Dimensões conceituais para inserção da competência em informação no cenário arquivístico brasileiro

Autores

Palavras-chave:

Arquivologia, Competência em Informação, Dimensões conceituais

Resumo

O presente artigo apresenta o percurso metodológico e os principais resultados da pesquisa de doutorado cujo objetivo foi identificar a inserção da temática Competência em Informação no cenário arquivístico. A pesquisa desenvolveu-se calcada em três pilares: a produção científica da área, os cursos de formação superior e a atuação profissional do arquivista, que norteou o percurso metodológico dividido em três fases: 1. Sistematização dos temas de pesquisa, construída por meio da Pesquisa Bibliográfica, com o intuito de sustentar teoricamente as fases seguintes e traçar um panorama sobre as áreas e suas inter-relações.; 2. Desenvolvimento do Estudo de caso, dividido em três etapas: Revisão Bibliográfica Sistemática; Pesquisa documental e questionário. 3. Desenvolvimento de subsídios teórico-práticos da Competência em Informação aplicáveis à Arquivologia, cujo produto configurou-se no instrumento “Dimensões Conceituais para inserção da Competência em Informação no cenário arquivístico brasileiro” elaborado pela triangulação dos resultados obtidos nas fases 1 e 2. O propósito é que esse instrumento se configure como o embasamento teórico-conceitual para que os preceitos da Competência em Informação sejam inseridos no âmbito da Arquivologia, no eixo da formação e atuação profissional e na construção de um arcabouço teórico relevante que atenda tanto o universo acadêmico-científico arquivístico, como das demais disciplinas que estabelecem relações com a Arquivologia e, principalmente possa ser refletido em ações concretas que beneficiem a sociedade como um todo.

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Biografia do Autor

Renata Lira Furtado, Universidade Federal do Pará

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP - Campus Marília. Mestre em Ciência da Informação e Bacharel em Arquivologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Docente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e no curso de graduação em Arquivologia na Universidade Federal do Pará. Líder do Grupo de Pesquisa "Arquivologia e Competência em Informação" (GpArqCoInfo). Atua principalmente nos temas: Competência em informação na Arquivologia, Competência Arquivística e Inteligência Arquivística, Competência crítica em informação, Práticas Informacionais, Gestão Documental, Gestão da Informação e do Conhecimento.
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Regina Célia Baptista Belluzzo , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Escola de Biblioteconomia e Documentação de São Carlos (1966), graduação em Direito pela Faculdade de Direito de São Carlos (1972), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1989) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1995).Pós-Doutorado em Educação Escolar (UNESP-Araraquara) no período de 2002-2003. Atualmente é docente permanente dos Programas de pós-graduação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho : Ciência da Informação (Marília-SP) junto à Linha de Pesquisa "Gestão, Mediação e Uso da Informação" e Mídia e Tecnologia (Bauru-SP) junto à Linha de Pesquisa "Gestão Midiática e Tecnológica). Tem experiência na área de Ciência da Informação e Comunicação, com ênfase em Gestão da Informação e do Conhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas: competência em informação e midiática, bibliotecas universitárias, ambientes empresariais, transformação digital e sustentabilidade.
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Marcia Cristina de Carvalho Pazin Vitoriano, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutora e mestre em História Social pela Universidade de São Paulo, bacharel e licenciada em História pela mesma universidade. Especialista em Organização de Arquivos, pelo IEB/USP. Docente do Departamento de Ciência da Informação, curso de Arquivologia, da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp. Foi responsável técnica de Códice - Memória & Arquivo Ltda, empresa de assessoria para implantação de projetos de gestão documental e memória institucional. Também atuou como Gerente de Documentação e Projetos da Fundação Patrimônio Histórico da Energia e Saneamento. Foi professora do curso de pós-graduação em Gestão Arquivística da Fundação Escola de Sociologia e Política - FESP e do curso de Especialização em Organização de Arquivos - IEB/USP. Também atuou como docente no curso Introdução ao Tratamento e à Política dos Arquivos, da PUC/SP (Cedic/Cogeae) e em cursos de extensão na ARQ-SP . É autora de diversos artigos e do livro Arquivos de organizações privadas: funções administrativas e tipos documentais.
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Publicado

2023-01-01

Como Citar

Lira Furtado, R., Célia Baptista Belluzzo , R., & Cristina de Carvalho Pazin Vitoriano, M. (2023). Dimensões conceituais para inserção da competência em informação no cenário arquivístico brasileiro. ÁGORA: Arquivologia Em Debate, 33(66), 1–22. Recuperado de https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/1173

Edição

Seção

Seção Especial - VII REPARQ 2022 - Prêmio Reparq de Pesquisa em Arquivologia