Relações entre histórias em quadrinhos e difusão na Arquivologia

Autores

Palavras-chave:

Arquivologia, Difusão arquivística, Educação patrimonial, História em quadrinhos, Literacia arquivística

Resumo

Propõe o estudo das histórias em quadrinhos, e seu papel cultural, educacional e informacional, no contexto da Arquivologia e, a partir disso, busca relações especificamente com a difusão dos arquivos. Aborda o uso das histórias em quadrinhos no auxílio a ações de difusão, como a educação patrimonial e a literacia arquivística. O trabalho surgiu da necessidade de pensar o uso de mídias não usuais ao mundo acadêmico para difundir a informação arquivística, visto que há, nos últimos anos na academia, uma emergente diversidade de pesquisas que buscam inserir o uso das histórias em quadrinhos em diferentes áreas do conhecimento. A pesquisa se caracteriza como qualitativa e usa como objeto de estudo a compilação de tiras “As aventuras de Organizado, o arquivista”. A obra apresenta, por meio das tiras em histórias em quadrinhos, diversos temas relevantes para a área. Portanto, foi feita uma análise das tiras da obra a partir de uma categorização que versa sobre as funções arquivísticas e suas definições segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (2005) e o Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia (2008). Além disso, houve a realização de entrevista com o autor das tiras. Concluiu-se que há necessidade de fomento às novas mídias e tecnologias, visto que o uso de mídias não tradicionais pode colaborar para uma difusão mais ampla da informação, com potencial para alcançar novos usuários e difundir a Arquivologia e a profissão do arquivista para a sociedade e, por consequência, expandir o mercado de trabalho da área.

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Biografia do Autor

Leonardo Porto de Bittencourt Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, RS, Brasil

Bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2022. Tem experiência em iniciação científica voltada para a Preservação Digital com os estudos de Arquivamento da WEB.

Prof. Dr. Moisés Rockembach, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, RS, Brasil.

Professor de Arquivologia, Humanidades Digitais, Ciência da Informação e Comunicação (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS). Professor visitante na KU Leuven (Bélgica). Doutorado em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais (Universidade do Porto). Pesquisador do projeto internacional InterPARES AI Trust (Artificial Intelligence), liderado pela University of British Columbia. Pesquisador líder do Grupo de Pesquisa em Arquivamento da Web e Preservação Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pesquisador colaborador do CITCEM - Centro de Investigação Transdisciplinar em Cultura, Espaço e Memória - Unidade de I&D (Universidade do Porto).

Prof.ª Dr.ª Leolíbia Luana Linden, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, RS, Brasil.

Professora do Curso de Arquivologia no Departamento de Ciências da Informação (DCI) da Faculdade e Biblioteconomia e Comunicação (FABICO) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Arquivista formada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre e Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN) na UFSC. Desenvolve pesquisas relacionadas a Descrição Arquivística, Plataformas e Ambientes Digitais de Preservação e Acesso à Informação, Políticas e Programas de Gestão de Documentos. 

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Publicado

2023-07-01

Como Citar

Porto de Bittencourt Pereira, L., Rockembach, M. ., & Luana Linden, L. (2023). Relações entre histórias em quadrinhos e difusão na Arquivologia. ÁGORA: Arquivologia Em Debate, 33(67), 1–29. Recuperado de https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/1168

Edição

Seção

Artigos