Dimensões conceituais para inserção da competência em informação no cenário arquivístico brasileiro
Palavras-chave:
Arquivologia, Competência em Informação, Dimensões conceituaisResumo
O presente artigo apresenta o percurso metodológico e os principais resultados da pesquisa de doutorado cujo objetivo foi identificar a inserção da temática Competência em Informação no cenário arquivístico. A pesquisa desenvolveu-se calcada em três pilares: a produção científica da área, os cursos de formação superior e a atuação profissional do arquivista, que norteou o percurso metodológico dividido em três fases: 1. Sistematização dos temas de pesquisa, construída por meio da Pesquisa Bibliográfica, com o intuito de sustentar teoricamente as fases seguintes e traçar um panorama sobre as áreas e suas inter-relações.; 2. Desenvolvimento do Estudo de caso, dividido em três etapas: Revisão Bibliográfica Sistemática; Pesquisa documental e questionário. 3. Desenvolvimento de subsídios teórico-práticos da Competência em Informação aplicáveis à Arquivologia, cujo produto configurou-se no instrumento “Dimensões Conceituais para inserção da Competência em Informação no cenário arquivístico brasileiro” elaborado pela triangulação dos resultados obtidos nas fases 1 e 2. O propósito é que esse instrumento se configure como o embasamento teórico-conceitual para que os preceitos da Competência em Informação sejam inseridos no âmbito da Arquivologia, no eixo da formação e atuação profissional e na construção de um arcabouço teórico relevante que atenda tanto o universo acadêmico-científico arquivístico, como das demais disciplinas que estabelecem relações com a Arquivologia e, principalmente possa ser refletido em ações concretas que beneficiem a sociedade como um todo.
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