O Arquivo escolar como fonte histórica de informação: o caso do Colégio Estadual Barros Barreto – Salvador/Bahia

Autores

Palavras-chave:

Arquivo escolar. Fonte de informação. Gestão documental. Memória coletiva.

Resumo

Instituições escolares produzem diversos documentos com valores probatórios, o que caracteriza a importância da conservação e preservação de seus acervos documentais e sua potencialidade enquanto fontes de informação histórica. Este trabalho parte da problemática sobre o tratamento documental dos arquivos das escolas públicas e sua importância histórica, institucional e cultural para construção da memória coletiva. Tem como objetivo associar as atividades disciplinares do profissional arquivista a uma percepção social e cultural presente nos documentos escolares, de forma conjunta e estruturada. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e o método de investigação adotado foi o estudo de caso no Colégio Estadual Barros Barreto, localizado em Salvador/Bahia. O caminho metodológico seguiu com coleta de dados, utilizando a técnica de observação direta intensiva e uma entrevista não estruturada. Os resultados apontaram para a demanda de implementação de uma política de arquivo que atenda às necessidades da instituição, por meio da adequação do Arquivo em todas as normas regulamentadoras e recomendações exigidas que viabilizem o exercício do trabalho, e possível disseminação da memória coletiva escolar. Conclui-se que a compreensão sobre o Arquivo escolar enquanto fonte histórica de informação acende a reflexão sobre novas interpretações acerca do documento arquivístico, que incluem a preeminência de um diálogo interdisciplinar que emerge tanto das teorias e técnicas utilizadas para o tratamento, organização, gestão e disseminação destes documentos quanto nas investigações presentes nas Humanidades sobre possíveis investigações históricas a partir do acesso a estas fontes primárias de informação presentes nos arquivos de comunidades escolares.

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Biografia do Autor

Leidiane Oliveira, Universidade Federal da Bahia

Graduação em Arquivologia - Instituto de Ciência da Informação/Universidade Federal da Bahia.

Bruna Lessa, Instituto de Ciência da Informação/Universidade Federal da Bahia

Doutora e Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia. Graduada em Biblioteconomia e Documentação também pela Universidade Federal da Bahia. Especialização em Educação à Distância (Fundação Visconde de Cairu/Bahia). Especialização em Humanidades Digitais (Universidade de Ciências Empresariais e Sociais - Buenos Aires/AR). Professora Adjunta do Departamento de Documentação e Informação, do Instituto de Ciência da Informação, da Universidade Federal da Bahia.

 

 

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Publicado

2022-03-02

Como Citar

de Oliveira, L. R., & Lessa, B. (2022). O Arquivo escolar como fonte histórica de informação: o caso do Colégio Estadual Barros Barreto – Salvador/Bahia. ÁGORA: Arquivologia Em Debate, 32(64). Recuperado de https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/1061

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Artigos