.

Downloads

Publicado

2023-07-01 — Atualizado em 2023-07-06

Versões

Como Citar

Barbosa de Sousa, R. T., Alves Nogueira, A. R., Gomes da Silva, L., & Barbosa de Farias, T. . (2023). A organização dos documentos de arquivo digitais na Administração Pública Federal. ÁGORA: Arquivologia Em Debate, 33(67), 1–18. Recuperado de https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/1010 (Original work published 1º de julho de 2023)

Edição

Seção

Artigos