Arquivo Percival Farquhar: a pesquisa, o processamento técnico e a difusão do acervo

Autores

  • Luciane Simões Medeiros Fundação Biblioteca Nacional
  • Maria Fernanda Nogueira Fundação Biblioteca Nacional

Palavras-chave:

Arquivo Pessoal, Biblioteca Nacional, Pesquisa, Processamento Técnico, Difusão

Resumo

O presente relato visa apresentar o processo de pesquisa para organização do arquivo pessoal Percival Farquhar, explicitar as escolhas metodológicas para o processamento técnico e as estratégias de difusão deste acervo, com a publicação do inventário analítico. A pesquisa ancorou-se sobre o levantamento bibliográfico de monografias, artigos, dissertações e teses acadêmicos, utilizando-se ainda de documentos históricos e administrativos institucionais presentes na coleção Biblioteca Nacional e Arquivo Geral da Biblioteca Nacional. A metodologia abarcou estudos da literatura arquivística e biblioteconômica, dada a especificidade da documentação, formada inicialmente por documentos de arquivo pessoal e acrescido posteriormente de uma coleção de documentos produzidos sobre o titular. Os trabalhos publicados em Heymann e Nedel (2018), e em Travancas, Rouchou e Heymann (2013) contribuíram para a reflexão em torno da compreensão e dos usos dos arquivos pessoais. Oliveira (2012) agregou a dimensão de ordem prática da descrição dos arquivos e Lacerda (2008) contribuiu para a compreensão do lugar das fotografias no arquivo. Percival Farquhar (1864-1953) foi um empresário estadunidense, que atuou nos ramos de eletricidade, portos, ferrovia e siderurgia na América Latina. Seu arquivo pessoal é composto de cinco metros lineares, cerca de 1.600 documentos, majoritariamente textuais, que cobrem a primeira metade do século XX.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciane Simões Medeiros, Fundação Biblioteca Nacional

Bacharel e Licenciada em História pela UERJ (2006), bacharel em Arquivologia pela UNIRIO (2014), Especialista em História do Brasil pela UFF (2007), Especialista em História da África e do Negro no Brasil (2012), Mestre em Preservação e Gestão do Patrimônio das Ciências e da Saúde pela FIOCRUZ (2022). Atua como técnico em documentação I, na Seção de Manuscritos, Fundação Biblioteca Nacional, desde 2011. Publicou juntamente com Maria Fernanda Nogueira e Priscila Helena Pereira Duarte o inventário analítico Arquivo Percival Farquhar: caminhos de ferro no Brasil republicano, em 2024.

Maria Fernanda Nogueira, Fundação Biblioteca Nacional

Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Bacharel em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente é bibliotecária da Seção de Manuscritos da Fundação Biblioteca Nacional (RJ). Trabalhou com o acervo do Curso de Biblioteconomia da Biblioteca Nacional e os arquivos pessoais de Percival Farquhar, Lima Barreto e Mario Pedrosa. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia. Publicou juntamente com Luciane Simões Medeiros e Priscila Helena Pereira Duarte o inventário analítico Arquivo Percival Farquhar: caminhos de ferro no Brasil republicano, em 2024.

Referências

CAMARGO, Ana Maria de Almeida. Arquivos pessoais são arquivos. Revista do Arquivo Público Mineiro, Belo Horizonte, v. 27, 2009.

ESTRADA de Ferro Madeira-Mamoré. Wikipédia, 25 set. 2024. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Estrada_de_Ferro_Madeira-Mamor%C3%A9. Acessado em: out. 2024.

GAULD, Charles A. The last titan: American entrepeneur in Latin America. Stanford: California Institute of International Studies, 1972.

HEYMANN, Luciana. Arquivos pessoais em perspectiva etnográfica. In: TRAVANCAS, Isabel; ROUCHOU, Joëlle; HEYMANN, Luciana. Arquivos pessoais: reflexões multidisciplinares e experiência de pesquisa. Rio de Janeiro: FGV, 2013.

HEYMANN, Luciana; NEDEL, Letícia (org). Pensar os arquivos: uma antologia. Rio de Janeiro: FGV, 2018.

LACERDA, Aline Lopes. A imagem nos arquivos. In: TRAVANCAS, Isabel; ROUCHOU, Joëlle; HEYMANN, Luciana. Arquivos pessoais: reflexões multidisciplinares e experiência de pesquisa. Rio de Janeiro: FGV, 2013

MEDEIROS, Luciane Simões et al (org). Arquivo Percival Farquhar: caminhos de ferro no Brasil republicano. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2024.

OLIVEIRA, Lucia Maria Veloso. Descrição e pesquisa: reflexões em torno dos arquivos pessoais. São Paulo: Mobile, 2012.

PADILHA, Simone Cristina Contente. Estado, território e mineração no Brasil: o caso do Projeto S1 1D/Vale em Canaã dos Carajás-PA. Tese (Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.

SILVA, Fernanda Souza da. Documentos fotográficos no arquivo Percival Farquhar: o desafio da organicidade. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.

Downloads

Publicado

2024-12-09

Como Citar

Medeiros, L. S., & Nogueira, M. F. (2024). Arquivo Percival Farquhar: a pesquisa, o processamento técnico e a difusão do acervo . ÁGORA: Arquivologia Em Debate, 34(69), 1–14. Recuperado de https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/1291

Edição

Seção

Seção Especial - I Seminário Arquivos Pessoais e Sociedade