Dimensões conceituais para inserção da competência em informação no cenário arquivístico brasileiro

Authors

Keywords:

Archival Science, Information Literacy, Conceptual dimensions

Abstract

This article presents the methodological course and the main results of the doctoral research whose objective was to identify the insertion of the theme Information Literacy in the archival scenario. The research was developed based on three pillars: scientific production in the area, higher education courses and the professional performance of the archivist, which guided the methodological path divided into three phases: 1. Systematization of research themes, built through the Bibliographic Research, in order to theoretically support the following phases and outline an overview of the areas and their interrelationships.; 2. Development of the case study, divided into three stages: Systematic Bibliographic Review; Documentary research and questionnaire. 3. Development of theoretical and practical subsidies of Information Literacy applicable to Archival Science, whose product was configured in the instrument “Conceptual Dimensions for the insertion of Information Literacy in the Brazilian archival scenario” elaborated by the triangulation of the results obtained in phases 1 and 2. The purpose is for this instrument to be configured as the theoretical-conceptual basis for the precepts of Information Literacy to be inserted in the scope of Archival Science, in the axis of training and professional performance and in the construction of a relevant theoretical framework that meets both the academic- archival science, as well as other disciplines that establish relationships with Archival Science and, mainly, can be reflected in concrete actions that benefit society as a whole.

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Author Biographies

Renata Lira Furtado, Universidade Federal do Pará

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP - Campus Marília. Mestre em Ciência da Informação e Bacharel em Arquivologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Docente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e no curso de graduação em Arquivologia na Universidade Federal do Pará. Líder do Grupo de Pesquisa "Arquivologia e Competência em Informação" (GpArqCoInfo). Atua principalmente nos temas: Competência em informação na Arquivologia, Competência Arquivística e Inteligência Arquivística, Competência crítica em informação, Práticas Informacionais, Gestão Documental, Gestão da Informação e do Conhecimento.
Link Currículo Lattes - http://lattes.cnpq.br/9936991322389586

Regina Célia Baptista Belluzzo , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Escola de Biblioteconomia e Documentação de São Carlos (1966), graduação em Direito pela Faculdade de Direito de São Carlos (1972), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1989) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1995).Pós-Doutorado em Educação Escolar (UNESP-Araraquara) no período de 2002-2003. Atualmente é docente permanente dos Programas de pós-graduação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho : Ciência da Informação (Marília-SP) junto à Linha de Pesquisa "Gestão, Mediação e Uso da Informação" e Mídia e Tecnologia (Bauru-SP) junto à Linha de Pesquisa "Gestão Midiática e Tecnológica). Tem experiência na área de Ciência da Informação e Comunicação, com ênfase em Gestão da Informação e do Conhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas: competência em informação e midiática, bibliotecas universitárias, ambientes empresariais, transformação digital e sustentabilidade.
Link Currículo Lattes - http://lattes.cnpq.br/0812422122265124

Marcia Cristina de Carvalho Pazin Vitoriano, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutora e mestre em História Social pela Universidade de São Paulo, bacharel e licenciada em História pela mesma universidade. Especialista em Organização de Arquivos, pelo IEB/USP. Docente do Departamento de Ciência da Informação, curso de Arquivologia, da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp. Foi responsável técnica de Códice - Memória & Arquivo Ltda, empresa de assessoria para implantação de projetos de gestão documental e memória institucional. Também atuou como Gerente de Documentação e Projetos da Fundação Patrimônio Histórico da Energia e Saneamento. Foi professora do curso de pós-graduação em Gestão Arquivística da Fundação Escola de Sociologia e Política - FESP e do curso de Especialização em Organização de Arquivos - IEB/USP. Também atuou como docente no curso Introdução ao Tratamento e à Política dos Arquivos, da PUC/SP (Cedic/Cogeae) e em cursos de extensão na ARQ-SP . É autora de diversos artigos e do livro Arquivos de organizações privadas: funções administrativas e tipos documentais.
Link Currículo Lattes - http://lattes.cnpq.br/5109503945869909

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Published

2023-01-01

How to Cite

Lira Furtado, R., Célia Baptista Belluzzo , R., & Cristina de Carvalho Pazin Vitoriano, M. (2023). Dimensões conceituais para inserção da competência em informação no cenário arquivístico brasileiro. ÁGORA: Arquivologia Em Debate, 33(66), 1–22. Retrieved from https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/1173

Issue

Section

Seção Especial - VII REPARQ 2022 - Prêmio Reparq de Pesquisa em Arquivologia